Como cancelar um serviço de TV+NET+VOZ

Escrito por Pedro Andersson

14.01.17

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3 min de leitura

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Queriam que pagasse 2 meses, pagou 15 dias

Não é por acaso que as operadoras de telecomunicações estão no TOP das reclamações dos consumidores.

Fazem tudo para nos convencer e depois fazem tudo para não nos deixar ir embora, mesmo quando já nada nos prende a elas.

Vejam o caso desta espectadora, cliente da MEO. Pode servir de exemplo para muitos, mesmo que noutras operadoras.

Dados a reter: A cliente já não estava fidelizada e quis cancelar o serviço.

Carta registada

Mandei carta registada a 29/11 que foi recebida a 30/11. Segundo a lei, a MEO tinha de me contactar no máximo de 5 dias úteis depois para me informar de quando iriam cancelar o serviço e o valor que eu teria de pagar. Não o fizeram (nunca me contactaram).

Queixa na ANACOM

Antes de ir a loja entregar os equipamentos, mandei no final de dezembro uma queixa por e-mail à ANACOM a informar que tinha feito o pedido de desligamento do serviço e não tinha recebido qualquer comunicação por parte da MEO. Imprimi o e-mail (também por sugestão da ANACOM) e fui à loja a 2/1, para resolver o assunto.

Um mês depois ainda estava ativo

Disseram-me que o meu serviço ainda estava ativo. Ia ser desligado só a 6/1 porque a carta tinha dado entrada nos serviços a 13/12. Disse-me que íamos receber mais uma fatura (já tinha pago a última que ia até 27/12) para pagar e se não estivéssemos de acordo para reclamar no fim de pagar.

Pedir o Livro de Reclamações

Pedi o Livro de reclamações onde ia juntar a reclamação que fiz para a ANACOM, uma vez que eles têm de cortar o serviço até no máximo 30 dias após receber a carta. A senhora aconselhou a fazer antes uma reclamação interna e se não estivéssemos de acordo com a solução deles, aí sim, escreveria no livro. Aceitei e fiz a reclamação interna (a funcionária associou a cópia do meu e-mail à queixa). Ainda não tinham passados 24 horas ligaram-me a dizer que iriam cancelar o serviço ainda nesse dia e só cobrariam até ao 16/12 ou seja em vez de pagar nova fatura ainda me seria restituído parte do valor que já tinha pago na ultima fatura.
O que deduzo é que o facto de ter recorrido à ANACOM ajudou imenso à resolução do problema.

Pagou 15 dias em vez de 2 meses

Moral da história, se a espectadora não se mexesse o serviço continuaria ativo e o que aconteceria é que teria de pagar mais uma fatura, ou quem sabe, duas quando fez o aviso muito a tempo. Neste caso, depois de se queixar, só lhe cobraram 15 dias em vez de dois meses completos.
Revela também a importância de enviar carta registada porque fica com uma prova de que a empresa recebeu o documento que enviou (fique sempre com uma cópia). Também pode enviar por e-mail mas eles podem sempre dizer que não receberam, a menos que eles lhe respondam. Não é garantido.

Consulte este folheto da ANACOM

Pode fazer aqui o download do folheto da ANACOM onde se explica passa a passo como se faz um cancelamento de forma a dar o menos trabalho (e problemas) possível. Guarde este link porque um dia vai fazer-lhe falta.

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11 Comentários

  1. Joao Santos

    Mas de pedirmos o cancelamento, temos que pagar, na mesma, o resto do serviço?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá João neste caso específico como explico no texto é depois de acabar a fidelização.

      Responder
      • Joao Santos

        Obrigado pela atenção! e parabens pelo o sucesso do “Contas Poupança”.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Obrigado.

          Responder
  2. rui

    Boa tarde,

    estou desempregado, inscrito no centro de emprego, tenho um contrato de fidelização com a meo, gostava de saber como posso cancelar, visto que não tenho meios financeiros para pagar.

    Obrigado.

    cps

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É tentar fazer como diz o artigo. Não é garantido mas pelo menos tenta.

      Responder
  3. Ana Espada

    Boa Tarde
    Fiz mudança de casa e solictei alteração a meo para a nova morada que no 1º telefonema me informar que seria com ADSL o mesmo serviço que tinha mas quando o tecnico foi para efecturar a instalação informou que nao podia fazer porque não tinha cobertura so via satélite, ou seja um serviço inferior ao que tinha e nao queria. posso cancelar contrato baseada nesta situação uma vez que nao me garantem o mesmo serviço que tinha?? alem de que vou pagar mais caro do outro serviço.

    obrigada

    Responder
  4. Fernanda cristina fonseca vendeiro

    A meo mandou uma carta se quise-se anular o contrato podia até 25de Agosto mandei os decumentos todos por fax os decomentos chegaram dia 14de Agosto. E eles mandame as cartas para casa na mesma mas com o dobro que pagava ja foi a loja e disse que tinham recebido mas nem assim param de mandar as cartas ja leiguei para la e disseram que nem sabiam que estive na loja a reclamar ja nao sei o que fazer

    Responder
  5. Catarina

    Parabéns pelo “contaspoupança” é muito útil ao consumidor.
    A minha questão é se podemos cancelar um serviço antes de terminar o prazo de fidelização?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Catarina. Depois de ver a reportagem ficou exatamente com que dúvida? A sua pergunta é demasiado genérica. Respondendo diretamente claro que pode desde que pague a penalização.

      Responder
  6. Cátia Alves

    Bom dia. Sr. Pedro.
    Gostaria que me confirmasse se sempre temos que ter período de fidelização nas operadoras de telecomunicações? E se o tempo é de 24 meses? Obrigada

    Responder

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