O meu investimento em Criptomoedas – Balanço #12 (Dezembro de 2022)
E assim passou um ano desde que regressei aos meus “investimentos” em criptomoedas. Qual é o balanço? Financeiramente é péssimo. Estou a perder 50% do que investi. Naturalmente, como em todos investimentos com capital não garantido, só perde realmente o seu dinheiro se o resgatar. Portanto, não penso vender o Ethereum que comprei há um ano. Vou continuar a aguardar que suba novamente (se isso acontecer). Tem os gráficos e os números exatos do mês passado mais abaixo.
Devo realçar que – como expliquei desde o primeiro dia – comprar criptomoedas é um risco absoluto, é de altíssima especulação e só deve comprar se estiver disposto a perder completamente este dinheiro. É um “investimento” sem qualquer regulação e de compreensão difícil. Se aceitar estas “regras”, não há nenhum problema em comprar criptomoedas. Já ganhei bastante dinheiro, e neste momento estou a “perder”.
O que é este balanço
Todos os meses, direi aqui como está a correr o meu “investimento” em criptomoedas (especificamente em Ethereum, que é a segunda criptomoeda mais relevante a nível mundial). Como expliquei neste primeiro artigo AQUI, a minha intenção não é ensinar-lhe com todo o detalhe como investir, comprar e vender e quais são as características técnicas de cada moeda e como saber qual é o projeto de cada uma das milhares de criptomoedas que existem.
Para isso terá de procurar fontes especializadas e tem várias páginas de facebook em português de Portugal dedicadas a essa área. Se tiver mesmo curiosidade em saber como funcionam as criptomoedas e a blockchain, a Defi, staking e por aí fora, deve investigar nessas outras fontes porque não sou a pessoa indicada.
O que vai poder encontrar aqui são as experiências de um cidadão que – sem conhecimentos profundos – ganhou dinheiro no passado com bitcoin e que agora está a reinvestir parte desse dinheiro numa outra moeda simplesmente para ver o que acontece. O que lhe prometo é ser completamente realista e dar-lhe os meus valores reais de quanto estou a ganhar ou a perder com os cerca de 2 mil euros que comprei de Ethereum a 10 de janeiro de 2022. Vou mostrar-lhe os meus gráficos e as dificuldades, alegrias e “tristezas” ao longo deste percurso.
A minha intenção não é verder-lhe nenhum curso, nem recebo comissões de nenhuma plataforma nem tenho nenhum interesse em que você se meta nisto. Até pode acontecer (e isso também seria útil) que ao ler os meus relatos perceba que isto não é para si e que deve manter-se longe deste tipo de “investimentos”.
Coloquei a palavra “investimentos” entre aspas porque as criptomoedas não têm qualquer espécie de supervisão, não são reguladas e está exclusivamente por sua conta e risco. Muitas pessoas já ganharam muito dinheiro com criptomoedas? Sim! E muitas perderam também, porque investiram dinheiro que afinal precisavam para outras coisas, foram burladas, ou simplesmente assustaram-se por falta de literacia financeira.
Neste gráfico tem o desempenho da moeda Ethereum no último ano. Nos últimos 12 meses perdeu quase 53% do valor que tinha. Entretanto já recuperou porque esteve a desvalorizar 72%.
Estou a ganhar ou a perder dinheiro?
No princípio de abril, estive a “ganhar” 485 euros. Em Maio estava a perder 634 euros, e no último dia de Dezembro estava a perder 1.269 euros. Mas, como sabe, só perderei se resgatar (neste caso, “vender”).
No dia 10 de Janeiro de 2022, comprei 1 760,54 € de Ethereum. Entretanto, como as quedas foram substanciais, decidi reforçar o meu investimento no dia 24 de janeiro (comprei mais 300 euros). No dia 10 de Maio reforcei com mais 250 euros.
Como podem ver no gráfico abaixo, em abril estive sempre acima da linha de água, mas desde maio que está sempre negativo, com a queda pior no verão passado. A linha azul é o valor fixo que investi (com os reforços no dia 24 de Janeiro e 10 de Maio) e a linha vermelha é o que esse dinheiro vai variando ao longo dos dias.
Como poderá analisar no quadro seguinte, com os valores quase dia-a-dia, poderá verificar que as criptomoedas são um ativo com elevado risco. Durante todo o mês, estive a “perder” sempre mais de metade do que investi.
Como pode ver no gráfico a seguir, houve uma recuperação em julho, mas até ao momento não se vislumbra um retorno ao movimentos ascendentes. Aguardemos. Até pode nunca acontecer. Arrisquei, agora tenho de ver o que dá. Como não pago despesas de manutenção, é esperar.
Como se compram criptomoedas
NOTA MUITO IMPORTANTE: Isto não é um conselho para “investir” em criptomoedas. Pode perder TODO o seu dinheiro.
Primeiro, tem de abrir uma conta numa corretora de criptomoedas. Há várias. Abri na Binance. Também tenho conta aberta na Kraken e na Bitmex, mas a que uso mais é a Binance. É como abrir uma conta num banco normal. Tem de mandar documentos e responder a inquéritos e preencher muitos formulários para provar que você é você. Só confia neles se quiser. Não ganho comissões de ninguém.
Depois de abrir conta nestas corretoras virtuais, tem de transferir para lá o dinheiro que entender. Pode ser por transferência bancária, por cartão de crédito ou por outro meio disponível. Depois de transferir para lá o seu dinheiro em euros, tem de comprar a criptomoeda que quiser. É só clicar no botão “Comprar”. Há centenas ou milhares. Cada uma tem um valor diferente, podem ser cêntimos ou milhares de euros. Não precisa comprar “uma” bitcoin. Pode comprar um cêntimo (satoshi) de bitcoin. Traduzindo por miúdos, pode comprar 20 euros de bitcoin ou de Ethereum ou de outra qualquer.
Sublinho que qualquer outra moeda teria resultados diferentes dos meus e o momento em que as comprei também tem influência. Em Fevereiro, dir-lhe-ei como correu Janeiro (que parece estar em recuperação). Veremos se se confirma.













