Dia Internacional e Noite dos Museus promovem atividades grátis
Se ainda não tem planos para sábado à noite, o Contas-poupança dá-lhe uma sugestão gratuita de atividades que pode fazer sozinho, em família ou com amigos, um pouco por todo o país. Amanhã, dia 18 de maio, assinala-se o Dia Internacional dos Museus, que este ano coincide também com a Noite Europeia dos Museus e, por isso, mais de 250 atividades – a sua grande maioria totalmente gratuitas -, vão estar disponíveis em dezenas de museus do país, de acordo com a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).
Com base nas celebrações destas duas iniciativas, a MMP lançou o desafio aos 38 museus e monumentos nacionais e aos 169 espaços museológicos que fazem parte da Rede Portuguesa de Museus, para se associarem às comemorações com atividades como visitas guiadas e temáticas a exposições, espetáculos de teatro, circo, dança, música, oficinas e palestras, entre outras iniciativas disponíveis para públicos de todas as idades. Até agora, o programa já soma 258 atividades que envolvem mais de 70 museus e monumentos de todo o país.
Como este ano o Dia Internacional dos Museus coincide com a Noite Europeia dos Museus, os espaços culturais vão estar abertos a visitantes em período noturno, participando das múltiplas atividades que estão programadas. Além disso, ainda de acordo com o MMP, a entrada nos 38 museus, monumentos e palácios nacionais que a entidade tutela é gratuita.
As atividades são diversas e espalhadas por todo o país. Em Braga será possível assistir a concertos/recitais que associam a música ao património e no Museu dos Biscainhos, no Porto, há uma “Visita à noite e com lanternas”, que é também uma das propostas do Museu Nacional de Soares dos Reis.
No Mosteiro de Leça do Balio será exposta pela primeira vez ao público a obra “Descida da Cruz”, do pintor português Domingos Sequeira e no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, a música está garantida pelas mãos de Gerardo Rodrigues, pianista. No Museu Nacional de Conímbriga pode assistir a uma apresentação de comunicações no contexto de trabalhos de mestrado e doutoramento desenvolvidos naquele museu.
Em Leiria, o Mosteiro de Alcobaça vai apresentar um ateliê intitulado “Uma viagem pelo tempo: como é ser monge?”, às 10h30, para dar a conhecer uma parte importante do monumento, o Scriptorium, onde os monges copistas produziam os livros medievais. Em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga vai organizar uma visita-jogo destinada às famílias, relativa ao “Retrato de um artista: a arte de Domingos Sequeira”.
Durante a Noite Europeia dos Museus, às 21h30, no antigo ateliê do pintor José Malhoa, na Casa-Museu Anastácio Gonçalves, estará a decorrer uma noite musical e literária do século XX, organizada pelo Movimento Patrimonial para a Música Portuguesa.
O Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, vai ter visitas guiadas às “Galerias da Amazónia”, entre as 19h00 e as 20h00, em que o público pode ter acesso às coleções das culturas amazónicas, que contam com mais de 1700 objetos que representam 37 povos indígenas.
Em Beja, o Museu Rainha D. Leonor, vai organizar o “Museu na Rua” através de oficinas e na Madeira, no Funchal, o Museu Quinta das Cruzes vai ser palco de um baile oitocentista.
GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina
Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.
0 comentários