Vale a pena pagar mais por combustíveis aditivados? (Parte II)
Como sabem, ando a testar várias marcas e percursos no meu dia-a-dia para perceber se há diferenças em relação aos combustíveis simples e se há diferenças entre marcas dentro dos aditivados premium.
Neste momento já consumi mais de 10 depósitos de marcas diferentes e já cheguei a algumas conclusões que ainda não são definitivas.
O meu objetivo com este “teste” não científico e baseado exclusivamente na minha experiência real é que você faça um dia também o seu teste para falar por experiência própria e não apenas com base no que ouve falar.
E, sim, é possível gastar muito menos em combustíveis todos os meses se aplicar umas técnicas muito simples.
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Boa viagem e boas poupanças!
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Para quem estiver interessado em fazer um acompanhamento dos depósitos e consumo por abastecimento à semelhança do que o Pedro se encontra a fazer com os combustíveis aditivados, recomendo a utilização da aplicação Fuelio, disponível para Android e iOS.
Ainda não conheço a aplicação “Fuelui” mas pela minha experiência na aplicação “Preço da gasolina” conclui que há pelo menos +-0,36€ de diferença entre postos de gasolina.
Na minha zona (Albufeira) posto mais barato, 17 de janeiro. Gasóleo simples 1,569€/L & Gasóleo simples BP 1,929€/L & Ultimate Diesel BP 2,049€/L.
Cada um que faça as suas contas
Segundo li em https://www.turbo.pt/shell-regressa-forca-portugal/ a “Shell” comprou a Prio. Talvez possa estar estar aqui a explicação para os resultados desta gasolineira, tendo em conta os resultados da Shell. Obrigado pela partilha de informação.
Boa tarde Pedro,
Está a pensar testar os combustíveis da Repsol?
Por acaso é onde abasteço. Mas pergunto também porque é uma gasolineira muito presente nas nossas estradas. E fiquei algo surpreendido por não a mencionar. Alguma razão para não ter abastecido na mesma?
Ola! Mencionei :). Foi o que mais me desiludiu… Mas depende do condutor 😉
Olá Pedro, eu atualmente tenho abastecido apenas e só diesel aditivado da auchan. E 50L tem-me rondado os 1000km.
Faço diariamente mais de 50km, sendo 80% do percurso em variantes.
Seria excelente se conseguisse adicionar ao seu portefólio, testes nos aditivados da Auchan.
Fica a dica.
Forte abraço.
Aplicações de controlo de despesas da viatura há muitas, eu uso a DRIVVO há uns anos. Pelo menos na versão simples não tem informação dos preços das várias bombas.
Vou testar a Fuelui indicada no primeiro comentário. Obrigado pela partilha.
Aos cartões de desconto já referidos acrescento alguns que uso o cartão: deco+/cepsa, o cartão galp motas, cartão de alimentação edenred (repsol).
Aproveitando estes descontos na marca A, marca B, que apenas uso combustiveis de marca, pois no final das contas a diferença torna-se muito pequena, valor que estou disposto a pagar para abastecer com tal combustivel.
Tal como referido pelo Pedro, uma das principais diferenças no consumo está mesmo na velocidade a que circulamos, 20kmh ou mesmo apenas 10kmh fazem no meu caso pessoal uma diferença que pode ser superior em 0.5lt a 1lt, o que num depósito pode significar até 100km a menos. A uma média de 6.lt, estamos a falar de 12€. 12€/depósito. No meu caso cerca de 300€/ano. Parece pouco mas já paga o seguro anual do carro.
Em relação ao que o Pedro diz neste podcast, sobre a sua dificuldade em comparar valores, por o preço variar constantemente, e já andar nestes testes há vários meses. A sugestão que deixo é criar um excel com os consumos que fez com cada tipo de combustível, e na coluna do preço, em vez do valor do litro da data da compra, coloca os valores da mesma semana em todas as bombas. Na altura do 1º podcast sobre o tema, acabei por também experimentar e essa solução permitiu-me tirar essa duvida. Já agora, nessa minha experiencia, e por andar de scooter, como não fico parado no transito e faço sempre o mesmo trajeto, julgo que dá para comparar melhor. Para minha surpresa, os melhores consumos que fiz foram com combustível da Prio e do Intermarché!!! Agora se faz melhor ou pior ao motor, isso já não faço ideia.
Boa tarde, o seu carro é a gasolina, diesel, ou GPL?
Relativamente á Shell v-power o valor índice de cetano deverá ser >60.5. conjugado com um valor generoso de 6 mg/kg de enxofre e um valor excelente de estabildade de oxidação de 8 h.
Tive as mesmas questões desde que comprei carro novo em 2018 e até hoje faço um controle com dados e “estatística”. Usei sempre o Repsol aditivado excepto 1 mês em que comparei com Repsol simples. Quis focar apenas na quantidade de klm (com estilo de condução e percursos praticamente idênticos). Resultado: faço mais de uma centena de klm com o diesel aditivado. Uso um Mercedes classe A e as médias andam entre 3.7 e 4.2 l/100. Sublinho o que foi dito: “o estilo de pé é talvez a parte da equação com mais influência”. Obrigado P. Andersson