Via Verde vai começar a cobrar mensalidade para pagar serviços além das portagens
É um clássico. Depois dos clientes estarem fidelizados e contentes com um serviço gratuito, começam a cobrar sem grande forma de escapar. A Via Verde acaba de anunciar que a partir de 5 de janeiro vão dividir os serviços em duas modalidades: A Via Verde Auto-estradas continua como está; mas se quiser outros serviços vai ter de pagar à parte uma mensalidade de 0,49 € a 0,99 € (se for mensal) ou de 5,75 € ou 11,65 € (se for anual).
Nestes serviços adicionais estão incluídos o estacionamento em parques com Via Verde, o pagamento de abastecimento em algumas gasolineiras, o McDonalds drive e outros. Até agora não se pagava nada à Via Verde (só à empresa que prestava o serviço), mas a partir de 5 de janeiro para além do preço normal vai ter de pagar uma taxa mensal ou anual para usar esse meio de pagamento.
Estamos a falar de quase 3 milhões de utilizadores de Via Verde. 2,7 milhões de clientes vezes 0,49 cêntimos dá assim de repente mais 1,3 milhões de euros que vão sair dos nossos bolsos. E a transição vai ser automática a menos que diga nos próximos 10 dias que não quer que passe a pagar quando acabar o período de transição.
A Via Verde vai aumentar os preços ?
A partir de janeiro de 2022, a Via Verde vai lançar novas modalidades de subscrição. Durante um período experimental, até 31 de março de 2022, o preço não será alterado, podendo escolher a nova modalidade que melhor se ajusta às suas necessidades.
O ajuste de preço só entra em vigor após o final do período experimental, em função do reforço dos benefícios e vantagens que serão incluídos na modalidade Via Verde Mobilidade, para uma experiência de mobilidade ainda mais abrangente, diz a Via Verde. Tem aqui a nova tabela de preços.
Tenho um identificador de compra, vou ter de migrar para outra modalidade?
Há um período de transição gratuito
Os atuais clientes estão a ser transferidos automaticamente para a nova modalidade; se não quiserem, têm de o comunicar por escrito nos próximos 10 dias. Tem abaixo as respostas da Via Verde, na página de internet deles.
O período experimental tem por objetivo dar a conhecer aos clientes todos os serviços disponíveis na modalidade Via Verde Mobilidade, sem aumento de custo e assegurando os pagamentos já efetuados e mantendo-se em vigor as ofertas e os descontos comerciais, se aplicável.
O período experimental decorre entre o 5 de janeiro e 31 de março de 2022. Durante este período, os clientes podem optar por outra modalidade da Via Verde, consoante a sua preferência.
O que acontece depois do período experimental?
No fim do período experimental passam a aplicar-se as condições e preçário das novas modalidades de adesão à Via Verde.
Mantendo apenas as ofertas em vigor até ao momento previsto de cessação (renovação de mensalidades/anuidades), ficando assegurados os pagamentos já efetuados.
Pode, a qualquer momento, alterar a modalidade em que se encontra, através de um dos canais Via Verde disponíveis.
Quais são as novas modalidades de adesão à Via Verde?
As três novas modalidades de adesão à Via Verde entram em vigor no dia 5 de janeiro de 2022 e são as seguintes:
- Via Verde Autoestrada – inclui apenas o serviço de pagamento eletrónico de portagens através do identificador Via Verde;
- Via Verde Mobilidade – inclui toda a oferta de serviços de mobilidade da Via Verde atualmente existentes e que será reforçada com mais ofertas e benefícios para uma experiência de mobilidade mais ampla, a partir de abril de 2022;
- Via Verde Mobilidade Leve – modalidade com oferta idêntica à da Via Verde Mobilidade, mas de utilização ocasional.
Depois do lançamento das novas modalidades, no dia 5 de janeiro de 2022, pode, a qualquer momento, alterar para outra modalidade da sua preferência, através de um dos canais Via Verde disponíveis.
Qual o critério para estas alterações, tendo em conta que existem várias modalidades disponíveis?
O critério para a migração automática do contrato foi o de preservar as condições de acesso aos serviços Via Verde, assim como a periodicidade de pagamento, mantendo ativos todos os serviços aos quais tinha acesso na modalidade anterior:
- De Via Verde Livre Mensal para Via Verde Mobilidade Mensal
- De Via Verde Livre Anual para Via Verde Mobilidade Anual
- De Via Verde Leve para Via Verde Mobilidade Leve
- De Aluguer Anual para Via Verde Mobilidade Anual.
Quanto tempo tenho para me opor a esta alteração contratual?
No âmbito do lançamento e migração automática para as novas modalidades Via Verde Autoestrada e Via Verde Mobilidade tem 10 (dez) dias úteis para se opor.
Mesmo após este prazo de 10 dias úteis, pode, a qualquer momento, alterar de modalidade ou rescindir o seu identificador, através de um dos canais Via Verde disponíveis.
Em alternativa, caso pretenda rescindir antecipadamente à migração automática prevista, deverá comunicá-lo, por escrito, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar da receção da comunicação das alterações.
Não quero a nova modalidade de adesão que me apresentaram, o que posso fazer?
De acordo com a comunicação enviada a todos os clientes em modalidade de subscrição (Leve, Livre e Aluguer Anual), estas modalidades serão descontinuadas, passando a ser disponibilizados apenas novos modelos de subscrição, que permitem aos clientes optar pelo que melhor se adequa ao seu perfil de utilização dos serviços Via Verde.
Após o lançamento das novas modalidades, a 5 de janeiro, poderá, a qualquer momento e de forma gratuita, alterar no site ou app Via Verde para uma das novas modalidades que mais se adeque às suas necessidades.
Em alternativa, caso pretenda rescindir antecipadamente à migração automática prevista, deverá comunicá-lo, por escrito, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar da receção da comunicação das alterações.
Mesmo após este prazo de 10 dias úteis, pode rescindir a qualquer momento, através de um dos canais Via Verde disponíveis.
Tenho de devolver o identificador em caso de não querer a migração automática para as novas modalidades?
Sim. Após comunicação da intenção de rescisão à Via Verde Portugal, o identificador deve ser devolvido no prazo máximo de 30 dias, para que não tenha nenhum custo associado – taxa de depreciação: ver tabela de preços.
A devolução deve ser feita através de correio registado para a seguinte morada:
Via Verde Portugal SA
Departamento de Operações
Quinta da Torre da Aguilha
2785-599 São Domingos de Rana
(Fim das respostas da Via Verde)
Se não disser nada, vai começar a pagar, mesmo que não use os serviços
Em resumo, se quiser continuar a estacionar em parques de estacionamento com Via Verde, vai passar a pagar por ano no mínimo mais 5,88 euros. Avalie se lhe interessa. Se não lhe interessa, vai ter de escrever para a Via Verde nos próximos 10 dias para impedir a transição automática a 5 de janeiro para as novas modalidades.
Depois dessa data também o pode fazer mas a Via Verde está naturalmente a contar com a inércia e preguiça dos seus clientes que, na sua maior parte não farão nada, mesmo que nunca usem esses serviços. Vão ficar a pagá-los só porque sim. Um verdadeiro disparate financeiro. Esta transição devia ser consciente e só com o acordo do consumidor. Nunca automática. Ainda vamos ouvir falar muito disto. Eu pelo menos, vou falar.