Compras

Compare os rolos de papel pelo peso

Rolos de papel mais caros por quilo que picanha? Como sabem, uma das minhas lutas antigas é “obrigar” as empresas de papel a dizerem quantos metros de papel tem cada rolo para poder comparar os preços entre elas. Atualmente, a maioria das marcas (próprias e “brancas”) com raras excepções só dizem qual é o preço […]

Compare os rolos de papel pelo peso

Rolos de papel mais caros por quilo que picanha?

Como sabem, uma das minhas lutas antigas é “obrigar” as empresas de papel a dizerem quantos metros de papel tem cada rolo para poder comparar os preços entre elas. Atualmente, a maioria das marcas (próprias e “brancas”) com raras excepções só dizem qual é o preço de cada unidade (rolo) mas estamos a comprar sem saber o que levamos para casa. Estou firmemente convencido que em muitos casos levamos gato por lebre.

Recordam-se de uma reportagem que fiz sobre o tema? Podem revê-la AQUI.

Fui muito criticado por na altura não ter referido as marcas, como se as quisesse defender. Como expliquei, não é nada disso.

Pesar os rolos de papel?

Enquanto essa informação não vem claramente nos pacotes, uma das soluções apresentadas por muitos espectadores é comparar o peso de cada embalagem. Hoje testei essa teoria. Ainda não o tinha feito. De facto é simples. Exige alguma paciência e andar com o carrinho cheio de embalagens diferentes a caminho da zona dos legumes. Eis a minha experiência. Foi no Continente, por isso não tenho os pesos das outras marcas brancas e só testei os que estavam em promoção porque era para eu comprar mesmo e não apenas por curiosidade.

O preço por quilo dos rolos de papel

A técnica é do mais simples que há. Leva as embalagens de rolos de papel (higiénico ou de cozinha) que lhe interessa comparar e pesa-os. Depois é só dividir o preço da embalagem completa pelo peso e tem o preço por quilo de papel. Independentemente do número de unidades da embalagem. Claro que deve comparar o mesmo tipo e qualidade de papel. Não tive essa preocupação para este exemplo. É só para perceberem o raciocínio.

Precisava de rolos de papel para a cozinha. Peguei em embalagens de rolos do Continente, da Colhogar, Scottex e Renova. Todos estavam em promoção, excepto o do Continente. Os resultados foram estes:

Os valores já estão por ordem, do mais barato para o mais caro. Como podem ver, a marca branca é normalmente mais barata que as marcas. Já no teste que fiz há mais de 6 meses cheguei à mesma conclusão. Mas o facto das marcas estarem com descontos relativiza a situação.

E sem os descontos, qual é a ordem?

Reparem agora na enorme diferença de preços por quilo se retirar os descontos. Esta é a ordenação com os preços normais.

Por rolos de papel (embora neste caso com diferenças de qualidade entre eles) com a mesma finalidade, a diferença de preços pela mesma quantidade de papel (não de qualidade) é de quase 4 vezes mais do que o mais barato. E ainda há mais barato que estes do Continente em outros hipermercados. Há quase 1 ano os mais baratos por metro eram (dos que medi) os do Lidl e os do Jumbo. Hoje não sei. Só medindo outra vez.

Portanto, quando tiver dúvidas entre duas ou 3 marcas, use o preço por quilo. Repito: preço da embalagem a dividir pelo peso, na balança das frutas. Se for mais de 3 euros por quilo é caro (pela minha bitola). Este da Renova (sem promoção) fica a 11,66 €/Kg. Meus amigos, está quase ao preço do bife da vazia. E é para usar e deitar fora. A mim faz-me pensar.

 

 

Disponível online, livrarias e supermercados.