Como (re)faço o meu orçamento mensal para combater esta crise?
As prestações da casa estão a disparar, os preços da alimentação continuam altíssimos e os nossos rendimentos continuam mais ou menos na mesma. Como é que eu vou reorganizar as minhas finanças pessoais de forma a conseguir pagar todas as contas?
Neste episódio dou-lhe algumas dicas para pôr as suas contas em ordem. Não ignore os sinais. Se continuar a viver a sua vida, empurrando os problemas com a barriga, achando que tudo se vai resolver sozinho, a coisa é capaz de não correr bem.
Este ano talvez venha a ser o pior dos últimos anos. Deve reservar dinheiro desde já para que o dinheiro não lhe falte a meio do ano.
Neste episódio vou dizer-lhe o que eu faria imediatamente se estivesse numa situação perigosa em termos financeiros.
Já pensou onde é que vai buscar os 4 ou 5 mil euros que vai pagar a mais ao banco só este ano? Pois. Tem de pensar nisto!
- Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
- Assine a Newsletter no blogue
- YouTube https://www.youtube.com/channel/UCP1NJYImfFMSEkQdlFlbFMA
- Facebook facebook.com/contaspoupanca
- Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.
Boa viagem e boas poupanças!
Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.
Olá Pedro, mais uma vez parabéns por um episódio incrível. Tenho uma questão: estou bastante apertada (e quase no limite) para conseguir pagar o meu crédito habitação. Os meus pais já disseram que me querem ajudar mas eu não quero depender deles para pagar a prestação ao banco. No entanto, têm umas poupanças de lado e surgiu a hipótese de amortizar uma quantidade considerável do meu crédito habitação (50 a 70k). Com isto, eu não perderia tanto para o banco mas ficaria a pagar-lhes a eles.
Na sua opinião, seria uma hipótese a considerar ou acha que mesmo amortizando não há benefício?
Muito obrigada
Olá Joana. Obrigado! Sugiro que faça uma simulação para ver quanto baixa a prestação e compare com o que esse dinheiro renderia em certificados de aforro. Pode também fazer 50/50. Eu por principio quero amortizar o meu credito muito rapidamente. Mas terá de decidir o que é mais confortável para si e para a sua família.
Olá Pedro.
Usa alguma aplicação para controlar os seus custos? Se sim qual? E consegue ser partilhado com outra pressoa?
Obrigado
Ola. Eu uso o boonzi.