Aprenda finanças pessoais gratuitamente
Portugal está na cauda da Europa em termos de literacia financeira. Um inquérito recente mostrou que os portugueses não só ganham pouco, como não sabem como lidar com o dinheiro que têm e que costumam assinar de cruz os papéis que lhes põem à frente.
Na reportagem da semana passada, o Contas-poupança foi assistir a um curso de formação gratuito que tem por objetivo ensinar os portugueses a gerir melhor o dinheiro.
O curso online e presencial (tem as duas versões) é organizado pela Nova SBE, um polo da Universidade Nova, em Carcavelos.
Dezenas de alunos online estão a aprender gratuitamente a gerir melhor as suas finanças pessoais. São pessoas que não têm ligação à universidade, nem precisam sequer de ter quaisquer estudos específicos. Qualquer pessoa pode inscrever-se, em qualquer local do país e tenha a formação que tiver. A ideia é a Universidade, com o apoio de empresas privadas, contribuir para a literacia financeira dos portugueses.
São 5 sessões de uma hora e meia cada, em que uma hipotética “família Inácio” vai aprendendo a gerir o dinheiro a partir do zero e a conhecer tudo aquilo que todos nós devíamos ter aprendido desde cedo na escola e em casa.
Como funciona o curso
Este tipo de cursos é muito necessário para começarmos a mudar a forma como gerimos o nosso dinheiro. Nem tudo é como nos ensinaram, e o facto de termos feito sempre de uma maneira, não quer dizer que esteja certo.
Por exemplo, quando falamos de dinheiro, muitos portugueses preferem confiar mais na sorte do que na poupança e no investimento. O medo de investir – por desconhecimento – em produtos sem capital garantido continua a ser um travão para muitas famílias. Também se fala disso neste curso. Portugal é dos países que mais gasta em jogos como o Euromilhões e em raspadinhas. Não há aqui um pequeno contrassenso?
Como se inscrever
Basta ir à página financasparatodos.pt, e aqui encontra os temas que vão ser abordados e que passam pelo planeamento financeiro, a poupança, o endividamento e os investimentos e a reforma, como lidar com os impostos e os bancos, e sobretudo, como mudar os nossos comportamentos. Preenche os dados pedidos e aguarda pela confirmação da inscrição.
Só nas horas seguintes à reportagem inscreveram-se cerca de 5 mil pessoas. Não estranhe se não conseguir fazer este curso tão rapidamente como gostaria.
Neste momento as inscrições já foram fechadas mas pode ficar em fila de espera. Basta ir verificando se há novas sessões ou se outras entidades estão a fazer formações gratuitas de literacia financeira.
Há também vários cursos de finanças pessoais online disponíveis com bastante frequência, mas a maior parte são pagos. Este da Universidade Nova SBE é gratuito. Veja se é de aproveitar.
Se vive na região de Lisboa, também pode gratuitamente fazer o curso “Finanças para todos” de forma presencial, mas aqui as inscrições são mesmo limitadas pelo espaço.
Os formandos são pessoas de todas as idades e profissões e só precisam trazer vontade de aprender a lidar melhor com o dinheiro. Muitos podiam viver melhor com o mesmo dinheiro.
Os formadores ensinam a distinguir consumos essenciais dos supérfluos, a fazer e renegociar um crédito à habitação, a contratar seguros, a fazer compras inteligentes nos super e hipermercados, a perceber o que pode ser um bom investimento com os seus riscos e benefícios ou a perceber se está perante uma burla ou fraude. E serve sobretudo para abrir os olhos aos mais novos em relação à necessidade de começarem a preparar a reforma o mais cedo possível.
Muitas vezes, o primeiro passo para resolver um problema é reconhecer que não sabemos o que fazer e pedir ajuda. No caso das finanças pessoais, como acabou de ver, já começa a haver alguns cursos gratuitos que o podem ajudar nesse caminho. E já tem também muita informação em livros e na internet. Aproveite estas oportunidades para aprender a gerir melhor o seu dinheiro. Nunca é tarde para começar.
Pode ver ou rever a reportagem que passou no Jornal da Noite na SIC neste link na página da SIC Notícias:
Boa tarde,
Aparentemente os cursos de literacia financeira on-line desapareceram do “cardápio” da U.N.L.
Não aparece nenhum link nem formulário de inscrição, só para as aulas presenciais.
Terá sido um “golpe” de puro marketing esse anúncio ?
Cumprimentos
Tony da Rocja
Ola. Nao. Com cerca de 5 mil inscrições depois da reportagem ja têm turmas ate 2026… :). Não ganham nada com os cursos, não há ninguém a enganar ninguém. Só prova a fome de literacia financeira…
Boa tarde,
Terá vantagem financeira hipotecar o bem imóvel (residência permanente) para investir na aquisição de outro imóvel?
Agradeço a disponibilidade,
Cumprimentos,