A MEO também já está a contactar os clientes
As operadoras de telecomunicações já estão a fazer o que a ANACOM as obrigou: A contatar os clientes “elegíveis” anunciando que vão reverter os aumentos ou dar a possibilidade de rescisão sem penalizações.
Pelos vistos, a NOS e a MEO tomaram a mesma decisão: dar só a possibilidade de rescindir se não concordou com os aumentos. No caso da NOS, como pode ler no caso abaixo depois da foto, até estão dispostos a baixar para os preços antigos mas fica fidelizado novamente. Ora, a ser assim, as operadoras saem a ganhar deste filme todo! Pelo menos, daquilo que eu compreendo do que está a acontecer. Já lá vamos. Vejam a seguir como a carta da MEO é muito semelhante à da NOS. A da NOS está AQUI.
“Sim, baixamos mas fica fidelizado mais um ano”
Voltemos à NOS para saberem o que vos espera, se forem clientes.
Diz a Carla Encarnação no Facebook do Contas-poupança:
Estive ao telefone com a NOS e depois de quase 1 hora cheguei à conclusão de que esta decisão da Anacom até foi boa para eles. Então é assim, não restituem valor nenhum e para voltarem ao preço antigo, que se traduz em 2 € a mais pagos durante 9 meses isso leva a uma alteração no meu contrato, como tal a minha fidelização avança mais 12 meses. Fantástica esta decisão da Anacom que mais uma vez não resolveu nada. Resta-me reclamar para a Provedoria da NOS, aqui deixo o contacto dado a muito custo e depois de passar de sector em sector. Façam as vossas reclamações bem fundamentadas para Apartado 52111 EC Campo Grande 1721-501 Lisboa ou então no site, contactos, área institucional e enviar reclamação por mail. A NOS não devolve o dinheiro pago a mais e pior vai continuar a fazê-lo sem impunidade e justiça.
Como podem ver, isto ainda vai fazer correr muita tinta (ou dados nas redes sociais).
Mas era isto que se pretendia?!
Inicialmente neste artigo, escrevi que a NOS dava a escolher entre rescindir sem penalizações ou voltar aos preços antigos. Ora, de facto, não é isso que está textualmente na carta. Para já, enquanto não tirar esta dúvida com a ANACOM na segunda-feira, vou retirar essa informação do artigo. De acordo com as conversas que mantive ao longo dos últimos meses com a ANACOM, a ideia que tenho (ainda) é que as empresas podiam escolher entre duas opções: ou baixavam os preços para os antigos sem perguntar nada aos clientes ou as empresas consultavam os clientes se queriam rescindir sem penalizações ou se queriam baixar para os preços antigos. Foi nesse pressuposto que escrevi que como a carta refere que podem rescindir sem pagar nada mesmo que estejam fidelizados, logo a outra opção também se põe. Pelos vistos ou eu percebi mal, ou há aqui qualquer coisa que não joga. Agora estou na dúvida.
Se for de facto assim só como diz a carta então aconteceu aqui o quê?
Em 2016, as empresas não cumpriram a lei e aumentaram o que quiseram. 8 meses depois (obrigadas pela ANACOM) fazem o que deviam ter feito na altura, entretanto lucraram 50 milhões de euros (contas da DECO) e não acontece mais nada?!?!?!?! Fica assim? Os que não quiserem rescindir não voltam aos preços antigos para corrigir o que pagaram a mais durante este tempo todo e ensinar uma lição às operadoras que se “esqueceram” de cumprir a lei? Como?!
Alguns comentários referem que ao ligar para a NOS, baixaram para os preços antigos mas ficaram fidelizados mais um ano. Também não era isto que se pretendia…
Então, fazem aumentos ilegais, ganham 50 milhões, e no fim acabam com clientes fidelizados mais um ano? A sério?!
Vou contactar as minhas fontes na ANACOM depois do fim-de-semana para perceber se era mesmo isto que o regulador queria e assim que tiver novidades digo.











