“Desliga as luzes quando sais do quarto, ou da sala, ou da cozinha…” – Mas porquê?
Sim, porquê? Isso é assim tão relevante?
Quem nunca se esqueceu das luzes do quarto, da sala, da cozinha ou do escritório durante horas a fio que atire a primeira pedra. Ou são os pais a ralhar com os filhos, ou o marido com a mulher ou a mulher com o marido, ou os avós com os netos. Mas vamos lá a ver: isso tem assim tanta importância na fatura da luz? Já não falo de proteger o ambiente, isso ainda é outro ângulo.
Vamos a contas
Quanto dá por mês?
Reduzi este valor para 50 cêntimos por dia para fazer mais sentido e estar mais próximo da realidade. Uma família que seja completamente despassarada, desperdiça este valor sem qualquer dificuldade.
Ora, 50 cêntimos por dia são 15 euros por mês. E para onde foram esses 15 euros? Tiveram algum benefício com eles? Tornou-vos mais felizes? Não! Foram à janela e atiraram 3 notas de 5 euros pela janela fora. Acham inteligente?
15 euros por mês são 180 euros ao fim do ano. É quase um seguro do carro, uma prestação do IMI ou 400 litros de leite. Deitados ao lixo.
E porquê? Porque têm preguiça de desligar um botão quando saem de uma divisão.
Espero que estas contas simples vos façam pensar um pouco e sobretudo que partilhem esta informação com os mais distraídos.
Obviamente, têm de adaptar as contas aos vossos comportamentos e aparelhos. Mas creio que já dá para ficarem com uma ideia.