Atenção ao presente “envenenado” da MEO

Escrito por Pedro Andersson

11.08.17

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2 min de leitura

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Pagar por um serviço que não pediu?

Dezenas de espectadores/leitores do Contas-poupança contataram-me alertando para o facto de terem recebido um SMS da MEO a oferecer 2 gigas de internet no mês de Agosto.

Maravilha! Certo? Hum. Talvez sim, talvez não. Com a oferta, vem o “brinde”: se não ligar para um certo número a cancelar o serviço, passam a cobrar 1,99 € todos os meses a partir de setembro. Pelo menos, é o que diz o SMS que este espectador recebeu. Outros espectadores referem outros preços, provavelmente devem abranger mais cartões, logo o preço é mais elevado.

Até ofereceram sem avisar que têm de cancelar

Mais grave. O espectador Jorge Borges referiu no grupo de Facebook “Contas-poupança – as suas dúvidas” (a propósito, já aderiu?):

Recebi também mais 2gb, sem que me tivesse sequer apercebido porque não recebi qualquer mensagem por sms ou email. No entanto, constatei através do *#123# que tenho mais 2gb. É com cada uma…

Então se a pessoa nem é informada de que vai ter de cancelar um serviço que não pediu, isto é normal?

Se é cliente MEO, confirme tudo

Se é cliente da MEO confirme se recebeu os tais 2 gigas de internet pela consulta ao seu saldo. Confirme se recebeu o tal SMS e decida o que fazer: reclamar, recusar ou aceitar a “prenda”. Há casos em que pode ser um bom negócio, mas a questão que se põe aqui é a imoralidade da proposta.

A DECO já veio dizer que nenhum serviço pode ser cobrado a quem não o solicitou. A ANACOM já recebeu muitas queixas e já está a investigar o assunto, pelo menos a informação que foi dada é que já pediu esclarecimentos à MEO sobre esta manobra de marketing.

Não espere pela ANACOM

Seja como for, como já sabemos, a ANACOM não tem poderes para resolver conflitos individuais entre clientes e empresas de telecomunicações. Portanto, independentemente do resultado da investigação, já aprendemos que tem de ser cada um dos consumidores a resolver por si estes problemas. Reclamando, recusando o serviço ou aceitando. Para depois não ter surpresas inesperadas na fatura.

Há muitas pessoas distraídas com as faturas das empresas. Daqui a uns tempos vão achar que a MEO aumentou os preços, vão ligar para o Call Center e vão ouvir que foram eles que contrataram mais um serviço sem terem feito nada. Mais do que resolver esta situação em concreto, as reclamações são importantes para que as empresas não voltem a repetir estas “gracinhas”. Andamos nisto…

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19 Comentários

  1. Margarida nunes

    Eu também recebi essa mensagem e ainda não respondi, que devo fazer? Não ligo á mensagem ou ligo para eles?
    Obrigada

    Responder
  2. António Magalhães

    Eu também recebi e amanhã já lhes vou ligar até pq não estou interessado em mais esses 2 GB.

    Responder
  3. Marisa

    A sua publicação é pouco esclarecedora. Apenas alerta para o facto da entidade MEO andar a mandar as ditas mensagens. Claro que é bom dar um alerta aos mais distraidos pelas mensagens que recebem das telecomonicações, mas as pessoas ficam na duvida do que devem ou não fazer para resolver a situação.
    Acho que deveria dar a sua opinião em ambas as partes: se devem aceitar; se não devem aceitar; deve-se ligar para eles directamente; será que o custo da chamada para se rejeitar os 2G tem um custo acrescido. Acho que este tipo de questões deveria ser mais trabalhado. É a minha opinião.
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Cara Marisa. Eu não mando na vida das pessoas… Cada um tem de decidir por si. Eu refiro as várias opções. Mais do que isso não posso nem quero fazer. Quanto à chamada é para um 800… Acho que as pessoas sabem que é grátis. Pelo menos espero bem que saibam. 🙂

      Responder
  4. Graça Branco

    Eu recebi mas era 3,99€ e nao 1,99 que teria que pagar. Desloquei-me a uma loja da MEO e pedi que fossem eles a cancelar. Mas acho indecente esta forma agressiva de impingir serviços aos clientes.

    Responder
  5. Ana

    Cancelei dei como cancelado e voltei a receber mensagem. Como é possível???

    Responder
  6. Paulo Rouxinol

    Bom dia!
    A ANACON não resolve conflitos individuais, mas sendo isto uma oferta imoral (sem ter sido pedido e com dúbias vantagens), a ANACOM teria a OBRIGAÇÃO de IMEDIATAMENTE obrigar a meo a retirar essa mensagem nessas condições do mercado. Deveria mesmo aplicar uma sanção e clarificar que não podem enviar uma oferta que, em vez de obrigar à CONFIRMAÇÃO dos interessados, obriga sim ao CANCELAMENTO.
    Onde ficam os direitos dos distraídos ou daqueles que, por serem clientes, consideram uma obrigação básica “serem respeitados” pelo fornecedor.
    A meo FALHOU e a ANACOM falhou também. Aliás, este último falha muitas vezes, por isso o abuso das operadoras, seja nestas coisas seja, por exemplo, no cancelamento de um serviço.
    Enfim…

    Responder
  7. António Machado

    Estou absolutamente de acordo e agradecido pela forma com que nos alertam, dando apenas a conhecer as opções possíveis. Claro que não tem que aconselhar ninguém dá as opções o que já é muito útil.
    Obrigado pela sua/vossa disponibilidade para nos serem úteis.

