PODCAST | #175 – Dá trabalho (e vale a pena) mudar de empresa de eletricidade?

Escrito por Pedro Andersson

03.07.23

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2 min de leitura

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Mudar de empresa de eletricidade dá muito trabalho – Será verdade?

Julho vai ser um mês de grandes cambalhotas nos preços da eletricidade. Prepare-se para grandes aumentos na fatura da luz e tenha em atenção que a “culpa” não é das empresas, é do aumento das TAR (Tarifas de acesso à rede) decidida pela ERSE. Decidiram que estavam a dar descontos a mais.

Aconselho-vos há anos a mudar de empresa de eletricidade sempre que encontrarem mais barato, mas há centenas de milhares de portugueses que insistem em pagar um “balúrdio” todos os meses simplesmente porque não se querem dar ao trabalho de mudar para outra empresa.

Uma ouvinte do podcast acha que eu estou a ser simplista demais e que não é assim tão simples. Permitam-me não concordar, e explico porquê. Sim, é MESMO simples. Só não poupa quem não quer.

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25 Comentários

  1. LP

    Confesso que fui “acomodada” em não ter saído da SU neste primeiro semestre de 2023 (apesar de ter notado uma visível redução da fatura mensal deste que saída EDP Comercial desde Nov de 2022), mas ao entrar no simulador da ERSE este mês, o mercado indexado deixou de ser opção. Enfim! Mas devemos manter-nos ativos na preservação das nossas finanças pessoais.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ate ao momento ainda compensa o indexado face á SU… Mas nao sabemos ate quando 🙂

      Responder
      • Marília Mendes

        Caro Pedro Andersson:
        Há anos que sigo as suas sugestões e, por isso, lhe estou muito grata; ganho sempre com aquelas que me interessam. Fui cliente de energia Endesa e, assim que o meu Amigo deu o alerta, transferi-me para a GoldEnergy, protocolo ACP. Zero trabalho e só ganhos. Tal como o Pedro, faz-me “frenicoques” quem não se mexe para poupar com nenhum trabalho!… Cumprirei 82 dentro de dias e, para mim, a Vida continua a ser desafiante e diariamente adaptativa. Saúde, êxitos e bué de paciência e persistência na senda da informação e formação financeira. Muito obrigada.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Obrigado Marília. Não perca esse espírito jovem :).

          Responder
  2. Luís Araújo e Gama

    Olá Boa Tarde Caro Pedro Andersson
    Costumo segui-lo sempre que posso, inclusivé sou cliente de energia indexada graças a si, no entanto penso que não é tão fácil mudar de fornecedor como dá a entender, falo por mim.
    continua a ser necessário digitalizar e enviar documentos, penso tb existir algumas dificuldades em se efetivar a anulação do contrato por parte do operador cessante( eu tratei do meu e do da minha Mãe e ela como houve um mês que se esqueceu e pagou fora do prazo como a ultima fatura apesar de estar tudo em dia apresentou juros de nora recusaram anular o contrato por existirem dividas, o que que tive que apresentar provas e justicações.
    Ou seja, não é um dificílimo mas ainda tem as suas voltas o que poderá desmotivar muitos.
    Desculpe esta achega , de uma experiência própria, e um Grande Abraço

    Responder
    • Pedro Andersson

      E faz muito bem… Todas essas experiências são importantes. Quando me refiro à facilidade é nas situações em que não há outras situações paralelas para resolver. A questao é que se nao correr bem, pode sempre ficar como está. Nao podemos é ter medo de mudar. Por opção sim, por medo nao.

      Responder
    • JRJordao

      Há experiências muito diferentes, dependendo da empresa e se calhar da sorte/azar.
      Em janeiro aderi à Luzboa online em 15 minutos. Envio de fotos cartão cidadão e fatura para comprovar morada pelo site.
      Em junho aderi à Goldenergy por telefone, com mudança de titular, em 15 minutos. Envio de fatura para comprovar morada por whatsapp.
      Tenho as faturas todas em formato digital e pagas por débito direto. Apesar de ter leituras automáticas, fiz envio manual de leitura no dia em que confirmei a adesão.

      Responder
  3. Jorge Paulo Silva

    Sr. Pedro ,
    Estava na Luzboa até dia 30 de junho. Mudei para a Goldenergy ..no sábado…Hoje, dia 3 já estou na Goldenergy porque sou associado da ACP há 10 anos. DEMOREI 4 minutos. SIMPLES, FÁCIL..TRABALHO..ZERO
    Atenciosamente
    Jorge Silva

    Responder
    • Pedro Andersson

      Isso mesmo! É assim mesmo que se faz. Agora é reoerir em todas as suas despesas mensais:)

      Responder
  4. PauloS

    O simulador da ERSE está ao rubro, desaparecem ofertas, aparecem ofertas, depois estão em 3º lugar, passam para a segunda folha de procura. Em que ficamos? Quando é que estas empresas fecham definitivamente a oferta que têm? A ERSE não pretende os preços estabilizados? Intervenham. As alterações saíram a 1 de Julho, meus amigos (empresas fornecedoras de eletricidade), façam as condições/preços, andam a ver a oferta do vizinho e reajustam?!?!?!? Isto em vez de mercado de eletricidade parece mais venda de tapetes.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. É mesmo assim… Estao a ver a concorrência e a adaptar-se. Esoere uns dias…

      Responder
  5. VITOR BARBOSA

    No simulador da ERSE a LUZBOA ainda aparece com tarifário anterior a 01 de julho(!!): taxa de potência de 0,1691 €/kWh, em vez de 0,2398…..

