TOP 10 | Qual a marca de COMBUSTÍVEIS mais barata esta semana? (20 a 26 de maio)

Escrito por Pedro Andersson

22.05.24

}
6 min de leitura

Publicidade

Quem subiu e quem desceu os preços esta semana

A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço “justo”) uma descida de 1 cêntimo/l no gasóleo simples e de 1,1 cêntimos na gasolina simples. Será que as várias marcas seguiram essa tendência ou adotaram outras estratégias?

Ao verificar as minhas “amostras reais”, apercebi-me que esta semana – mais uma vez – as várias marcas tiveram comportamentos diferentes.

No caso do Diesel, o posto da GALP que acompanho surpreendeu-me com uma descida de 5 cêntimos (sim, 5 cêntimos!) e o Intermarché, pelo contrário, em vez de descer 1, subiu 2 (para ficar igual ao Auchan), mantendo-se, no entanto, como o mais barato.

Na gasolina, novas surpresas: a GALP também desceu quase 5 cêntimos e o Intermarché, em vez de descer 1 cêntimo, subiu 1 cêntimo. Os outros, ou mantiveram, ou só desceram metade do previsto. A BP manteve o mesmo preço da semana passada e o Auchan desceu 1 cêntimo. Tem o gráfico abaixo.


Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica

Subscrever

*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies


Como sabem, os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), e cada posto faz os seus próprios preços e a variação é enorme entre o Norte e o Sul e o litoral e o interior do país.

Apesar disso, decidi fazer uma tabela classificativa semanal, depois de fazer os TOP 10 mensais da eletricidade e do gás. Assim, todas as semanas vou fazer um comparativo com os preços reais das várias marcas de combustíveis para ter noção da forma como cada marca constrói os seus preços. 

Os meus critérios são simples: 

  • Combustíveis simples (gasolina e diesel). Estes combustíveis são supostamente exatamente iguais em todas as marcas (Os hipermercados e as Premium). Portanto, estou a comparar o mesmo produto.
  • Os mesmos postos. Na impossibilidade de comparar todos os postos do país, escolhi – após analisar o comportamento de várias dezenas de postos ao longo de várias semanas – um posto que eu considero representativo de cada marca. Estão todos no mesmo distrito (Lisboa) e no mesmo concelho. Não os vou divulgar para não haver a tentativa de alguém tentar falsear os resultados. E se me aperceber de comportamentos estranhos, mudarei o posto.
  • Os preços da DGEG. Uso como base deste “estudo” os preços atualizados na página “Preços dos combustíveis”, da Direção-Geral de Energia e Geologia. Os proprietários dos postos são obrigados por lei a atualizar preços na página sempre que fizerem alterações. Comparo os preços nas mesmas datas.

Os preços na semana de 20 a 26 de Maio

Estou a comparar os preços dos mesmos postos de combustível (sem eles saberem) desde final de Março.

As marcas que estou a comparar são:

  • GALP
  • BP
  • SHELL
  • CEPSA
  • REPSOL
  • PRIO
  • Oz
  • Intermarché
  • Auchan

Esta semana os preços reais que verifiquei (já após as subidas e descidas previstas para segunda-feira) foram os seguintes.

Gasóleo simples

Face a estes preços, a minha análise é a seguinte:

De acordo com a previsão da ERSE (Preço eficiente), os preços do gasóleo deveriam descer esta semana 1 cêntimo (de 1,581 € para 1,571 €).

A Galp, BP, Cepsa e Prio desceram mais do que 1 cêntimo, e o Intermarché aproveitou para subir para ficar igual ao Auchan. Deve ter percebido que estava “demasiado” barato face à concorrência.

O Intermarché só muda os preços à terça-feira à tarde e o Auchan faz a alteração no domingo (véspera) às 23 horas. Os restantes mudam à segunda-feira.

A diferença entre o mais caro e o mais barato, a BP e o Intermarché (após as descidas de ambos), esta semana é de 11 cêntimos por litro.

NOTA IMPORTANTE: No caso dos combustíveis simples, se o consumidor tiver um desconto de 10 cêntimos por litro com cartões ou cupões, todos acabam por ter mais ou menos o mesmo preço. Sem descontos (quem não tem ou não liga) está a desperdiçar centenas de euros por ano se abastecer nas marcas mais caras.

Gasolina simples

No que diz respeito aos preços da gasolina, a ERSE estima que os preços deveriam baixar 1,1 cêntimos por litro.

