PodTEXT Vamos a Contas | Estou a pagar demais na fatura de eletricidade?

Escrito por Inês de Almeida Fernandes

25.05.24

}
7 min de leitura

Publicidade


Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica

Subscrever

*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies


Será que está a pagar mais de eletricidade do que era preciso?

[Introdução]

[Pedro Andersson]

Olá! Sou o Pedro Andersson, jornalista especializado em finanças pessoais e este é o Vamos a Contas, um episódio bónus, especial e semanal do podcast Contas-poupança.  Respondo às vossas perguntas em áudio que enviaram para o número do Whatsapp 92 775 37 37. A sua pergunta é muito importante! Vamos à dúvida desta semana?

[Ouvinte do podcast]

Boa tarde, Pedro. Tenho uma dúvida na leitura da minha fatura da luz. Há uma mensagem que diz o seguinte: se optasse pela tarifa regular pagaria pelo mesmo consumo menos sete euros e uns cêntimos. Isto é o mesmo que dizer que se eu fosse cliente da SU Eletricidade pagaria menos esses sete euros? Obrigada!

[Pedro Andersson]

Olá! Muito obrigado pela pergunta. Ora, a eletricidade é um dos temas incontornáveis aqui no Contas-poupança, porque todas as pessoas em Portugal pagam eletricidade, a não ser aquelas que vivem como se costuma dizer, fora da rede. Como as pessoas que vivem num monte e têm painéis solares e, portanto, não precisam da rede de eletricidade para nada, mas diria que 99,9% da população precisa de ter um contrato de eletricidade e é uma despesa constante e mensal.

Esta pergunta faz todo o sentido porque se trata de uma forma muito simples de perceber se está a pagar a mais ou não pela sua eletricidade. A resposta é: isso mesmo! Ou seja, todas as faturas de todas as empresas em Portugal são obrigadas, à exceção de quem já está no mercado regulado, que é a empresa SU Eletricidade, todas as outras empresas são obrigadas por lei a ter um parágrafo que normalmente vem em letras muito pequeninas, mas está na sua fatura.

Garanto-lhe que está na sua fatura, só tem de ir ao seu telemóvel, ao seu tablet, ao seu computador ou ao seu correio na sua fatura em papel e vai encontrar uma frase que diz mais ou menos a mesma coisa. Ou seja, essa frase diz algo do género que se estivesse no mercado regulado, ou seja, na SU Eletricidade, pela mesma fatura pagaria menos um determinado valor ou mais um determinado valor.

No caso desta ouvinte do podcast, pouparia sete euros simplesmente por estar na empresa do mercado regulado. Portanto, veja bem a sua fatura e encontre este parágrafo a que eu costumo chamar a brincar o parágrafo mágico, porque é aquele que lhe diz se está a desperdiçar dinheiro ou não. Agora o caso é mais grave do que isso, porque eu já falei com esta ouvinte e ela própria admitiu que isto é a preguiça, a inércia, deixamos passar o tempo e, de facto, está a perder dinheiro há muitos meses ou se calhar até anos.

É verdade. Pare com essa preguiça e mude se a sua fatura lhe diz que é mais barato no mercado regulado, que é a antiga EDP, aquela mais antiga de todas, ainda antes da EDP Universal e etc., portanto, é dessa empresa que estamos a falar e não há empresa mais segura em Portugal do que a SU Eletricidade.

Se diz que pagava menos se estivesse nessa outra empresa, está à espera de quê para mudar? Não me vai dizer que tem medo de mudar para a empresa de eletricidade do Estado. Isso não faz sentido. Mas aquilo que lhe quero dizer é, já que vai dar um passo, dê um passo como deve ser no sentido da poupança.

Ou seja, se estaria a poupar se mudasse para SU Eletricidade, que é o serviço universal, é o mercado regulado, mais vai poupar se em vez de estar a mudar aos tropeções, se mudar já para uma empresa que faça muito mais barato do que os 16 cêntimos do mercado regulado. Portanto, esta ouvinte para poupar sete euros por mês mudando para o regulado é porque deve estar a pagar para aí 19 cêntimos por quilowatt/hora, o que é uma brutalidade.

