Como “ganhei” 5% em apenas uma semana

Escrito por Pedro Andersson

18.08.24

}
4 min de leitura

Publicidade

Aproveita as quedas na bolsa para ganhar dinheiro?

Como sabem, durante décadas fugi de todo e qualquer investimento que não tivesse capital garantido. Fui ensinado pelos meus pais e pela sociedade que “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”, e “que quando a esmola é grande o pobre desconfia” e que “quem tudo quer, tudo perde”. Logo, mais vale estar quieto, certo?

Só aprendi aos meus 45 anos que é possível ter uma visão equilibrada dos investimentos, desde que saibamos o que estamos a fazer. Vou dar-vos neste artigo mais um exemplo de como passei a ganhar dinheiro com o meu dinheiro.

Na semana passada as bolsas caíram – Saio ou invisto?

Muitos portugueses (e não só) assim que se apercebem de uma queda nas bolsas, fogem a sete pés e alguns chegam mesmo, com o pânico, a perder dinheiro.

O que aprendi (e que ensino aos meus filhos) é que – numa perspetiva de muito longo prazo – é nestas quedas que devemos manter e colocar mais capital (se o tivermos, claro).

Já vos expliquei que o produto mais simples das bolsas são os ETF e, especificamente, o SP500 (as 500 maiores empresas dos Estados Unidos). Assisti – como vocês – pelas notícias, que as bolsas estavam com a maior queda dos últimos 2 anos. Pensei logo “Olha, pode ser um bom momento para reforçar os meus investimentos”.

A razão da queda – uma delas – era uma crise no Japão e não estava relacionada (na minha interpretação) com o desempenho efetivo das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, por isso achei que era uma boa altura para reforçar. Optei por um ETF mais específico dentro do SP500 (apenas as empresas tecnológicas do índice), mas podia ter sido no SP500 “original”.

Resultado? Uma vez que aquela queda acabou por ser apenas micro-temporária, em apenas 10 dias estou a ganhar mais de 5%. Se vendesse agora, teria um lucro equivalente (em semana e meia) a 2 anos em Certificados de Aforro. E reparem como as comissões são muito baixas, por este ETF pago apenas 0,15% anual, mais uma comissão de 1 € quando compro e mais 1 € quando vender.

Poderia estar a escrever neste momento que foi uma péssima decisão? Claro que sim! A crise podia ter-se agudizado e estar agora  2 ou 3 anos (ou mais) à espera que recuperasse. Aliás, amanhã posso já ter perdido todo este “ganho”. Recordo que só terei um lucro efetivo no dia e no minuto em que vender essas unidades de participação do referido ETF. Tal como só terei uma perda efetiva se o vender num dia em que esteja com um preço abaixo do que paguei por ele.

Para terem uma ideia de como funcionam estas ferramentas de investimento, deixo-vos aqui um gráfico dos últimos 5 anos do ETF SP500.

Como podem ver, nos últimos 5 anos – apesar da Covid e da guerra na Ucrânia, já cresceu mais de 90%. Com uma pequena parte das suas poupanças pode multiplicar o seu dinheiro dezenas de vezes acima da inflação e contribuir para os seus projetos de futuro a longo prazo, como uma casa ou a reforma. Mas para isso tem de perder o medo do capital não garantido…

Esta tem sido a minha luta nos últimos anos. Nada me move a favor ou contra o mundo dos investimentos e sei que não são para todos. Não ganho nada nem perco nada por partilhar as minhas experiências convosco. Não ganho comissões de ninguém nem tenho ligações a nenhuma empresa. Apenas me move a literacia financeira.

Mas tenho pena que muitos de vocês estejam a perder dezenas de milhares de euros de oportunidades simplesmente por medo do desconhecido. Basta fazer um pequeno esforço para perceber como este tipo de investimentos funciona. Se achar que não é para si, nenhum problema. Somos todos diferentes. NUNCA INVISTA DINHEIRO DE QUE VAI PRECISAR E RENDIMENTOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENDIMENTOS FUTUROS. SÓ INVISTA DEPOIS DE TER O SEU FUNDO DE EMERGÊNCIA.

