“Quero reclamar, mas não sei como…”
Há quem esteja cheio de razão para reclamar e tenha vergonha de pedir na loja o Livro de Reclamações. Talvez tenha medo da reação do responsável da loja. Talvez pense que vai demorar muito tempo. Ou talvez ache que não vale a pena o trabalho e o “nervosismo”.
Desde o Verão que já tem exatamente o Livro de Reclamações (com o mesmo valor legal) na internet. Mais abaixo coloco o link direto para o Livro de Reclamações Eletrónico.
Se não sabe como funciona, explico passo a passo na reportagem desta semana do Contas-poupança. Pode ver aqui no Link abaixo.
Mas antes disso quero só relembrar que para já o Livro de Reclamações eletrónico só permite fazer queixas em 5 áreas de negócio – os chamados serviços públicos essenciais: Telecomunicações, Eletricidade, Gás, Água e Correios.
10 mil queixas já foram enviadas
Pode parecer pouco mas só nos primeiros 3 meses de atividade já foram entregues por aqui mais de 10 mil queixas. Ou seja, sempre que tiver uma queixa num destes 5 setores, por favor, QUEIXE-SE!
Como dizia o meu avô: “O Não está sempre certo”. O resultado pode ser exatamente o mesmo da queixa em papel (podem até não lhe responder…), mas legalmente são obrigado a responder em 15 dias. E a Autoridade Supervisora saberá que a empresa não respondeu.
No Livro em papel às vezes até ficava na dúvida se o responsável mandou realmente a queixa para a Autoridade de supervisão correspondente. Bastava dizer que a carta se calhar perdeu-se no caminho…
Assim, um segundo depois, a queixa foi enviada para os dois e fica com um cópia em PDF.
Antes de fazer a reportagem testei o Livro de Reclamações como cidadão com uma queixa minha e recebi resposta quer da empresa, quer da ERSE. Só avancei depois de verificar que o sistema estava a funcionar. Agora é ver no que dá.
Queixe-se
Se fizerem as vossas queixas e não tiverem respostas no tal prazo de 15 dias, informem-me porque a próxima reportagem poderá ser: “A ideia até era boa, mas era se funcionasse…”
Em todo o caso estou disposto enquanto cidadão a dar o benefício da dúvida porque com a enxurrada de queixas que começarão agora a ser feitas, duvido que as empresas consigam cumprir o prazo previsto. É uma questão de bom senso.
O link para o Livro de Reclamações Eletrónico é ESTE.
Acompanhe-nos AQUI
NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”
34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Já tem o seu?