Mas afinal, a assistência em viagem não é só aquilo do reboque para o carro?
Não. É uma cobertura que pode ser a sua salvação caso tenha uma doença ou acidente nas suas próximas férias no estrangeiro ou de um familiar seu.
Este é um daqueles temas surpreendentes para quem não percebe nada de seguros. Obviamente os profissionais da área sabem isto de cor e salteado e até poderão dizer “Parece que descobriu a pólvora”. Não me importo com isso. O meu critério para fazer as reportagens é perguntar a quem passa por mim se sabia disto. Quando mais de metade não fazia ideia é porque a reportagem é importante.
Neste caso, nenhum dos meus colegas sabia deste detalhe. Sempre que estiver de férias no estrangeiro pode ter todas as suas despesas de saúde, de transporte e de alojamento pagas pelo seguro do carro mesmo que não tenha ido de carro (pode ter ido de avião, autocarro e comboio). E há muitos outros detalhes importantíssimos que podem fazer uma diferença gigantesca quando tiver um problema e estiver longe de casa ou um filho seu.
Não perca mais logo a reportagem do “Contas-poupança” no Jornal da Noite na SIC. Dou casos reais e explico como funcionam estas coberturas.
Conto consigo. Até logo.
Olá Pedro,
Eu que sou um pouco como o Pedro em termos de literacia financeira familiar; esta não sabia mesmo!
Muito mas mesmo muito obrigado, pois já tive essa necessidade fora de PT e não acionei o seguro.
Cumpts
MM
Vê? O Contas-poupança é útil para todos ;). Eu estou sempre a aprender…
Eu que estou a par de quase tudo, desconhecia totalmente. Muito obrigado Sr. Pedro.
Eu também desconhecia… Quando descubro, partilho… 🙂
Eu vivi uma situação dramática na primeira pessoa (que contei ao Pedro via email) onde a minha mãe, após acidente no estrangeiro (Alemanha), acabou por falecer… a partir daqui o ESTADO PORTUGUÊS ou o estado da U.E. onde estamos (mesmo com o CARTÃO de SEGURO de DOENÇA da SS) ABANDONA-NOS CATEGORICAMENTE!!!!! É um ultraje não existir um acordo entre os países da U.E. pelo menos… e na verdade, falei com o meu mediador de seguros na altura, pois tenho diversos seguros em carteira, e NEM O MEDIADOR se lembrou da ASSISTÊNCIA EM VIAGEM!!!
– Descobri meses mais tarde, após uma revisão e leitura pormenorizada de diversas apólices que tentei acionar na hora do acidente da minha mãe, que, ao contrário do que me foi dito pelo meu mediador de seguros, afinal TINHA e tenho uma apólice que COBRE os ACIDENTES DE VIAGEM do tomador do seguro e familiares directos (desde que coabitem debaixo do mesmo tecto), e que teria pago todas as despesas médicas (com limite aplicável) e toda a burocracia e despesas de REPATRIAMENTO (sem qualquer limite!). Mais… é uma apólice / cobertura que grande parte das pessoas tem… e por vezes nem os mediadores nem as seguradoras se apercebem desse facto: trata-se da cobertura de ACIDENTES de VIAGEM da APÓLICE AUTOMÓVEL!!! A cobertura de ACIDENTES de viagem tem duas vertentes: o automóvel e o segurado e/ou familiares do segurado (INDEPENDENTEMENTE do meio de transporte utilizado para efectuar a viagem!). Trata-se portanto de uma cobertura excepcional, por vezes superior a um SEGURO de ACIDENTES feito propositadamente para a viagem, que grande parte de nós assume erradamente ser indissociável do automóvel seguro. Pude confirmar junto de 3 companhias de seguros (incluindo a minha – que teve de esclarecer internamente a questão e me ligou posteriormente a confirmar que é exactamente assim, tão claro como está nas condições da apólice). Vejam-se, por exemplo as condições da GENERALI AUTO (em quase tudo idênticas a outras apólices)
CLÁUSULA 2.ªDefinições
Para efeitos das presentes Modalidades de Assistência em Viagem entende-se por:
• BENEFICIÁRIOS DA GARANTIA OU PESSOAS SEGURAS
I. O Tomador do Seguro, o seu cônjuge ou pessoa que com ele viva em união de facto, ascendentes e descendentes até ao segundo grau que com ele vivam ou coabitem ou simplesmente estejam a seu cargo.
II. As garantias de Assistência às Pessoas atrás referidas são sempre asseguradas, ainda que viajem separadamente e em qualquer meio de transporte.
De notar que uma funerária (SANGUE-SUGAS, que eu não suporto de forma alguma!) tentam EXTORQUIR mais de 5000 euros pelo repatriamento de um ser humano (isto, dentro da U.E.!)
Recomendo vivamente a que toda a gente tenha um SEGURO de ACIDENTES (e não os façam através das companhias de aviação!!!!! cuidado com os LIMITES de percurso, actividades, e IDADE!!!!), caso contrário, terão de encontrar uma solução como eu encontrei: CREMAR a minha mãe na Alemanha, para depois a trazer, naturalmente e sem qualquer impedimento, debaixo do braço, numa urna de cinzas, num vulgar voo comercial…
DÁ que pensar…
Sim, dá que pensar…
Como posso fazer simulação domseguro automóvel.agtadeço contacto 917640823 Obrigados.
Olá. Na internet por exemplo. Ou junto de mediadores.
Boa noite,
Vou viajar para vários países e gostaria de saber qual é a melhor opção para ter um seguro de viagem que inclua a situação de doença por covid: seguro de viagem feita pela companhia aérea (a viagem será feita por duas companhias aéreas independentes), seguro de viagem feita numa seguradora ou seguro automóvel?
Também, gostaria de saber se é possível acionar a apólice mesmo estando mais de 3 meses no estrangeiro, sendo que uma das viagens não parto de Portugal, mas sim de outro país estrangeiro.
Por último, vale a pena fazer um seguro de viagem se tivermos o cartão europeu de seguro de doença?
Obrigada e boa continuação do programa contaspoupança.