Combustíveis

Combustíveis | Qual é o preço justo esta semana?

Está a pagar o menos possível pelo combustível? Partindo do cálculo do preço eficiente, realizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, este artigo ajuda-o a comparar o valor considerado justo com a média de preços praticados para que saiba se está a conseguir poupar ou não.

Combustíveis | Qual é o preço justo esta semana?
Canva

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) faz um relatório semanal para ajudar os consumidores a saber qual é o preço “justo” dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e respetivo transporte. Esse preço já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as marcas.

Essa margem de retalho inclui todas as despesas operacionais - rendas, seguros, pagamento dos funcionários, etc. -, bem como a percentagem de lucro que sustenta o negócio.

O preço médio semanal, calculado pela ERSE para a semana entre 2 e 8 de junho, antes de impostos, é de 0,742 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 0,757 euros/litro para o gasóleo simples.

Esta semana, a ERSE estabeleceu uma descida do preço justo do gasóleo em 0,4 cêntimos e de 0,8 cêntimos na gasolina.

No relatório semanal, a autoridade reguladora alerta também que com a aplicação de descontos - e cada marca tem os seus -, os preços praticados na realidade acabam por estar abaixo do tal preço eficiente.

Esta semana, entre 2 e 8 de junho os preços considerados justos para a gasolina e gasóleo simples são os seguintes:

No gráfico seguinte pode ainda acompanhar a evolução do preço eficiente desde o início do ano. No entanto, importa referir que este não é o preço praticado pelos postos de abastecimento, mas sim o que é considerado justo face aos custos de compra de matéria-prima, transporte, distribuição e venda, incluindo impostos.

A partir destes valores fornecidos pela ERSE, passa a ter uma bitola semanal para saber se está a pagar demais ou o preço justo quando abastece.

Contudo, como cada marca pode aplicar os seus próprios descontos, é normal que os preços reais praticados possam estar abaixo dos valores previstos para o preço justo. De facto, a tendência tem sido exatamente essa, tanto na gasolina como no gasóleo, como pode verificar nos gráficos apresentados de seguida.

Como pode usar esta informação

Todas as sextas-feiras o Contas-poupança publica a informação relativa à subida ou descida dos preços dos combustíveis na segunda-feira seguinte, para que fique a saber se deve abastecer nesse fim-de-semana ou se deve esperar e poupar alguns euros.

Poderá não ser uma fortuna, mas se conseguir poupar 10 euros por mês consegue juntar 120 euros ao fim do ano. Seria o equivalente a dois depósitos de borla por ano.

Aliando esta informação ao relatório semanal da ERSE que indica o preço justo, pode utilizar estes valores para perceber se está a pagar de mais pelo combustível ou se está a poupar.

Se o valor que pagar for aproximado, ou mesmo abaixo do valor aqui divulgado, então está a poupar. Se for muito acima, pode procurar um posto que esteja a praticar o preço mais próximo dos mencionados anteriormente.

Disponível online, livrarias e supermercados.