Já agora deixem-me dizer-vos que o valor mais alto que encontrei nos últimos tempos não foi sequer na EDP, foi na Galp. Portanto, era uma cliente da Galp que estava a pagar 21 cêntimos por quilowatt/hora. É um valor inimaginável, sobretudo sendo esta senhora de quem vos estou a falar uma pessoa com dificuldades financeiras.

Uma mãe solteira, portanto, uma mãe solteira com dificuldades financeiras e a pagar o valor mais caro, ou dos valores mais caros, da eletricidade que há em Portugal? Isto faz-me uma enorme confusão. Essa pessoa já ajudei, já mudou para uma empresa muito, muito mais barata e mudou o gás também para o mercado regulado, que é também o mais barato. A situação dela já está resolvida.

Agora, não posso eu ou qualquer outra pessoa, podemos resolver os problemas de dez milhões de portugueses, não é? Tem que ser você a tratar do da sua própria situação. O que lhe quero dizer é que, sendo que pouparia sete euros por mês no mercado regulado, e estando o mercado regulado a 16 cêntimos, o que lhe quero dizer é que encontra facilmente empresas em Portugal mais baratas.

Basta ir ao simulador da ERSE e vai encontrar empresas que fazem, por exemplo, 13 cêntimos ou 14 cêntimos por quilowatt/hora. E já nem falo do mercado indexado, dos tarifários indexados, em que consegue sete ou oito cêntimos por quilowatt/hora na altura em que estou a gravar este este episódio do podcast.

Portanto, pegue no exemplo desta ouvinte, ganhe coragem para mudar de empresa de eletricidade e vá procurar essa tal linha mágica, esse tal parágrafo mágico, que lhe diz se está a desperdiçar dinheiro todos os meses ou não.

Muito obrigado por acompanhar este podcast! Continua a ser um dos mais ouvidos no país. Muito obrigado por estar aí desse lado. Não se esqueça de subscrever este podcast na plataforma em que estiver a ouvir e dê as estrelinhas que entender. Acione o sininho das notificações para ser avisado sempre que existir um episódio novo, normalmente às segundas-feiras às 7 da manhã, e às quartas-feiras com este Vamos a Contas com as vossas perguntas que podem enviar em áudio para o número do Whatsapp do Contas-poupança, que é o 92 775 37 37.

Boas poupanças!

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Boa viagem e boas poupanças!


Um livro com 5 passos simples que vão mudar a sua vida

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

   

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Apanhei um Uber… e o motorista “ganhou” 4.797 euros

Uma viagem que deu lucro... Apresento-vos o José Silva. É condutor de Uber. O meu carro (um GOLF IV que tem 22 anos e está aí para as curvas) foi pintado todo de uma ponta à outra e ficou pronto hoje. Chamei um Uber para o ir buscar à oficina. Assim que entro no Uber,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #248 – Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? (A pergunta do João Paulo)

Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? O João Paulo este ano quase que pagou IRS em vez de receber reembolso. Ele está preocupado com o ano que vem, porque tem feito muitas horas extraordinárias. Uma das possíveis estratégias dele é amortizar o crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (10 a 16 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Nova versão do Cartão de Cidadão já está disponível

Cartão de Cidadão é agora mais tecnológico e seguro A nova versão do Cartão de Cidadão, anunciada em março ainda pelo anterior governo, está oficialmente disponível a partir desta terça-feira. As alterações estão em linha com a mais recente legislação europeia e com...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Maio de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #43) Maio foi o melhor mês de sempre na soma dos meus 10 PPR. Até ao momento tenho uma valorização de quase 11%. Não consigo neste momento fazer uma conta exata ao juro anualizado ao longo destes 3 anos porque subscrevi...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Junho de 2024)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Em Junho, o preço do gás natural no mercado regulado continua a ser o mais barato em Portugal. Chega a ser quase metade em relação às marcas mais caras. Está a aproveitar esta poupança? As grandes empresas este mês baixaram...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.