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COMBUSTÍVEIS | Compensa abastecer com o diesel aditivado de marca?

Compensa abastecer com o diesel aditivado de marca? Esta é uma das dúvidas mais antigas que tenho. Abasteço combustíveis low cost ou é preferível pagar mais por combustíveis aditivados de marca reconhecida porque fazem melhor ao motor e porque faço mais quilómetros? Como já vos disse várias vezes, a minha avaliação é que se trata […]

COMBUSTÍVEIS | Compensa abastecer com o diesel aditivado de marca?

Compensa abastecer com o diesel aditivado de marca?

Esta é uma das dúvidas mais antigas que tenho. Abasteço combustíveis low cost ou é preferível pagar mais por combustíveis aditivados de marca reconhecida porque fazem melhor ao motor e porque faço mais quilómetros?

Como já vos disse várias vezes, a minha avaliação é que se trata de uma questão mais ou menos filosófica.  Cada um defende a sua dama e, até agora, eu sou dos que defendem que o principal critério deve ser o preço porque os combustíveis simples não estragam os carros (se o fizessem seriam proibidos) e fazer mais quilómetros pagando mais, acaba por ficar a coisa mais ou menos na mesma.

Mas eu não fico facilmente convencido sem testar primeiro. Posso estar enganado e não tenho nenhum problema com isso. Acho que em tudo na vida, se encontramos melhor devemos mudar, mesmo que isso envolva mudar o nosso mindset.

Assim, quero partilhar convosco o teste que iniciei há mais de um mês e que ainda não terminei. Portanto, ainda não tenho conclusões. Em todo o caso quero partilhar já o que estou a fazer, porque assim vocês poderão fazer o mesmo entretanto e até poderemos partilhar as nossas conclusões e ver se batem certo.

Top diesel aditivado low cost ou Diesel Premium de marca?

Tenho por hábito abastecer combustível simples (não aditivado). Mas para este teste fui um nível acima. Estou a comparar Diesel aditivado de uma marca Low Cost (Ecobrent) com o Diesel Evologic da GALP.

Enchi o depósito até não poder mais com 50 litros de combustível Top Diesel  da Ecobrent (é o posto mais barato junto ao meu local de trabalho, em Paço de Arcos) e – tentando não alterar os meus percursos normais e a velocidade a que ando – anotei quantos quilómetros fiz. Com 50 litros, fiz 740 quilómetros. Fiz uma média de consumo de 6,8 l/100 km (os percursos são sobretudo citadinos). Deu uma média de 13,01 € por 100 km.

Assim que acendeu a luzinha, abasteci novamente com 50 litros de diesel, mas desta vez topo de gama da GALP (Evologic) e zerei o conta-quilómetros. Não usei qualquer cupão de desconto e paguei o preço da GALP junto ao Continente da Amadora (que é mais barato do que nas GALP “normais”). No momento em que escrevo este artigo ainda não cheguei a meio do depósito, mas quero partilhar as minhas expectativas e as minhas simulações, para depois ver se bate tudo certo.

A diferença de preços exatamente no mesmo dia entre os dois combustíveis era de 14 cêntimos por litro:

  • Top Diesel Ecobrent – 1,925 €/l
  • Diesel GALP Evologic – 2,064 €/l

Assim, pelas minhas contas de Excel, para me ficar ao mesmo preço e valer a pena (sem ter qualquer poupança, só para ficar igual financeiramente) vou ter de fazer mais 53 quilómetros com este depósito de combustível de “marca”. Se fizer menos, financeiramente não me compensa abastecer num posto da GALP.

Por outro lado, se usar um cupão de desconto da GALP/Continente, basta-me fazer 15 quilómetros a mais com o mesmo depósito para já me ser igual abastecer num lado ou no outro. Recordo que estou apenas a falar da questão financeira.

Nota-se diferença na potência?

Sim, noto. Com o combustível aditivado de marca, o meu carro (com o seu pode ser diferente) tem mais potência nas subidas (é onde noto a diferença) e – não sei se é sugestão ou não – parece-me que o motor trabalha de uma forma mais suave e menos “barulhenta”.

Se abastecer com combustível simples (sem ser aditivado e fizer na mesma os 740 quilómetros) a diferença de preço por litro entre o Diesel Ecobrent e o Evologic da GALP (com desconto de 10 cêntimos)  passa a ser de 7 cêntimos. Assim, basta-me garantir que faço mais 27 quilómetros com o da GALP (ou outro de marca mais conhecida) para me ficar ao mesmo preço. Testarei a seguir com o combustível simples, para o tira-teimas.

Tem o meu ficheiro “Excel” que estou a usar para fazer as minhas contas.

Ficheiro Excel Simulador Combustíveis

Em conclusão, estou muito curioso para saber os resultados deste meu teste.

Obviamente, isto não tem nada de científico. Basta eu fazer algumas viagens diferentes do habitual para alterar um pouco os resultados, mas o que lhe quero transmitir é que o importante é cada um de nós se convencer do que é melhor e testar com a sua própria realidade. Basta durante 4 meses alternar depósito low cost e aditivado e tomar nota dos valores para tomar uma decisão consciente e mais rigorosa em vez de se basear apenas num “achismo”. 

No meu caso estou, para já, a abrir a porta para reavaliar a minha convicção de que os aditivados de marca não valem a pena. Tudo depende de quantos quilómetros vou fazer a mais com os mesmos 50 litros.

Assim por alto, se fizer mais 15 a 20 quilómetros já me compensa (pela potência do carro e pela eventual proteção adicional do motor) passar a abastecer com aditivados de marca (se usar sempre aditivados de low cost).

Para mudar do combustível simples para o aditivado de marca e gastar o mesmo ao fim do mês, terei de fazer de forma regular e constante mais cerca de 30 quilómetros por depósito.

Dar-vos-ei conta dos resultados deste teste assim que acender a luz vermelha do depósito. Partilhem a vossa experiência. Estou curioso por ouvir outras opiniões (fundamentadas).

COMBUSTÍVEIS | Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana)


Disponível online, livrarias e supermercados.