IRS

Contas-poupança… o mais visto e mais algumas dicas sobre o IRS

Obrigado! Obrigado por terem visto ontem a reportagem do Contas-poupança no Jornal da Noite na SIC. Foram quase 1 milhão e 300 mil pessoas. 25% das pessoas que estavam a ver televisão em Portugal viram algumas dicas simples para maximizar o reembolso do IRS. Estamos a falar de uma em cada quatro pessoas. É bastante. […]

Contas-poupança… o mais visto e mais algumas dicas sobre o IRS

Obrigado!

Obrigado por terem visto ontem a reportagem do Contas-poupança no Jornal da Noite na SIC. Foram quase 1 milhão e 300 mil pessoas. 25% das pessoas que estavam a ver televisão em Portugal viram algumas dicas simples para maximizar o reembolso do IRS. Estamos a falar de uma em cada quatro pessoas. É bastante. Foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Por isso, obrigado. Se tiverem mais dicas, digam, para partilharmos uns com os outros. Tenho uma ainda por estrear mas falta-me um caso prático.
Se não viu, pode ver a reportagem e as informações que demos AQUI neste link. A reportagem está no fim do artigo.

Paga quotas ou pertence a uma Ordem profisisonal?

Não falei deste detalhe, mas alguns espectadores alertaram-me para este pormenor. Já falei nisto em tempos. Quem paga quotas a Ordens profissionais como na Ordem dos engenheiros, por exemplo, esse valor normalmente não aparece no IRS Automático. Estamos a falar de uma dedução de 120 euros. Os jornalistas também têm de pagar pela Carteira Profissional. Haverá muitas profissões que podem deduzir estes valores no IRS. Se aceitarem o IRS de olhos fechados, podem estar a perder algumas dezenas de euros.
Se é o seu caso, não aceite o IRS Automático e insira manualmente estes valores no Modelo 3 quando for altura de entregar o IRS. Fica mais esta dica.

Ainda as despesas dos recibos verdes

Faltou-me uma informação que considero relevante e que quero acrescentar aqui. Na reportagem disse que é de todo o interesse que quem passa recibos verdes apresente até 25% dos seus rendimento em despesas profisisonais para não serem taxados pela quase totalidade dos seus rendimentos. Disse que deveriam ter esse cuidado ao colocar todas as despesas possíveis como despesas profissionais no e-fatura.

De facto, devem fazê-lo. Mas só é relevante, pelo que me explicaram entretanto, para quem tem rendimentos de recibos verdes acima de 27.360 €. Até chegar a esse valor, a tal dedução de 4.104 euros é suficiente para “cobrir” os rendimentos até aos 27 mil euros.

Se ficou com alguma dúvida, sugiro que ligue para as Finanças e confirme estas informações por si através do 217 206 707. Ou peça ajuda a um contabilista para não cometer nenhum erro.

Tem dúvidas?

Amanhã, sexta-feira, na SIC Notícias vamos estar durante uma hora, entre as 15h e as 16h com um especialista da Ordem dos Contabilsitas Certificados, em direto a responder às vossas questões.

Até amanhã!


Disponível online, livrarias e supermercados.