ERSE obriga EDP Comercial a eliminar expressões que enganam clientes

Escrito por Pedro Andersson

03.01.18

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2 min de leitura

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EDP Comercial não é a EDP

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ESRE) “puxou as orelhas” à EDP Comercial. A empresa tem de parar imediatamente com a utilização de expressões suscetíveis de induzir em erro em cartas enviadas aos consumidores.

Em comunicado, o regulador da energia explica que em causa está a designação genérica de “EDP”, devendo ser sempre inequivocamente utilizada a identidade própria (designação comercial) do remetente da carta – EDP Comercial – enquanto comercializador em mercado.

As cartas da EDP Comercial estão mal escritas

Nas referidas cartas aos consumidores, há ainda menção à ausência de custos de mudança para a EDP Comercial. Dizem que “voltar para a EDP é fácil e não tem custos”, o que “induz e é entendível como uma vantagem da EDP Comercial, quando tal corresponde a um direito dos consumidores na mudança para todo e qualquer comercializador”.

As empresas não devem meter medo com cortes de eletricidade

Nas cartas é também referido que a mudança para a EDP Comercial não implica a “interrupção do fornecimento de energia”, o que suscita “um receio injustificado e infundado relativamente à continuidade da prestação de um serviço público essencial, entendível, além disso, como uma vantagem inerente à EDP Comercial, quando tal corresponde a um direito dos consumidores”, diz a ERSE.

Estas expressões estão escritas nas chamadas “cartas de despedida” (‘goodbye letters’) que, com propósitos comerciais, são enviadas a consumidores que optaram pela mudança de comercializador.

Outros casos que conheço

Ou seja, não se deixe intimidar por expressões de QUALQUER empresa ou vendedor que meta medo com “Se não mudar vão cortar-lhe a eletricidade”. Ou “É na mesma a EDP”. Ou “Assine aqui só para confirmar que estivémos cá…”. São tantos enganos e burlas que temos de andar sempre de olhos abertos. Avisem os vossos pais, avós e outros familiares para nunca assinarem nada se tiverem dúvidas. Mesmo que metam medo com outras coisas ou prometam descontos que não são reais. Um desconto de 40% na potência contratada NÃO É um desconto de 40% na fatura, mas isso eles não explicam. Eles que nos liguem primeiro por prevenção.

Já aderiu ao grupo do “Contas-poupança – as suas dúvidas”?

E quem não sabe, pergunta. Foi para isso que criei aqui o grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas”. Já é uma comunidade com mais de 8 mil membros disponíveis para partilhar o que sabem, sobre os mais variados assuntos. Pode pedir para aderir e colocar todas as questões que quiser sobre todos os temas de consumo ou direitos. Ou só ver as respostas que já foram dadas. Pode pesquisar lá por temas.

Não coloque publicidade, nem passatempos nem concursos. Isso não são dúvidas, OK? Esses serão apagados.

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2 Comentários

  1. Jorge

    Fiz uma simulação e o resultado foi a indesa , devo de mudar para lá?

    Responder
  2. Filipe

    Jorge, é “Endesa” e não “Indesa”.
    Sim deve mudar basta ir a http://www.endesa.pt e fazer o contrato preenchendo os campos e submetendo. Eles tratam de tudo. Cumprimentos

    Responder

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