(Atualizado dia 6 de Agosto, às 00h15)
Inicialmente neste artigo, escrevi que a NOS dava a escolher entre rescindir sem penalizações ou voltar aos preços antigos. Ora, de facto, não é isso que está textualmente na carta. Para já, enquanto não tirar esta dúvida com a ANACOM na segunda-feira, vou retirar essa informação. De acordo com as conversas que mantive ao longo destes meses com a ANACOM, a ideia que tenho (ainda) é que as empresas podiam escolher entre duas opções: ou baixavam os preços para os antigos sem perguntar nada aos clientes ou as empresas consultavam os clientes se queriam rescindir sem penalizações ou se queriam baixar para os preços antigos. Foi nesse pressuposto que escrevi que como a carta refere que podem rescindir sem pagar nada mesmo que estejam fidelizados, logo a outra opção também se põe. Agora estou na dúvida.
Se for de facto assim só como diz a carta então aconteceu aqui o quê?
Em 2016, as empresas não cumpriram a lei e aumentaram o que quiseram. 8 meses depois (obrigadas pela ANACOM) fazem o que deviam ter feito na altura, entretanto lucraram 50 milhões de euros e não acontece mais nada?!?!?!?! Fica assim? Os que não quiserem rescindir não voltam aos preços antigos para corrigir o que pagaram a mais durante este tempo todo e ensinar uma lição às operadoras que se “esqueceram” de cumprir a lei? Como?!
Alguns comentários referem que ao ligar para a NOS, baixaram para os preços antigos mas ficaram fidelizados novamente a partir do zero. Também não era isto que se pretendia…
Vou contactar as minhas fontes na ANACOM depois do fim-de-semana e assim que tiver novidades digo.
Quer rescindir sem penalizações?
A espectadora/leitora do blogue Contas-poupança Xana Fonseca Mota acaba de partilhar no grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” a primeira comunicação de uma operadora de telecomunicações (neste caso da NOS) a perguntar aos clientes se querem rescindir o contrato.
Como poderão reparar, tem pelo meio uma “armadilha” para ver se “metem medo” a alguns clientes e dão um prazo até 19 de Agosto para que a resposta seja dada. Se não responderem a coisa fica como está e já não poderão reclamar mais.
Podem ver aqui a foto que a Xana Mota publicou:
Nos comentários à foto no grupo do Contas-poupança, poderão notar que a questão do desbloqueio só se aplicará aos equipamentos como routers ou telemóveis, mas da forma como está construído o texto, pode dar a entender a alguns clientes que se rescindirem podem ter de pagar alguma penalização. Não é o caso. Informem-se bem antes de qualquer decisão, mas não tenham medo de fazer valer os vossos direitos.
No caso da NOS, eles escolheram dar a possibilidade de rescindir sem penalizações ou voltar a ter o preço “antigo”. Parece-me ser a melhor opção para o consumidor. Poder decidir. Não sei qual será a estratégia das outras operadoras. A ANACOM deu-lhes a escolher se queriam dar esta opção ou simplesmente de forma burocrática e automática baixar os preços de Setembro do ano passado. Podem ler neste artigo que escrevi no dia em que saiu a notícia, o que a ANACOM decidiu.
Continuem a mandar as vossas experiências, com a NOS, e sobretudo com as outras operadores que ainda não sabemos como vão fazer.
Não deixem passar o prazo
E atenção aos prazos. Como viram neste caso, se deixarem passar a data perdem esta oportunidade. E há centenas de milhares de portugueses/clientes em férias sem a mínima preocupação com este assunto. Partilhem a informação para que possa chegar ao maior número de pessoas que possam poupar ou até rescindir o contrato, se for esse o seu desejo. Agora é sem penalizações. Depois do prazo dado pelas operadoras, volta tudo ao que estava antes.
NOTA: Se ainda não sabe, criei há algumas semanas o grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” onde qualquer pessoa pode colocar as suas questões para eu (Pedro Andersson) ou qualquer outra pessoa responder. Podem fazer perguntas sobre o que entenderem (dentro do tema), partilhar informação, ficheiros, fotos, pedir ajuda, dar ajuda. Tem funcionado muito bem e há lá profissionais de todas as áreas que não se importam de contribuir com o que sabem. Basta pedir para aderir. Neste momento já tem quase 3 mil “amigos”. É um complemento à página do Contas-poupança, porque aqui podem colocar os vossos próprios posts. No outro só podem comentar nos que eu colocar.
São bem-vindos! Não pagam nada! 😉











