IRS

E-Fatura – Onde estão as despesas de saúde, seguros, bancos, rendas e escolas públicas?

Sim, onde estão? “Fui ao e-Fatura e não estão lá…”. Já começo a receber a mais famosa dúvida todos os anos quando chegamos a esta altura. E são às dezenas. Portanto – mais uma vez – aqui vai a explicação para evitar a “inundação” anual desta dúvida. Vou tentar explicar da forma mais simples possível […]

E-Fatura – Onde estão as despesas de saúde, seguros, bancos, rendas e escolas públicas?

Sim, onde estão?

“Fui ao e-Fatura e não estão lá…”. Já começo a receber a mais famosa dúvida todos os anos quando chegamos a esta altura. E são às dezenas. Portanto – mais uma vez – aqui vai a explicação para evitar a “inundação” anual desta dúvida. Vou tentar explicar da forma mais simples possível :).
No e-Fatura só entram faturas com NIF.
Só as empresas é que são obrigadas a passar faturas.
As instituições públicas, como não são empresas privadas e não têm como objectivo primordial o lucro, não passam faturas. Passam recibos.
Como hospitais, escolas, etc. não passam faturas essas despesas (embora tenham o seu NIF ou dos seus filhos) não entram no e-Fatura. Então entram onde?

Só aparecem em Março

Senhorios com mais idade, bancos e seguradoras, embora privados, devem de acordo com a lei entregar durante o mês de Janeiro na Autoridade Tributário (AT) todos os valores que receberam de cada NIF ao longo do ano anterior. Os hospitais, Centros de Saúde e escolas públicas também.

Onde vão aparecer essas despesas?

Uma coisa de cada vez

Em resumo, não precisam ficar preocupados porque as faturas não aparecem ou porque tentam alterar para a respectiva categoria e não conseguem porque diz, por exemplo, que o Centro de Saúde não tem CAE de Saúde. Parece estranho, mas de facto não tem, porque os Centros de Saúde não têm uma Atividade Económica. São serviço público.
Portanto, preocupem-se, por agora, até 25 de Fevereiro em “fechar” o que está no e-fatura vindo de empresas privadas. Isso sim. O resto vamos fazer depois com calma. Uma coisa de cada vez.
Mas deviam aparecer todas no e-fatura? Sim!
Evitava esta confusão? Sim!
Vão algum dia alterar isso? Não sei.
Subscreva AQUI o meu canal no YouTube. E siga o Instagram.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

Disponível online, livrarias e supermercados.