Combustíveis

TOP 10 | Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana?

Todas as semanas o Contas-poupança analisa os preços dos combustíveis praticados pelas diversas marcas, partindo dos dados sobre o preço eficiente divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e das atualizações semanais publicadas pelos postos de abastecimento na página da Direção-Geral de Energia e Geologia. Compare e saiba se poderia estar a poupar mais na hora de abastecer.

Combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo
Combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo
Canva

Todas as semanas a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulga o preço eficiente do combustível - que se pode traduzir livremente por preço justo -, que serve de ponto de partida para a comparação dos preços praticados pelas diversas marcas de combustível a cada semana.

Esta semana, a ERSE definiu que o preço justo teria uma subida de 5,1 cêntimos no gasóleo e de 3 cêntimos na gasolina. Para quem acompanha o Contas-poupança, os aumentos não foram surpreendentes e já tinham sido anunciados na quinta-feira passada.

Contudo, tratando-se de valores indicativos, cada marca acaba por definir os seus próprios preços, podendo subir mais ou menos.

Abaixo encontra os preços que as várias marcas estão a praticar esta semana.

No que diz respeito ao gasóleo, todas as marcas decidiram acompanhar a tendência de subida, sendo que o maior aumento foi no Intermarché (7 cêntimos por litro) e o menor na Cepsa, que apenas aumentou meio cêntimo.

Quanto à gasolina, todos os postos também decidiram seguir a tendência de aumento, tendo o Auchan feito o maior aumento (quatro cêntimos por litro) e a Galp o mais baixo, aumentando 2,5 cêntimos.

Ainda assim, o Auchan e a Cepsa continuam a ter os preços mais baixos. A BP e a Shell são as mais caras esta semana.

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica

*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies

Como funciona a comparação de preços?

Como sabem, os preços mudam todas as semanas, ou várias vezes por semana, cada posto faz os seus próprios preços e a variação é enorme entre o Norte e o Sul e o litoral e o interior do país.

Apesar disso, o Contas-poupança decidiu fazer uma tabela semanal, depois de já fazer os Top 10 mensais da eletricidadee do gás. Assim, semanalmente é publicado um comparativo com os preços reais das várias marcas de combustíveis para ter noção da forma como cada marca constrói os seus preços.

Os critérios são simples:

  • Combustíveis simples (gasolina e diesel). Estes combustíveis são supostamente exatamente iguais em todas as marcas, sejam de hipermercados ou premium, pelo que a comparação é do mesmo produto.
  • Os mesmos postos. Na impossibilidade de comparar todos os postos do país, e após analisar o comportamento de várias dezenas de postos ao longo de várias semanas, foi escolhido um posto representativo de cada marca. Estão todos no mesmo distrito (Lisboa) e no mesmo concelho. A localidade não será divulgada para que não haja qualquer tentativa de falsear os resultados.
  • Os preços da DGEG. Como base deste “estudo” são utilizados os preços atualizados na página da Direção-Geral de Energia e Geologia. Os proprietários dos postos são obrigados por lei a atualizar os preços na página sempre que fizerem alterações. Os preços são comparados nas mesmas datas.

Gasóleo simples

No que diz respeito aos preços do gasóleo, a ERSE estima que deviam subir 5,1 cêntimos por litro.

Face a estes preços, a análise é a seguinte:

A BP é a marca mais cara, seguida da Shell, tendo ambas aumentado o preço do gasóleo em 5,5 cêntimos, indo além do valor previsto pela ERSE. A Galp é a terceira mais cara e subiu 5 cêntimos esta semana.

A Repsol também decidiu aumentar 5 cêntimos, seguida da OZ, que aumentou 6 cêntimos, e da Prio que subiu 5 cêntimos.

A dominar as mais baratas está o Auchan, apesar de ter aumentado 6 cêntimos. Em segundo lugar fica a Cepsa, que aumentou meio cêntimo o preço do gasóleo. A fechar o top 3 das marcas mais baratas está o Intermarché, mesmo tendo subido o preço em 7 cêntimos.

Esta semana, entre a marca mais cara e a mais barata, a diferença é de 16 cêntimos por litro. O mesmo combustível e no mesmo concelho.

NOTA: No caso dos combustíveis simples, se o consumidor tiver um desconto de 10 cêntimos ou mais por litro com cartões ou cupões, pode alterar estas contas. Sem descontos (quem não tem ou não liga) pode estar a desperdiçar centenas de euros por ano se abastecer nas marcas mais caras.

Gasolina simples

No que diz respeito aos preços da gasolina, a ERSE estima que deviam subir 3 cêntimos por litro.

A BP e a Shell são as mais caras da semana, tendo ambas aumentado os preços em 3 cêntimos, seguindo a previsão da ERSE. A Galp fecha o top 3 das mais caras com uma subida de 2,5 cêntimos.

A Repsol e a OZ, marcas com "preços médios", subiram o preço da gasolina em 3 cêntimos e 2,6 cêntimos, respetivamente. Já a Prio, a mais barata entre as três, aumentou 3 cêntimos.

O Auchan foi novamente a marca mais barata na gasolina, apesar de ter aumentado 4 cêntimos. A Cepsa e o Intermarché ocuparam o segundo e terceiro lugar, respetivamente, tendo ambas optado por subir 3 cêntimos.

De recordar que a Prio tem uma estratégia diferente das restantes marcas e coloca os combustíveis aditivados mais baratos do que os simples. Contudo, no posto específico da Prio que está a ser acompanhado pelo Contas-poupança isto só acontece no gasóleo, pois não há registos de que haja sequer gasolina especial neste posto em específico.

Esta semana, a diferença da mais cara para a mais barata é de 16 cêntimos. Se tiver descontos de 10 cêntimos, terá de avaliar se compensa a diferença.

Em conclusão, há três campeonatos diferentes no mercado dos combustíveis em Portugal.

  • Há as três grandes - BP, Shell e Galp, habitualmente as mais caras.
  • Há três marcas no meio da tabela: Oz, Repsol e Prio com preços “normais”.
  • Há três marcas muito mais baratas: Auchan, Cepsa e Intermarché.

As escolhas que faz no seu dia a dia, ao longo de todo o ano, podem fazer muito diferença no dinheiro que fica no seu bolso ou que vai para as grandes empresas.

Disponível online, livrarias e supermercados.