    Responder
  6. RCCSeixas

    Boa tarde, sr Pedro Andersson. Muito lhe agradeço as suas prestimosas chamadas de atenção. No que se refere agora à GoldEnergy, é estranho que no site não refira nada do acordo do desconto proporcionado a sócios do ACP.
    Cumprimentos

    Responder
    • JRJordao

      No fundo da página https://goldenergy.pt/ está uma referência à parceria ACP.
      A maior publicidade a esse tarifário é feita pelo ACP, como vantagem de sócio.

      Responder
  7. Paulo Borges

    Boa tarde, venho reforçar que se poupa mesmo, apenas mudei para o tarifário indexado em Maio e já poupei 100 euros.
    Obrigado pela dica.
    Cumprimentos e boa continuação de partilha dos assuntos financeiros

    Responder
  8. Bruno

    Boa tarde,

    Entrei em contato com a GoldEnergy, depois de ter solicitado a adesão da ACP no dia de ontem.
    Hoje já tinha o nº de cliente da ACP, e foi só mencionar esse facto no momento da adesão à GoldEnergy.

    Fui cliente da GoldEnergy antes de ter mudado para o tarifário indexado na luz, mas já não tive a sorte de apanhar a campanhã dos 20+20+20 que tanto foi comentado.

    Por agora, resta-nos aproveitar este tarifário da ACP+GoldEnergy e aproveitar para referenciar amigos, porque também existem descontos (10€ para os novos clientes e 20€ para quem enviou/partilhou o código).
    Os 10€ já dão para abater no valor anual da subscrição da ACP.

    Cumprimentos

    Responder
    • Manuel

      Olá,

      Muito interessante, este canal, deveras informativo e explicativo.

      Bom achado.

      Responder
  9. Bruno Pedrosa

    Caro Pedro,

    Acabei de mudar de operadora de eletricidade. Como a data de saida foi diferente da data de fim do periodo de faturação, foi me emitida uma fatura para os dias restantes. O problema é que me foi cobrada a taxa audiovisual e da DGEG nessa fatura dos dias restantes, ou seja, paguei duas vezes, pois na nova operadora foi novamente cobrado. Como não tenha todas as faturas para trás fica dificil argumentar e cada operadora diz para falar com a outra. Para a próxima tenho de ter atenção à data de troca de operadora para ser no fim do periodo de faturação e evitar estes custos.

    Cumprimentos,
    Bruno Pedrosa

    Responder
  10. Nuno

    Boa tarde,
    Não consigo encontrar os valores da potência contratada no acp/goldenergy. Alguém sabe o link direto? Eles só falam no tais 8 cent. Muito obrigado

    Responder
  11. Bruno

    Boa tarde Nuno,

    Só consegui ver essa informação no contrato que recebi ao fazer a nova adesão (ACP/GoldEnergy).

    Valor do kWh = 0,0836 €/kWh

    Potência 3,45KVA
    Simples /bi-horário = 0.1986€

    Potência 4,6kVA
    Simples/bi-horário = 0.2653€

    Potência 5,75kVA
    Simples/bi-horário = 0.3246€

    Potência 6,9kVA
    Simples/bi-horário = 0,3763€

    Responder
    • Nuno

      Bruno,
      Muito obrigado pelo esclarecimento. 6,9 tem um preço alto. São 11 euros e picos sem IVA por mês. Para quem tem consumos altos compensa pelo valor do kW.
      Abraço

      Responder
  12. Bruno

    Afinal em https://descontoluz.acp.pt/ na secção “QUESTÕES FREQUENTES”, pode encontrar a tabela logo na primeira questão “Tarifário ACP Goldenergy em vigor”.

    Cumprimentos

    Responder
  13. Zé

    Boa noite.

    Antes de mais, excelente episódio! Sou mais um dos “acomodados” que finalmente se vai mexer e trocar de empresa de eletricidade sempre que se justificar.

    No entanto, como é a primeira vez que o vou fazer, tenho uma dúvida. Quando diz que convém dar as contagens de fecho e de abertura, não percebi em que dia tenho de o fazer nem onde o tenho de fazer (vou dá-las a quem e através de onde?).
    Além disso, o meu contrato de eletricidade está em regime de autoconsumo, pelo que as leituras são registadas automaticamente. Mesmo assim, tenho de dar as contagens de fecho e de abertura?

    Obrigado desde já.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Basta fazer essa pergunta da data e como na sua empresa. Faça tudo certinho para nao ter surpresas desnecessárias.

      Responder

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