Só a GALP desceu muito mais do que o previsto: menos 4,5 cêntimos. O soutros desceram o previsto ou só metade (-0,5 cêntimo)

Em resumo, estas são as minhas conclusões:

A Galp esta semana (pode ter sido pontal) decidiu destacar-se da concorrência da BP e da SHELL. Continuam a ser as 3 mais caras no país, mas a GALP menos 4 ou 5 cêntimos (no posto que estou a acompanhar).

Esta semana a diferença em relação às mais baratas é de 12 cêntimos. Se tiver descontos de 10 cêntimos, terá de avaliar se compensa a diferença.

As marcas mais baratas, quer no gasóleo, quer na gasolina, são os hipermercados Auchan e Intermarché, e a Cepsa. A Prio tem uma estratégia diferente de preços em relação ao aditivado deles, que chega a ser mais barato do que o combustível simples. Pode fazer a diferença nestes resultados. 

Repsol e Oz continuam a acompanhar os preços “normais” da ERSE.

A evolução dos preços semana a semana

Nestes dois gráficos pode acompanhar o comportamento dos preços de cada marca em relação à concorrência. Como poderá verificar, os grandes fazem marcação cerrada uns aos outros, muito acima do preço médio. Na linha amarela, verificará o comportamento “desviante” da Galp (que desceu) e do Intermarché (que subiu).

As marcas mais baratas, fazem exatamente a mesma coisa, com algumas variações de décimas, mas com valores muito mais baixos.

Em conclusão, há 3 campeonatos que devemos seguir com o máximo interesse.

Há os 3 grandes: Galp, BP e Shell que são sempre os mais caros.

Há 3 marcas no meio da tabela: Prio, Repsol e Oz, com preços “normais”.

Há 3 marcas muito mais baratas: Auchan, Intermarché (e outros hipermercados que não existem no concelho que analiso) e a Cepsa .

Há, obviamente, mais marcas, mas vou acompanhar estas nesta primeira fase porque acho que são as mais relevantes.

Relembro que as minhas “experiências” não são patrocinadas por ninguém e sou completamente isento nestas análises. Com estas informações faz o que entender. O que eu gostava era que ler estes artigos o encorajasse a fazer as suas próprias contas para gerir de forma inteligente o seu dinheiro. Em todas as áreas. Nos combustíveis também.


Um livro com 5 passos simples que vão mudar a sua vida

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

   

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Apanhei um Uber… e o motorista “ganhou” 4.797 euros

Uma viagem que deu lucro... Apresento-vos o José Silva. É condutor de Uber. O meu carro (um GOLF IV que tem 22 anos e está aí para as curvas) foi pintado todo de uma ponta à outra e ficou pronto hoje. Chamei um Uber para o ir buscar à oficina. Assim que entro no Uber,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #248 – Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? (A pergunta do João Paulo)

Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? O João Paulo este ano quase que pagou IRS em vez de receber reembolso. Ele está preocupado com o ano que vem, porque tem feito muitas horas extraordinárias. Uma das possíveis estratégias dele é amortizar o crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (10 a 16 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Nova versão do Cartão de Cidadão já está disponível

Cartão de Cidadão é agora mais tecnológico e seguro A nova versão do Cartão de Cidadão, anunciada em março ainda pelo anterior governo, está oficialmente disponível a partir desta terça-feira. As alterações estão em linha com a mais recente legislação europeia e com...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Maio de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #43) Maio foi o melhor mês de sempre na soma dos meus 10 PPR. Até ao momento tenho uma valorização de quase 11%. Não consigo neste momento fazer uma conta exata ao juro anualizado ao longo destes 3 anos porque subscrevi...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Junho de 2024)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Em Junho, o preço do gás natural no mercado regulado continua a ser o mais barato em Portugal. Chega a ser quase metade em relação às marcas mais caras. Está a aproveitar esta poupança? As grandes empresas este mês baixaram...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Fernando dos Santos Barbosa

    Hoje, 22.05.2024, constatei que a gasolina simples no Auchan do Barreiro (N10- Coina) tem o preço Lt de € 1,669 e na BP no Seixal (junto à estação do Fogueteiro) o seu valor Lt é de € 1,834, seja, uma diferença de € 0.165 Lt.
    Tenho vindo a acompanhar semanalmente estas duas bombas (resido perto de ambas) e nestas últimas semanas a diferença neste combustível é sempre de 16, 17, e até 18 cêntimos Lt.
    Cumprimentos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.