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COMBUSTÍVEIS | Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana)

Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana) Como sabem, a minha principal estratégia de poupança é a comparação de preços e a renegociação. No caso dos combustíveis, como não temos um contrato mensal com ninguém, a forma mais eficaz de poupar é por escolher semanal, quinzenal ou mensalmente […]

COMBUSTÍVEIS | Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana)

Qual é a diferença de preço entre marcas? (O exemplo deste fim de semana)

Como sabem, a minha principal estratégia de poupança é a comparação de preços e a renegociação. No caso dos combustíveis, como não temos um contrato mensal com ninguém, a forma mais eficaz de poupar é por escolher semanal, quinzenal ou mensalmente a marca e o posto onde abastecemos.

Quero partilhar convosco a minha experiência desta semana para vos mostrar como o local (e marca) onde abastecem pode fazer toda a diferença. Como já sei que muitos de vocês não aceitam combustíveis simples (porque acreditam que estragam o motor do carro) optei pelo diesel aditivado. Assim, pelo menos creio que será consensual que é um gasóleo que – independentemente da marca – será um combustível aceitável para todos.

(Nota prévia: Nada do que escrevo é publicidade. Não recebo 1 cêntimo por escrever o que quer que seja.  Falo das marcas porque acredito que é a forma mais clara de passar a mensagem. São apenas as minhas experiências enquanto consumidor).

Costumo abastecer no Auchan (ex-Jumbo), mas desta vez fui comparar com a Prio e estava a um preço mais baixo. Aliás, faz parte da estratégia comercial da Prio ter o Top Diesel mais barato do que o gasóleo simples. Enchi o depósito a 1,869 € o litro. Abasteci 48 litros, e paguei 90 euros. Uma brutalidade! Não vão ser meses fáceis. Temo que as coisas vão subir ainda mais nas próximas semanas.

Para esta comparação, vou fazer todas as contas a 50 litros. Portanto, 50 litros custariam 93,45 €.

A cerca de 1 km de distância deste posto da Prio, está um posto da BP. O Diesel Ultimate (que comparo ao Top Diesel da Prio porque não tenho acesso à composição química de nenhum deles) custava no mesmo dia 2,189 €. Já sei que alguns dirão que não é comparável a qualidade dos combustíveis. Para mim é porque os dois combustíveis fazem andar o meu carro, ele não tem avariado, e o que posso comparar é o dinheiro que fica ou não na minha carteria. Não tem de concordar comigo. Só estou preocupado com a questão financeira. Não percebo nada de mecânica, OK?

Neste posto da BP, os mesmos 50 litros custar-me-iam 109,45 €. Ou seja, mais 16 euros exatamente para a mesma quantidade. Se abastecesse 2 depósitos por mês neste posto gastaria mais 384 euros por ano se estas condições se mantivessem, em comparação a abastecer na Prio que fica a 1 quilómetro de distância.

Mas fiquei curioso e fui tirar fotos a todos os outros postos por onde passei.

Na GALP, o gasóleo Evologic estava a 2,066 € o litro. Feitas as contas, o mesmo depósito de 50 litros ficaria por  103,30 €. Mais 9,85 € do que na Prio. Com dois depósitos por mês, estaria a gastar a mais 236,40 € por ano nesta minha comparação.

Na Repsol, o Diesel 1e estava a marcar 2,049 €. O mesmo depósito ficaria em 102,45 €. Uma diferença de 9 € por depósito. Com o mesmo critério anterior, ao fim do ano gastaria a mais 216 euros.

Na Ecobrent, o gasóleo aditivado encontrava-se a 1,939 €. Mais uma vez, 50 litros custariam 96,95 €. Mais 3,50 € do que na Prio. Mais 84 euros ao fim do ano.

Por último, passei pelo posto do Auchan e abasteci o carro da minha mulher. Estava a 1,890 € o litro. Como tenho o Cartão Jumbo, tenho mais 2% de desconto mas não vou levar isso em conta. Um depósito de 50 litros custaria 94,50 €. Mais 1,05 € do que na Prio. Se pudesse escolher entre um e outro a diferença ao fim de um ano seria de 25,20 €.

Que mensagem lhe quero passar com este artigo que retrata a minha experiência deste fim de semana prolongado? Independentemente das marcas que mencionei (que podiam perfeitamente ser outras) aquilo que tem de fazer – se ainda não o faz – é de forma regular fazer uma ronda pelos postos de combustível na sua região e tomar nota (ou fotografia) dos preços que eles estão a praticar no mesmo dia, ou na mesma semana.

Se fizer isto, vai começar notar o padrão de preços de cada marca e a forma como se comportam semana após semana. Mas tem de comparar em tempo real. Obviamente, deve levar em conta os descontos adicionais que tem. Mas atenção a um detalhe: não é por ter um desconto específico que mesmo assim a diferença lhe compensa face ao posto mais barato da sua localidade ou região. Faça mesmo as contas.

Como acabou de ver, a longo prazo ( ao fim de um ano) a diferença entre a mais cara e a mais barata pode ser de mais de 300 euros. É dinheiro que fica no seu bolso e que pode acumular, investir ou gastar em coisas que lhe darão mais prazer do que o cheiro a combustível queimado, certo?


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