Qual é o melhor PPR?
Em primeiro lugar, obrigado por terem visto o Contas-poupança esta quarta-feira no Jornal da Noite. Foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Foi visto por 1 milhão e 100 mil pessoas. Ou seja, por 1 em cada 5 portugueses que estavam a ver televisão nessa altura. Espero que tenha ajudado a compreender como funcionam os PPR. Há centenas de milhares de pessoas que têm PPR e não fazem ideia se estão a ganhar ou a perder dinheiro.
Como é normal, recebi dezenas de comentários depois da reportagem. Uns a dizer que acharam interessante e muitos também a criticar porque parecia publicidade ao simulador da DECO para promover os PPR com os quais eles têm parceria.
Quero esclarecer o seguinte. Ao longo destes anos corro (assumidamente) o risco de falar em peças jornalísticas de empresas, produtos e serviços públicos e privados. Falo de aplicações para telemóveis, de grandes empresas e lojas de bairro. Para mim o que é relevante é que a informação seja útil para as pessoas. Para as pessoas comuns, que normalmente não têm acesso a informação privilegiada ou mais ou menos “secreta”.
Neste caso, assumo completamente a divulgação do simulador da DECO (mesmo que isso seja vantajoso para eles) porque é o ÚNICO simulador que conheço que compara realmente TODOS os PPR com uma referência (que neste caso são os dois PPR mais rentáveis do mercado, ou que na opinião da DECO são os melhores, de acordo com os critérios deles).
Há, de facto, um PPR com melhor rendimento do que um dos aconselhados pela DECO mas eles consideram que não oferece uma segurança financeira total. Se têm razão ou não, não sei.
A questão é: Ao usarem o simulador estão apenas a ter noção se o vosso PPR é rentável ou não, comparado com os melhores. E o simples facto de saber que há PPR melhores do que o seu, já é um ENORME abre-olhos para que a seguir se mexa para procurar alternativas. Se é o sugerido pela DECO ou não, para mim enquanto jornalista é completamente irrelevante. Tem é de procurar por si.
Onde procurar os melhores PPR
Como já expliquei, o simulador da DECO só compara com os que eles acham que são bons (se ganham com isso ou não, é com eles). Para mim o importante é que VOCÊ ganhe.
Os Seguros PPR rendem menos mas globalmente têm capital garantido. Como os subscreve em seguradoras, não tem de abrir conta num banco e pagar comissões de manutenção de conta. Confirme
Portanto, repito o que expliquei na reportagem que fiz há 1 ano (e que repeti na reportagem desta semana): se quiser saber quais são os Seguros PPR mais rentáveis na última semana ou mês deve ir à página da ASF (Autoridade de supervisão de Seguros e Fundos de pensões). Clique neste link.
Depois abre-se esta página com todos os seguros PPR supervisionados pela ASF.
Por ser complicado (na minha opinião) é que chamei a atenção para o simulador da DECO que pega nestes dados para comparar com o seu PPR. Mas se quiser fazer este trabalho, pode e deve fazê-lo. Pode ordenar todos os dados que quiser, rentabilidade, comissões, etc. Na coluna onde tem a seta à esquerda tem quem comercializa o PPR que lhe interessa. Depois é consigo, contacte o banco ou seguradora e subscreva se assim o decidir. Não sou eu que lhe vou dizer o que deve fazer o ou que escolher. Sou só jornalista. Estou a dizer-lhe o que eu faria se estivesse à procura de um PPR.
Onde estão os melhores Fundos PPR
Se quiser mais rendimento (quase 4 vezes mais) do que nos Seguros PPR, tem os Fundos PPR. São vendidos por bancos e corretoras também. Rendem mais mas normalmente não têm capital garantido. Ganha ou perde rentabilidade conforme as bolsas sobem ou descem.
Para conhecer a lista o mais completa possível deve ir à página da APFIPP.
Clica nos relatórios mais recentes e abre-se esta página. Nela encontra variadíssimos tipos de fundos de investimento e tem esta linha que me parece ser de Fundos PPR. Se não for, quem está no setor corrija-me e que indique o link correto. Foi o que eu encontrei enquanto utilizador normal. Confesso que acho poucos.
Portanto, talvez haja outro link mais exato e pode não ser este. Mas pelo menos já tem aqui algumas alternativas. Antes de subscrever deve garantir que são mesmo Fundos PPR e não produtos que têm no nome “PPR” ou “Reforma” e não terem as características legais de um PPR. Lá por dizer “Reforma” não quer dizer que seja um PPR, OK?
“Consultório” Contas-poupança
Esta quinta-feira, na SIC Notícias estivemos durante uma hora a responder a dúvidas de espectadores sobre PPR. Foi muito útil e aprendi muito com o convidado. Pedro Lino é o responsável por uma corretora e domina esta área. Sugiro veementemente que vejam o programa aqui ou que andem com a box para trás. Quinta-feira às 15h.
Atenção às deduções no IRS
Não se esqueça que fazer um PPR pode acrescentar-lhe uma dedução fiscal que pode chegar aos 400 euros conforme a sua idade. Mais velho, o valor é menor.
Isto quer dizer que investindo num PPR, o dinheiro continua a ser seu e pode pagar menos 400 euros de imposto ou receber mais 400 euros de reembolso.
Avalie se é do seu interesse e se tem essas possibilidades financeiras.