Há quanto tempo não vai ao seu e-fatura?
Ao seu, da sua mulher ou marido e dos seus filhos. Provavelmente tem lá dezenas de faturas pendentes. Acabo de ir ver o meu e tenho lá 99 faturas pendentes. O ideal era ir lá todos os meses, mas se for de 2 em 2 ou de 3 em 3 também dá. Não deixe é tudo para a última hora. Se fizesse isso tinha lá 1.500 faturas pendentes para ver em Fevereiro. Tinha de fazer uma direta. Sem necessidade nenhuma. Assim vai aos poucos.
É que o mundo não pára, e as Finanças também não. Já estamos quase no fim do ano e no caso de quem passa recibos verdes, TODAS as faturas ficam pendentes. E se nunca fizer nada, elas passam automaticamente para Despesas Gerais e perde essas deduções. E ainda não fui verificar o da minha mulher e dos meus filhos. Só aí pode perder dezenas ou centenas de euros em deduções à coleta (descontos no imposto que tem de pagar). Pode ser muito dinheiro que está a perder…
No meu portal também já verifiquei no passado que tinha pelo menos uma fatura de saúde com um valor considerável “pendente” no meio das dos hipermercados. É importante ir lá todos os meses (aproveite para ir agora), porque se só lá for em fevereiro do próximo ano já não vai lembrar-se do que é esta fatura ou, com a falta de paciência nessa altura, é mais fácil distrair-se e perder faturas relevantes no meio das centenas que vai ter de verificar de uma só vez. Se for lá regularmente serão só umas 20 ou 30 de cada vez. É mais fácil.
Habitue-se. É o preço a pagar pela comodidade da entrega do IRS de forma automática (ou quase) e pelo combate mais eficaz à fraude e evasão fiscais que são prejudiciais para o país e para todos os contribuintes cumpridores.
Como corrigir as faturas pendentes
Uma dica: assim que entra no portal e-fatura, logo em cima aparece uma mensagem (não é muito visível) numa cor creme pouco destacada que diz que tem X faturas pendentes. Logo ao lado, tem um quadro com a designação “Complementar informação faturas”. Clicar aí é a melhor opção, porque aparecem todas as faturas pendentes e é só clicar no desenho correspondente à categoria de cada uma das faturas.
Se for pelo “Verificar faturas” ao fundo da página, terá de as ver uma a uma, e depois o processo de confirmação é mais burocrático, precisa de carregar em vários botões para cada fatura. Uma perda de tempo. Vá pelos desenhos.
Muitos contribuintes queixam-se de que não valeu a pena o esforço de andar a pedir faturas durante o ano, porque não viram grandes resultados no seu reembolso. Relembro que pedir faturas com NIF só é útil a quem faz retenção de IRS na fonte. Se não faz, não vai receber este dinheiro.
No meu caso, e creio que para a maior parte dos contribuintes que trabalham por conta de outrem, compensa o esforço. Sempre são mais 250 euros de reembolso (ou quase, conforme as despesas que tiver) da restauração, oficinas, cabeleireiros, veterinários e passes sociais a mais, para além dos 250 das Despesas Gerais Familiares. E fica-se com a certeza de que se tem todas as despesas inseridas nas respetivas deduções. Vi muita gente a queixar-se de que faltavam faturas quando foram fechar o e-fatura. Se tivessem visto durante o ano tinham reclamado a tempo. Em alguns casos, foi tarde de mais. Daí, reforço, a importância de ir assim que puder ao e-fatura e ver se, até ao momento, está tudo como está à espera. É um trabalho de formiguinha, mas compensa. Digo eu.
Acompanhe-nos AQUI
34 novas dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.
É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.
(Todas as dicas da semana num só e-mail).
Se quiser um resumo claro e prático das dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”.
É só clicar AQUI abaixo.