O podcast de sempre, agora mais inclusivo!
Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para incluir a comunidade surda, pessoas que – não sendo surdas – têm dificuldades auditivas e, claro, todos os que ainda não perceberam como funcionam os podcasts ou que simplesmente preferem ler. Estamos também a trabalhar a possibilidade de traduzir o podcast para Língua Gestual Portuguesa, mas essa vai demorar mais tempo.
É o seu podcast de sempre, mas a partir de agora pode escolher lê-lo ou ouvi-lo. Aguardo as vossas criticas e sugestões.
Como é que os jovens podem começar da melhor maneira a sua vida financeira?
[Introdução]
[Pedro Andersson]
Olá! Sou o Pedro Andersson, jornalista especializado em finanças pessoais, e aproveito as minhas viagens de carro para falar consigo sobre dinheiro. Faço de conta que vai sentado ou sentada aqui ao meu lado e juntos vamos partindo pedra e aumentando a nossa literacia financeira para termos mais dinheiro ao fim de cada mês e ao fim de cada ano.
Não se esqueça de subscrever este podcast, de partilhar com outros, de acionar o sininho para ser notificado sempre que existir um episódio novo, dê as estrelinhas que entender na plataforma em que estiver a ouvir e assine a newsletter Contas-poupança em www.contaspoupanca.pt.
Hoje vamos falar para os jovens e sobre os jovens. Não sei que idade tem, mas se estiveres a ouvir e tens entre 16 anos e 30 anos, isto é fundamental para ti. Se tiver mais anos do que estes ou tiver filhos, então isto é igualmente importante para que eles tenham o melhor começo possível.
Muito provavelmente vocês estão na mesma situação em que eu estava com essa idade. Ou seja, os meus pais não me ensinaram a lidar com o dinheiro.
Eu simplesmente via-os fazer aquilo que todas as famílias fazem, que é os pais raramente falarem com os filhos sobre dinheiro. Acham que é uma coisa que é só para ser tratada por adultos. Muitas vezes não querem que os filhos tenham conhecimento das dificuldades financeiras dos pais. O objetivo é dar-lhes sempre o melhor possível.
Foi isso que os meus pais fizeram comigo. A escola não me ensinou rigorosamente nada sobre dinheiro. Não aprendi nada sobre finanças pessoais. Comecei a trabalhar aos 23 anos na TSF, como jornalista, com um bom salário para um jovenzinho e, portanto, achava que a vida era simples como a vida dos meus pais, que era ganhar dinheiro, pagar as contas e continuar a viver assim mês a mês, salário a salário.
Depois percebi que não, que a vida pode tornar-se muito mais complicada do que nós pensamos. Bati com a cabeça na parede, percebi que não tinha um fundo de emergência, enfim, e depois nasceu o Contas-poupança.
O meu livro mais recente, o Ganhar Dinheiro foi escrito para pessoas que já têm os seus rendimentos. Aquilo a que eu chamo um salário normal, que é aquele salário que permite fazer algumas escolhas, embora não vivendo desafogadamente. Porque há muitas pessoas que confundem salário normal com um salário mínimo nacional, o salário mínimo nacional não pode ser visto como um salário normal.
Isso é tudo menos normal. É o mínimo. Quando normalizamos o mínimo, estamos mal. Quem ganha o salário mínimo não pode considerar isso normal, tem de sempre esforçar-se para ganhar mais do que o mínimo, senão nunca conseguirá fazer nada de relevante na sua vida. Em termos financeiros, o livro Ganhar Dinheiro foi um sucesso, continua a ser um sucesso. Fico muito feliz por isso.
Mas muitas pessoas, e eu próprio senti também essa necessidade porque sou pai de dois filhos, e na altura em que escrevi este novo livro de que vos vou falar hoje, o meu filho mais novo tem 12 anos e o meu filho mais velho tem 19 anos. E eles também não tiveram nenhuma informação sobre dinheiro na escola. Poderiam ter tido, mas não tiveram.
Há algumas escolas no país em que isso já acontece, mas diria que essas crianças, esses jovens, são privilegiados. Se andam numa dessas escolas, aproveitem bem. Se ninguém fala sobre dinheiro na escola dos seus filhos, eu falaria com o responsável, neste caso com o diretor de turma, e pediria para falarem com a direção da escola, no sentido de que a literacia financeira fizesse parte da disciplina de cidadania, enquanto não é uma disciplina própria.
Então, o que é que decidi fazer também com encorajamento do Rui Couceiro da editora Contraponto e da Cristina Dionísio, que também mais uma vez fez a revisão de todo este livro? Escrevi um livro que vai ter o título de Começa já – Ganhar dinheiro é mais simples do que pensas. Escrevi o como se fosse para os meus filhos.
Isto não é um livro moralista, não é faz o que o teu pai te diz, não é nada disso. Tentei pôr-me na pele dos meus filhos. Tentei pôr-me na minha própria pele quando tinha essa idade, sendo que na altura não havia nenhuma das ferramentas que agora estão disponíveis para os mais jovens. Só para terem uma ideia, nesta semana em que estou a gravar este episódio, houve uma enorme quebra nas bolsas, uma quebra que já não havia há vários anos e o meu filho de 12 anos reforçou o investimento dele num ETF SP 500.
Portanto, falei com ele e perguntei-lhe se com o dinheiro que tinha no mealheiro queria investir e arriscar, sabendo que o dinheiro vai subir, vai descer, se calhar ainda vai descer um bocadinho mais, ou se queria ficar com o dinheiro no banco durante dois ou três anos e ficar com o mesmo valor ou pouco mais. Ele decidiu que queria arriscar e investir e foi isso que fiz com ele.
E agora é engraçado que todos os dias ele me pergunta se está a ganhar ou a perder e digo-lhe que tem de ser paciente. E é com estas estratégias simples, reparem, estamos a falar de 100 euros. Primeiro foram 50 euros e agora nesta queda reforçamos com mais 50 euros e é com estes valores que as crianças devem aprender.
Porque para eles ganhar três euros ou cinco euros sem fazerem rigorosamente nada, é quase como se fosse uma prenda do avô, uma prenda da avó, só que vinda do céu. Do céu entre aspas, enfim, vinda da decisão deles de investir, de arriscar. E depois tento explicar-lhes porque é que sobe e porque é que desce e o que é que devemos fazer quando sobe e o que é que devemos fazer quando desce.
Depois a fiscalidade e os impostos, pronto isso tudo. Eles terão muito tempo para isso, mas é muito importante rodarmos a chave, mudarmos o chip da de nós próprios em primeiro lugar e depois dos nossos filhos para eles terem mais janelas abertas na vida deles.
Então, este livro que vai estar em pré-venda, ou está em pré-venda desde dia 12 de agosto, é um livro para os jovens, como disse no princípio, entre os 16 e os 30 anos. Quer dizer que abrange dois tipos de jovens: os jovens que ainda estão em casa dos pais, alguns deles ainda não sabem o que é que querem ser na vida, não sabem que curso vão escolher. Muito provavelmente alguns nem sequer querem fazer nenhum curso.
E depois para todos aqueles jovens que já estão a trabalhar, já têm rendimentos, alguns já até constituíram família, outros vão constituir família, outros já têm filhos, outros ainda vão ter filhos, mas que estão nesta fase da vida em que são milionários do tempo, em que podem começar a investir muito pouco, deixando passar os meses, deixando passar os anos. Esse valor vai multiplicar-se de uma forma que eles não imaginam.
O problema é que como nunca ninguém nos ensinou o efeito dos juros compostos, remetemos sempre para o futuro, para a nossa pré velhice, a altura de começar a investir e poupar a sério. Temos tendência a pensar que agora ganhamos pouco e que quando ganharmos mais, quando tivermos um salário bom, lá para os 50 anos, aí sim vamos poupar, investir e preparar a reforma.
Esse é o maior erro que qualquer um de nós pode cometer e que foi o erro que eu cometi por ignorância, não foi de propósito. Eu não sabia nada disto, portanto, quero dar-vos aqui um pequeno resumo do que poderão encontrar neste livro, que estará em pré-venda se forem, por exemplo, ao site da Wook, mas vou deixar links também na descrição deste episódio caso queiram espreitar o índice do livro e queiram fazer uma pré-encomenda para quando estiver à venda serem dos primeiros a recebê-lo.
Vou deixar também os links para a Fnac e para a Bertrand. Pode fazer essa pré-encomenda já nesses links e depois receberá o livro em setembro. No dia, ou perto do dia, em que vais estar à venda em todas as livrarias físicas, eventualmente, os primeiros serão autografados. Se se assim entender, ainda não falei com o editor sobre isso, mas foi isso que fiz com o Ganhar Dinheiro e tive muito gosto em fazer isso.
Então, aquilo que quero ensinar aos jovens, como se fossem meus filhos, e quero mesmo o melhor para eles tal como quero para os meus, com base naquilo que aprendi nos últimos 15 anos, é a gerirem as suas finanças pessoais o mais cedo possível, a encararem o dinheiro de uma forma profissional, a aprenderem a fazer um orçamento mensal, a importância de subscrever um PPR o mais cedo possível e como escolher o melhor, em que ferramentas financeiras devem começar a investir, ou pelo menos a explorar, e a perceber como é que funcionam os ETF, os fundos de investimento, as ações, o imobiliário, as criptomoedas, as plataformas em que emprestamos dinheiro às empresas e muitas outras.
O que é que são juros compostos? Como podemos tirar o maior benefício deles? Como fazer o primeiro crédito automóvel? Como fazer o primeiro crédito à habitação? Quais são as obrigações que eles vão ter com o Estado em termos de finanças, em termos de segurança social, como pagar a segurança social, como passar o primeiro recibo verde? Como lidar com o IRS pela primeira vez, os cuidados a ter com o casamento, em muitos casos com o primeiro casamento, infelizmente, e como é que devem falar sobre dinheiro com o futuro companheiro ou companheira?
Vão ter muito, muito que ler e é sobretudo a parte comportamental mais do que financeira que é mais relevante quando falamos de começar bem a nossa vida e quando falamos de dinheiro. Quem é que quero ser? Como é que devo tratar o meu ordenado? Como é que vou criar o meu primeiro fundo de emergência? Como é que posso transformar um orçamento numa espécie de jogo em que deixa de ser um sacrifício para passar a algo que faço com consciência e de uma forma satisfatória porque sei que é para o meu bem?
Explico de uma forma detalhada, como é que funciona cada um dos investimentos que têm à frente na sua vida e, sobretudo, quais são os princípios básicos para aprendermos a falar a língua do dinheiro, que é uma língua universal. A única coisa que muda é, de facto, o câmbio da moeda.
Se repararem o dinheiro funciona exatamente da mesma maneira em todo o mundo, seja em euros, em dólares, em reais, em kwanzas, em ienes, em seja lá o que for, os princípios básicos são sempre os mesmos. Como é que lido com o dinheiro da forma mais racional para o fazer crescer? Como é que posso definir metas na minha vida e como é que escolho a melhor ferramenta financeira para a investir? Que cuidado devo ter com as companhias que tiver e a forma como me influenciam em termos financeiros?
Como vê, isto é tudo o que vou ensinar aos meus filhos e que já comecei a ensinar. O meu filho mais velho já entrou no mercado de trabalho, está no início da carreira dele. O mais novo ainda está na escola e tem ainda o percurso normal da sua infância, mas já estou a ensinar-lhe o fundamento do dinheiro para que, assim que ele precisar de começar a tomar decisões, saiba pelo menos do que é que estamos a falar.
Portanto, esta era a grande novidade que vos trazia no episódio de hoje. Em setembro vai estar à venda este novo livro, que se chama Começa já – Ganhar dinheiro é mais simples do que pensas. Espero que seja o meu contributo para os mais jovens conseguirem ter mais literacia financeira e um futuro melhor.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, criar riqueza – e atenção, não estou a falar de ser milionário –, criar património, ter uma rede financeira que seja constante e que seja razoável pode ser conseguido com salários normais acima de 1000 euros. Acima deste valor já é possível adotar muitas das estratégias de que falo neste livro e que é tudo aquilo que gostaria de ter sabido com os 16 anos, 20 anos, 30 anos, e que nunca ninguém me ensinou.
Está escrito diretamente para eles, não está escrito para os pais ensinarem os filhos, não. Trato aqui estes jovens por tu, como se fossem meus filhos, e com uma linguagem que, na minha opinião, é acessível para cada um deles. E se algum deles não perceber alguma coisa, é só perguntar-me que eu esclareço. Na minha opinião, ler este livro vai permitir-lhes ter o melhor começo.
Se for pai, avô, tio ou amigo de algum jovem, ofereça-lhe este livro, porque estou absolutamente convencido de que pode mudar a vida deles para melhor e numa altura em que podem evitar os erros crassos que os adultos cometem e podem começar da melhor maneira a usar o tempo que têm pela frente.
Se é jovem, se tens esta idade entre os 16 e os 30, espreita este livro, mesmo que não o queiram comprar, vão a uma biblioteca municipal e requisitem. Para mim, mais importante do que comprarem o livro, é lerem o livro e terem acesso a esta informação, porque a maior parte de nós que está a ouvir este episódio não teve acesso a nada disto que agora tento explicar aos jovens portugueses.
Espero que seja mais um contributo para aumentarmos a nossa literacia financeira e sairmos da cauda da Europa para passarmos a ser um país em que, mesmo ganhando pouco, sabemos gerir bem aquilo que temos.
Boas poupanças!
LINKS PARA A PRÉ-VENDA ABAIXO
O livro “COMEÇA JÁ – Ganhar dinheiro é mais simples do que pensas” é destinado aos jovens entre os 16 e os 30 anos. É escrito para eles e não para os pais. Trato-os por tu e tento traduzir o que é complicado de uma forma simples e que eles entendem.
Se és jovem, lê por favor este livro.
Se é pai (ou mãe), avô ou tio, ofereça-lhes esta “prenda” que pode dar-lhes o melhor começo financeiro possível. Coisa que nós não tivemos.
Estou absolutamente convencido que este livro pode mudar a vida de dezenas de milhares de jovens simplesmente por evitarem a maiores armadilhas em que nós adultos caímos, e a multiplicar o seu dinheiro, mesmo que seja pouco.
Estima-se que cada euro investido por volta dos 20 anos representa 80 na altura da reforma. Ajude-os a não perderem tempo. Têm de começar já!
NOVO LIVRO
Tem aqui os links para a pré-venda:
WOOK
https://bit.ly/Livro_Começa_já
https://www.wook.pt/livro/comeca-ja-pedro-andersson/30129791?a_aid=591048d86d39d
Bertrand
https://www.bertrand.pt/livro/comeca-ja-pedro-andersson/30129791
FNAC
https://www.fnac.pt/Comeca-ja-ganhar-dinheiro-e-mais-si-Pedro-Andersson/a12037188
Os primeiros 1.000 livros serão autografados (sem garantia de que isso aconteça no seu caso porque vão esgotar rapidamente).
Recebe o livro em sua casa a partir do dia 12 de setembro.
Boas poupanças!
ENVIE A SUA PERGUNTA EM ÁUDIO PELO WHATSAPP 927753737
Ao deixar a sua pergunta está a autorizar que ela seja utilizada publicamente. O objetivo é que a resposta seja útil não apenas para si, mas para todos os outros que nos escutam.
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Boa viagem e boas poupanças!
Um livro com 5 passos simples que vão mudar a sua vida
Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.
Parabéns Caro Pedro, pelo seu livro, estava a fazer falta aqui em Portugal.
Ja encomendei na Wook o livro, eu tenho 3 filhos de 19,16 e 13 anos para eles lerem, eu também .
Tenho aqui uma pergunta, Já invisto desde há um ano para cá, tenho 49 anos e o meu marido 52 sempre fomos poupados e temos FE de 12 meses e somente o credito a habitação com a taxa de bancario, que é 65% da taxa de cedencia do BCE, neste momento 2.78%. Gostava que me ajudasse a dar argumentos para o meu marido investir, diz que em novo perdeu dinheiro com acçoes e por isso agora não quer nada com risco, temos Certificados de Aforro e tem PPR seguros. Já lhe falei na inflação( sou formada em Economia) mas diz que o dinheiro dele que lhe custa a ganhar não é para isso!
Obrigada pelo seu excelente trabalho.
Obrigada pela ajuda