Vamos pagar um pouco menos impostos
Com base nesta atualização, agora aprovada na especialidade pelos deputados na Assembleia da República, o limite do primeiro escalão de rendimento coletável, sobre o qual incide uma taxa de 13%, avança de 7.703 para 8.059 euros, enquanto o escalão seguinte passa a abranger os rendimentos entre 8.059 e 12.160 euros.
Os limites máximos de todos os escalões seguintes são aumentados à mesma taxa, com o mais elevado (o 9.º) a avançar dos atuais 80.000 euros de rendimento coletável para 83.696 euros. Tem aqui a tabela completa, que fui buscar ao Reditt, a um grupo de literacia financeira (obrigado).
Na proposta de OE2025 que remeteu ao parlamento, o Governo optou por manter as taxas que incidem sobre os nove escalões do IRS que tinham já sido alvo de mudança (até ao 6.º escalão) na lei aprovada em junho pelo parlamento, com base numa proposta do PS e não na que tinha sido defendida pelo Governo.
Com esta aprovação na especialidade e, partindo do princípio de que o Orçamento vai passar na votação final global, esta já será a versão oficial do que deve esperar pagar de IRS em 2025.