Como podem ver nos gráficos, a subida “estratosférica” das taxas euribor parecem ter estancado por algum tempo. Ainda bem. Mesmo assim sublinho que recuamos para valores de 2016. Ou seja, com estes 2 meses de pandemia, “perdemos” 4 anos de poupança.
Isto não é “normal”
Recordo que esta situação não é normal. Não é suposto estarmos com juros negativos como muitos de nós estamos e os bancos estão a perder dinheiro com os nossos créditos à habitação. Seria inteligente da nossa parte percebermos que esta situação não vai durar para sempre e que devíamos estar a juntar o dinheiro que não estamos a pagar aos bancos para o poupar ou investir para amortizar o nosso crédito à habitação assim que a Euribor estiver positiva e ou o juro que estivermos a pagar ao banco seja superior ao que o nosso dinheiro está a render nas nossas ferramentas de poupança/investimento (mantendo sempre o vosso fundo de emergência).
Aliás este dinheiro que não está a pagar (cerca de 40 ou 50 euros por mês) graças à Euribor negativa deveria estar a ser canalizado para o seu Fundo de Emergência, caso não o tenha. Estou a falar, natualmente, para os que mantiveram os seus rendimentos durante a pandemia. Os outros devem canalizar esse dinheiro para nunca deixar nenhuma conta por pagar.
Alerto mais uma vez que se estiver em dificuldades financeiras faça tudo para renegociar essas dívidas com os seus credores ANTES de deixar de pagar. NÃO ENTRE NA GAVETA DOS INCUMPRIDORES SEJA DE QUE EMPRESA FOR. Peça antes disso para fazer um plano de pagamentos. Sim, empurre esse problema com a barriga. Depois logo se vê. Mas nunca pense que não pagar é a solução. Será apenas o princípio do buraco de onde vai depois ter de sair. Peça ajuda ANTES.