PDF dos Horários da escola na televisão (a preto e branco para poupar nos tinteiros)




#EstudoEmCasa – A Escola na Televisão

A partir de segunda-feira, dia 20 de abril (faltam 10 dias), arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira. É a “nova” telescola, para quem se lembra dela. Eu lembro. Tive aulas de algumas disciplinas ainda pela televisão, na escola da minha aldeia no sopé da Serra da Estrela (Paúl).

Tem aqui os PDF com o horário das aulas, para saber a quais o seu filho ou filhos deverão assistir, mas desta vez a preto e branco e outra versão a cores, mas com o fundo branco.

É que a versão original enviada pelo Ministério da Educação (que tem em pdf no fim deste artigo para descarregar, tem o fundo azul escuro. Se imprimisse estes horários originais ia gastar uma fortuna em tinteiros de cores ou preto). Ninguém se lembra destes pormenores? Foi logo a primeira coisa que pensei assim que abri o pdf. Imprimi dois só para perceberem do que estou a falar. Versão cor e versão preto e branco.

Portanto, pedi a um amigo meu que é designer gráfico que pegasse no original e os transformasse em versões “printáveis” economicamente falando.

Tem aqui o resultado. Enviei para o Ministério da Educação para o caso de eles os quererem usar também :).

CLIQUE NESTE TEXTO PARA FAZER O DOWNLOAD EstudoEmCasa_GrelhaSemanal_a preto e branco

CLIQUE NESTE TEXTO PARA FAZER O DOWNLOAD EstudoEmCasa_GrelhaSemanal_COR com fundo branco

(esta é uma reptição do artigo que publiquei na tarde de sexta-feira)

Para alunos do ensino básico

Durante o 3.º período letivo, a RTP Memória cede emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino nbásico.

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos.

Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos (ver grelha/programação em anexo).

Tudo na RTP Memória

Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.

Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo, professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as escolas.

O #EstudoEmCasa vai, deste modo, transmitir nos seguintes canais:

  • TDT – posição 7
  • MEO – posição 100
  • NOS – posição 19 (ou18?)
  • Vodafone – posição 17
  • Nowo – posição 13

Aulas também na Internet e numa app

Os conteúdos também estarão disponíveis aqui: https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)

Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

O nome #EstudoEmCasa surge do repto lançado pelo Ministério da Educação aos alunos, para assinalar o Dia do Estudante (24 de março), numa altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa. Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e que leva a queo 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.

Tem aqui o horário para guardar ou imprimir. Este papel/pdf será uma companhia diária de centenas de milhares de famílias.

EstudoEmCasa_GrelhaSemanal (clique AQUI para descarregar)



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

13 comentários em “PDF dos Horários da escola na televisão (a preto e branco para poupar nos tinteiros)

  1. Avatar
    Luis Figueiredo Reply

    Obrigado, por estes horarios.
    Será que consegue fazer o mesmo com o horário da RTP Madeira – Estudar com autonomia.
    A RTP Madeira transmite conteúdos também para o Ensino Secundário.

  2. Avatar
    AR Reply

    Obrigado por uma versao PDF em condicoes. Nos jornais online só tem imagens que quando se aumenta nao sao tao legiveis.

  3. Avatar
    Alexandre Campos Reply

    Sou aderente do serviço Instant Ink da HP e pago o mesmo imprimindo a cores ou a preto e branco e ainda poupo em relação aos tinteiros “tradicionais”. Nem preciso de ir às lojas, os tinteiros chegam a casa. Pago 3€ mês e imprimo 50 páginas ou acumulo para o mês seguinte. Se quiser desisto a qualquer altura, não é como os pacotes de telemóvel.

    • Avatar
      Sandra Ferreira Reply

      Boa tarde, estou com alguma dificuldade em perceber o decreto de lei 14D 2020 de 1 de abril, é aplicado apenas aos funcionários publicos ou tambem privados?cumprimentos

  4. Avatar
    Vitor Madeira Reply

    Como “forreta profissional” que sou, tenho uma impressora daquelas “tudo em um” mas onde o tinteiro de cores está permanentemente vazio.

    Apenas imprimo a preto e recuso-me a jogar o jogo que o fabricante pretende que eu jogue.

    A preto e branco faz-se tudo nesta vida do ponto de vista burocrático pelo que assim, também eu estou muito agradecido por esta preciosa partilha.

    Obrigado.

    • Avatar
      Rui Oliveira Reply

      Bom dia Sr. Pedro, o assunto que me traz por aqui tem tido pouca divulgação nos meios de comunicação, isto é, tenho a minha esposa em casa a acompanhar os miúdos que são 4, porque as escolas se encontram encerradas, eu neste momento já me encontro a trabalhar.

      Acabei de ligar com o número da Seg. Social, para saber como a minha esposa justifica os dias na entidade patronal e não gostei muito da resposta, “ainda não sabemos, ainda não temos informações, vá acompanhando o site da Segurança Social, para saber se sai alguma informação “.
      Isto já deveria estar definido desde a conferência de imprensa que o 1° ministro deu no passado dia 9 de Abril em que ele nada disse também, desde esse dia que procuro como devem ser justificados os dias e não consegui encontrar nada, a imprensa também nada tem dito, nem explorado o assunto.

      O que é certo é que hoje 16 de Abril muitos pais estão em casa com os filhos e ainda não sabem como justificar os dias junto da entidade patronal.

      Qualquer dúvida disponha.

      Cumprimentos.

      Rui Oliveira

  5. Avatar
    Ana Gonçalves Reply

    Bom dia…impecável…andei ás voltas com a impressora por causa disso…será que ninguém se lembrou da poupança dos tinteiros no Ministério de Educação???Obrigado…uma mãe satisfeita!!

  6. Avatar
    José Luz Reply

    Obrigado. Foi bestial conseguir uma versão “imprimível” do horário.

    Um abraço.
    José Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *