A Ana Cavaco pergunta como pode perder o medo de investir. É um medo típico dos portugueses, que os impede de criar riqueza. O que me faz alguma “confusão” é que a Ana é empresária e por isso está habituada ao risco e à instabilidade nos rendimentos, mas quando falamos do nosso dinheiro as coisas mudam logo de figura. É como se fôssemos pessoas diferentes.
O que é que os investimentos têm em comum com o ir à praia? Ouça este episódio e veja se alguma das dicas o podem ajudar a vencer esse medo.
“Vamos a contas” são episódios “bónus” a meio da semana, em que respondo de forma mais breve às vossas perguntas simples e diretas. Não há perguntas demasiado básicas. Se não sabe, pergunte!
O pior que pode acontecer é não saber alguma coisa sobre finanças pessoais, ter vergonha de perguntar, e tomar decisões erradas (ou nunca decidir) por causa dessa falta de informação.
ENVIE A SUA PERGUNTA EM ÁUDIO PELO WHATSAPP 927753737
Subscreva a Newsletter “Contas-poupança”, para não perder nenhuma dica
Subscrever
*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies
Ao deixar a sua pergunta está a autorizar que ela seja utilizada publicamente. O objetivo é que a resposta seja útil não apenas para si, mas para todos os outros que nos escutam.
Partilhe este podcast com os seus amigos. Juntos, vamos conseguir vencer mais esta crise.
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Boa viagem e boas poupanças!
Um livro com 5 passos simples que vão mudar a sua vida
Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.
“Quem se pode sentar e aconselhar” normalmente vai aconselhar aquilo que é lhe é conveniente, ou porque recebe uma comissão ou tem algum
interesse no produto financeiro. Vai ser difícil haver alguém isento sem segundas intenções, especialmente se for um profissional. Irão sempre aconselhar algo que lhes renda uma choruda comissão, e não propriamente aquilo que é melhor para o cliente.
Deve sempre fazer o seu trabalho de pesquisa, investigar, estudar e tomar as suas próprias decisões. O dinheiro é seu, e ninguém o vai gerir melhor. Investiu num PPR e o mesmo desvalorizou, é normal que isso suceda. Em 2022 a grande maioria dos PPR desvalorizou. Tem de aprender a viver com essas alterações no capital investido. Investimentos a longo prazo vão diluir esse risco. Não sei o PPR que subscreveu, e infelizmente há muitos PPRs péssimos, com rentabilidades mixurucas, mas qualquer PPR vai ter flutuações no capital mais ou menos dependendo da classe de risco. Dinheiro parado no banco é que não. Quanto muito pode colocar em depósitos a prazo e contas poupança com juros capitalizáveis.
Se for para investir num ETF S&P 500 sugiro o ISIN IE000XZSV718. Convém é verificar se não existe sobreposição de ativos com outro investimento que possa ter