    Responder
  8. Marta

    Caro Pedro, obrigada por esclarecer tão bem. Tinha recebido a sms, não só não a li até ao fim como encolhi os ombros. Graças a si, vou cancelar.
    Preocupa-me é a quantidade de portugueses que ignorando isto ou agindo como eu fique prejudicada. É indecente da parte da MEO.

    Responder
  9. Norberto

    Vale tudooo!!!!! 🙂
    Sacanagem ao mais alto nível:-) vale tudo para fazer numeros e pagar as contas dos grandes:-)!!!!! Anos de universidade de gestores a pesquisarem a forma de fazerem mais dinheiro com o z povinho:-)
    É como ir a um restaurante e ofercerem uma linda entrada sem pedirem e depois faturarem a mesma:-)! O marketing ja nao tem limites:-)
    Eu ka ja pus um lembrete no tlm para cancelar o serviço no dia 30 de Agosto ate la aproveite o extra.. mas fico a pensar quantos é que nao vao comer com a pastilha mesmo sem saberem… é de esta forma que eles ganham mais umas notas, o estudo de mercado ja foi previsto com esta base para atingir a finalidade referida, daqueles que vao usar sem saberem ou ate vak esquecer de cancelar o produto a tempo e horas.. muito estudo de marketing

    Responder
  10. Marlene Bernardo

    Margarida Nunes, se fosse eu a si ligava, se lhe convir esses 2 gigas a mais, pode pagar esses 1,99 € a mais todos os meses. No meu caso era 3,99 €. Eu cancelei,pois não me interessa esses 2 gigas a mais por mês. A chamada é grátis e automática, só tem que seguir os passos que lhe são concedidos pela gravação. Se não cancelar no mês de Setembro, vão-lhe cobrar o referente à mensagem que recebeu.

    Responder
  11. Rita

    Boa tarde. Eu cancelei assim que recebi a SMS e recebi uma Sms a confirmar o cancelamento contudo os 2 Gb continuam no meu saldo quando faço a consulta a *#123#.
    Devo ignorar ou tentar resolver de outra forma? Obrigada

    Responder
  12. Vânia Mateus

    Sagrada Vodafone! Nem aumentos nem manobras para ganhar mais dinheiro. Ligaram quando o meu contrato estava a acabar e consegui que baixassem €5/mês, não é muito, mas continuo com melhores condições que tinha e… Enviaram todas as condições escritas por e-mail para aceitar!

    Tenho uma colega que recebeu uma chamada da MEO para avaliar o serviço e aproveitaram-se da pressa dela para apanhar um “sim” e dizem que ela está fidelizada por essa chamada. Nem na Loja lhe dão uma gravação! Já lhe disse que desde que mudei para a Vodafone não volto à NOS nem quero experimentar a MEO. Os da NOS são igualmente agressivos. Não quer dizer que a vodafone o seja mas pelo menos não me posso queixar.

    Responder
  13. Vitor

    O problema é que ha clientes que já estão dentro da oferta e não receberam a sms com o numero gratis e parece-me uma segunda manobra/jogada porque já sabem que isto viria para os facebooks e pôr as pessoas que não receberam a sms e não sabem para qual numero ligar em panico e o que fazem para cancelar o serviço, vão ligar para a linha de apoio ao ciente que tem um custo de 1.50€ ou mais se for a partir de outro tlm que nao da meo e então vão chular as pessoas com as chamadas de valor acrescentado/pago nos telefonemas de cancelamento ou de esclarecimento caso as pessoas não possam deslocar-se a uma loja ou tratar do assunto dentro do horario laboral.
    Atenção que isto se trata de uma dupla jogada onde a MEO vai buscar muitos milhões a quem aderir à oferta, a quem se esquecer de a cancelar antes de Stemebro ou a quem vai pretender cancelar ou obter esclarecimentos sobre esta “oferta” pela linha de apoio ao cliente!!

    Responder
  14. BRUNO Gonçalves

    Bom dia. Ao ler este post ontem descobri que me foi dado mais um giga de internet. Descobri porque calhou ler o post como disse e ver o plafond e lá estava o presente sem mensagem ou qualquer tipo de aviso. Isto não se faz. Operadoras sem respeito ao cliente. CUIDADO COM A MEO

    Responder
  15. Paula Rodrigues

    Recebi ontem esse sms mas a dar 1gb que depois ficarei a pagar 0,99€ e se não quiser tenho de ligar para o tal número….

    Responder
  16. Hugo

    Atenção que existe outros casos como exemplo o SMART NET… No meu caso, detectei na facturação, reclamei e fizeram-me nota de crédito. O sistema é o mesmo! Oferecem, no entanto e se da nossa parte existir silêncio, cobram o valor mensal. Eu neste momento estou muito atento com a operadora MEO!

    Responder
  17. francisco

    kkk eu tb recebi e pelo facebook lhes disse q os metia em tribunal por me fazerem algo q não pedi e ja sei que vou ganhar o caso e ainda com indemnização de 1430 euros por danos morais não patrimoniais ,, com gente desta só assim aprendem , me senti lesado e ofendido dai tribunal e a meo ainda tem de pagar minhas custas judiciais de todo o precesso,, aconselho a toda a gente q com qualquer empresa sempre q sentirem engaado tribunais com eles , nada de regenociarem , ainda recebem indemnizações.

    Responder
  18. Custódio Gomes

    Só vigaristas. São o fruto duma revolução mal feita.

    Responder

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