Mas há milhares de jovens com a vida toda pela frente para multiplicarem o seu dinheiro dezenas de vezes – e assim ter a possibilidade de viverem um pouco melhor – e começam logo a vida a carregar o mesmo medo dos pais (como os meus e eu próprio) de tudo o que não tenha capital garantido.

Fica aqui apenas mais um exemplo para refletirem. Para perder o medo, bastam 100 euros e uma corretora credível à sua escolha. Pelo menos foi assim que comecei.


O novo livro de Pedro Andersson

Para os jovens entre os 16 e os 30 anos

(em pré-venda AQUI)


OS OUTROS 5 LIVROS (Já os leu?)

   

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (9 a 15 de setembro)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

PODCAST | #273 – Há produtos melhores do que os Certificados de Aforro, com capital garantido?

Nos canais do Facebook e do Instagram (já aderiu?) coloquei uma sondagem a perguntar se os Certificados de Aforro eram o melhor produto de poupança com capital garantido. Para minha surpresa, a maioria respondeu que sim. Esta resposta significa que a nossa literacia...

Última hora | Governo volta a anular a descida dos combustíveis, com nova subida da taxa de carbono

Governo aproveita (outra vez) descida dos combustíveis para aumentar valor do ISP Já estamos a ficar habituados: se os combustíveis descem no mercado, o Governo descongela um pouco mais a Taxa de Carbono, que foi congelada em 2021, na altura dos preços muito altos. O...

Plataforma dos Certificados de Aforro já está a funcionar novamente

AforroNet volta a estar operacional após intervenção para proteção de dados O serviço AforroNet já está de novo operacional, depois de ter sido concluída uma "intervenção para a melhoria da proteção dos dados pessoais" durante aproximadamente duas semanas. Segundo uma...

CRÉDITO À HABITAÇÃO | Garantia pública para jovens vai atrasar várias semanas

Beneficiários da garantia pública no crédito à habitação vão ter de aguardar devido a atraso na regulamentação Estava previsto os jovens até aos 35 anos terem 100% de financiamento do crédito à habitação a partir da próxima semana, mas o processo vai ser adiado várias...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (9 a 15 de setembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Sabia que baixaram os impostos para quem quer começar a investir?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Universitários têm consultas grátis de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro

Os estudantes universitários vão poder aceder a consultas de psicologia e nutrição gratuitas a partir do dia 30 de setembro, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas, disse à Lusa a ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes. A medida...

ELETRICIDADE | Qual é a empresa mais barata este mês? (Setembro 2024)

O indexado está mais caro do que o regulado A média de Agosto no OMIE confirmou que pode estar na altura de sair do indexado. O mercado regulado (desde Julho) está mais barato do que o indexado. Como pode ver no gráfico abaixo que atualizo mensalmente desde fevereiro...

Atenção! Fisco e Polícia Judiciária alertam para novas burlas

Esta semana ficou marcada por dois alertas emitidos pela Autoridade Tributária (AT) e Polícia Judiciária (PJ), que informaram os cidadãos de que os nomes de ambas as entidades estão a ser utilizados em novas burlas. A AT, através do Portal das Finanças, alertou que...

Publicidade

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Filipe

    Que plataforma usa para a compra de ETFs?

    Responder
  2. João Lourenço

    Relativamente aos investimentos e sem perceber muito, quais são as corretoras mais credíveis?

    Responder
    • Joaquim Gonçalves

      O credível, vale o que vale. Diria que o mais credível são bancos.

      Responder
  3. Jorge

    Boa tarde
    Acompanho regularmente as suas publicações, recentemente comecei a me interessar pelos ETF, a minha grande dúvida é onde posso consultar as corretoras existentes e credíveis para poder escolher uma com a qual investir ou se através de um banco é possível investir se é mais ou menos seguro a nível de acompanhamento conselhos e comissões, dado que resido no interior há acessos que talvez nas zonas mais urbanas sejam mais fáceis ou haja mais informação.
    Assim, se possível agradeço a sua informação e conselho
    Antecipadamente grato pela sua ajuda

    Responder
    • Joaquim Gonçalves

      O mais credível são bancos. Pode investir em ETFs através de bancos. No entanto os custos normalmente são superiores.

