Gás

Valem a pena os serviços adicionais da fatura da luz e do gás?

Fez as contas antes de subscrever planos de assistência e seguros? Fui surpreendido na semana passada por uma informação da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Então não é que os contratos com serviços adicionais na luz e gás cresceram 500% nos últimos 4 anos? Isto quer dizer que 1 milhão e 800 mil contratos […]

Valem a pena os serviços adicionais da fatura da luz e do gás?

Fez as contas antes de subscrever planos de assistência e seguros?

Fui surpreendido na semana passada por uma informação da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos). Então não é que os contratos com serviços adicionais na luz e gás cresceram 500% nos últimos 4 anos? Isto quer dizer que 1 milhão e 800 mil contratos de luz e gás têm associados serviços do tipo assistência técnica e/ou seguros de saúde ou de proteção de pagamento.

Isto tem alguma coisa de mal? Não! Não, desde que os queira mesmo. Tem mesmo a certeza de que precisa e quer esses serviços? Ou só os tem porque os impingiram e nem deu por isso? Está mesmo a pensar usá-los? Não encontra preços melhores para esses seguros de equipamentos ou de saúde? Não tem já esse seguro no seguro do recheio da casa? Não tem já um seguro de saúde? Precisa de outro sendo que só pode usar um de cada vez? E tem a certeza de que não foi burlado e que esses serviços estão a ser cobrados sem a sua autorização? Estou a receber inúmeros relatos de idosos que têm esses serviços sem fazerem ideia do que contrataram e nunca os vão usar. A minha sogra, por exemplo, esteve a pagar o serviço “Funciona” durante meses e nem fazia ideia do que isso era.

Estes foram os serviços que encontrei nas várias empresas. Nada disto é ilegal. Até podem ser bons preços se quiser mesmo algum destes serviços. Mas veja se compensa mesmo gastar por exemplo 100 euros ou mais por ano para ter um desconto de 4 ou 8% na fatura da luz. Se nunca usar esses serviços vai estar a pagar mais de eletricidade do que em qualquer outra empresa do mercado. É só um alerta.

Veja a fatura mais recente dos seus pais e avós. E já agora a sua.

É que 1,8 milhões de contratos com serviços adicionais, muito sinceramente, parece-me bom demais. Quereria dizer que quase 2 milhões de portugueses fizeram as contas e concluiram que aqueles serviços são exatamente aquilo que precisam e que escolheram aqueles especificamente porque eram os melhores preços do mercado para os produtos e seguros que estão mesmo a precisar este ano. Seria uma notícia extraordinária e quereria dizer que o trabalho do Contas-poupança estaria completo e terminado.

Mas a minha experiência nestes últimos 10 anos diz-me que o mais provável (é apenas intuição) é que 85% destes contratos são só uma despesa acessória completamente desnecessária para as pessoas que os têm e que quando os tentarem utilizar não vai ser exatamente como os venderam e nem sequer leram as letras miudinhas do que contrataram. Digo eu.

Em Portugal, existem cerca de seis milhões de contratos de eletricidade (entre mercado regulado e livre) e 1,2 milhões no gás natural, o que significa que atualmente cerca de um em cada sete clientes tem contratados estes serviços, que abrangem assistência técnica, manutenção de equipamentos e seguros.

Se contratou estes serviços sabendo exatamente o que contratou e fê-lo consciente dos benefícios que vai ter e só aceitou depois de comparar os mesmos serviços fora do contrato da luz e gás, os meus parabéns. Está no caminho certo!


Disponível online, livrarias e supermercados.