      Responder
  4. Pedro

    Comecei com 10k e a ideia é reforcar durante o ano com irs, premios e subsídios. Chega de ter dinheiro nos bancos (corruptos). Apenas tenho lá um fundo de jeito para qq eventualidade.

    Responder
  5. Joaquim Gonçalves

    Só acrescentar que não se deve ter dinheiro parado à espera destas quedas nos mercados. Andar a tentar adivinhar os mercados, na tentativa de fazer a “melhor compra” é denominado de market timing e está mais do que estudado que normalmente tem maus resultados. Se numa queda de mercados, a pessoa por coincidência tiver algum capital que apareceu sem esperar, aí sim é aproveitar.
    Existe inclusive um estudo financeiro, com a história do Bob (nome fictício), que foi o pior comprador, porque só comprava nos picos dos mercados, e mesmo assim, com um investimento total de 184 mil dólares disperso por por 37 anos, conseguiu ter 1.1 milhões de dólares investindo num fundo de índice de S&P 500.

    Responder
    • André

      Á muitos anos que falo sobre este tipo de investimento a amigos (poucos me ouvem) de fundos passivos indexados a indices. Aconselho primeiro a lerem um livro “o pequeno livro do investidor ” do Jonh C Boglle.
      De seguida convém investigar os vários fundos indexados ao S&P 500 que e hexistem e quais as entidades que os gerem, umas com taxas ligeiramente mais altas que outras, sem dúvida que os melhores ETF são os da Vanguard (é o meu conselho).

      Responder
      • Joaquim Gonçalves

        Já li o livro e também aconselho. E se leu também sabe que é importante reduzir os custos ao mínimo, porque menos dinheiro nos bolsos dos outros é mais dinheiro no nosso bolso. A Vanguard não tem acompanhado os custos de outras gestoras de fundos como a Amundi ou SPDR. Tudo bem que até pode ter menos tracking error em alguns casos, mas está a ficar para trás.

        Responder
  6. Bruno Nunes

    Boa tarde,
    Ja agora queria iniciar-me num investimento destes, que corretora recomendam?
    Porque no google aparecem uma serie delas…

    Obrigado
    BN

    Responder
    • Joaquim Gonçalves

      Vai depender do que pretende. A que tem menos custos no geral é a Trading 212, e também permite comprar ETFs fracionados. A XTB é muito utilizada em Portugal pois emite declaração anual já preparada para a AT, mas tem uma seleção de ETFs bem mais baixa. Tem também a Degiro ou a Interactive Brokers (é a mais sólidas, mas mais complicada na utilização). Há também a opção de bancos, a maioria comercializa ETFs, só que vai ter comissões na compra/venda e custódia de títulos.

      Responder
  7. Maria Pires

    Que corretora usa?

    Responder
    • Sandra S.

      Conforme o Pedro Andersson já referiu anteriormente, usa a Degiro.

      Responder
      • Pedro Andersson

        … e a Trade Republic, XTB, o Activobank, Big, Best, etc. Não tenho nenhuma ligação a nenhuma corretora, ou empresa. Cada um deve ver o que há no mercado, comparar e escolher aquela (ou aquelas) que lhe parecer melhor de acordo com o seu perfil e tipo de utilização 🙂

        Responder
  8. Isabel Oliveira

    Sim, mas neste seu post/artigo , refere concretamente que:”pago apenas 0,15% anual, mais uma comissão de 1 € quando compro e mais 1 € quando vender”, logo penso que é uma específica das que cita, a pergunta é qual, independentemente da avaliação necessária de cada um.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Há centenas de ETF SP500. Deve escolher um das dezenas que encontrar na corretora que escolher.Cada uma tem vários etf do mesmo índice, mas com diferentes condições. Não dá para fazer um comparativo de todos. Na minha opinião as diferenças são quase irrelevantes.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.