Os aumentos em 2023 vão resolver os meus problemas financeiros?
A inflação está destruir o orçamento de muitas famílias. O aumento dos preços é tão grande que muitas empresas estão a dar aumentos e apoios extraordinários aos seus funcionários, acima do que é habitual. Há empresas que estão a dar aumentos de 5% ou mais. São valores de que já não ouvíamos falar há muito tempo. E mesmo assim, não chega para compensar a inflação (que ronda os 10% no final de 2022).
A minha intenção neste episódio é alertá-lo para os perigos de usar “mal” os seus aumentos salariais nestas alturas e no futuro. Claro que cada um usará o seu dinheiro como muito bem entender e eu não tenho nada a ver com isso. Mas como vejo tantas oportunidades que podiam ser melhor aproveitadas, decidi partilhar convosco algumas reflexões que me parecem importantes. Não tem de concordar comigo :).
Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt Assine a Newsletter no blogue YouTube https://www.youtube.com/channel/UCP1NJYImfFMSEkQdlFlbFMA Facebook facebook.com/contaspoupanca Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.
Boa viagem e boas poupanças!
Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.
Srº Andersson
Sigo sempre o que diz com muita atenção e já aprendi muito consigo. Aliás, já segui os seus conselhos em várias coisas e penso que todas elas foram muito positivas para a melhoria da minha vida financeira. Por isso lhe agradeço !
Devo dizer que pela primeira vez fiquei um pouco, só um pouco, dececionada com este seu podcast . Porquê? Passo a explicar.
Quando escreveu aquele artigo sobre o preço do azeite no Facebook e concordei consigo, claro, eu já faço isso há muito tempo (apesar de familiares meus não entenderem muito bem a minha opção, mas isso será outra conversa!). Num dos comentários eu li uma coisa que me pareceu fazer todo o sentido e esperava que o Srº Andersson a ele fizesse referencia: ” Quando temos um valor baixo para as compras semanais, não será possível gastar 75% desse valor na compra de um só artigo porque senão as outras coisas essenciais não poderão ser compradas “- era +/-isto.
Eu sei que se pode fazer uma previsão mensal, tirando um pouco de todas as semanas para depois comprar um artigo mais caro mas nem sempre é fácil e/ou possível. Não lhe parece que por vezes é preciso ter dinheiro para puder poupar dinheiro?
Desculpe o “testamento”
Cmpts e continue pf o seu bom trabalho. Feliz ano de 2023
Filomena
Olá Filomena. É uma perspectiva interessante e sim, planeava e planeio falar dela. A questão é que se uma familia nao tem 20 euros disponível para comprar um garrafão de azeite, está numa situação tao má, mas tao má que precisa começar imediatamente a gerir melhor as finanças da família a partir di zero para que daqui a 6 meses ou um ano ja nao tenha de fazer contas quando tiver uma oportunidade de poupanca como um garrafão de azeite. Eu diria que numa situação dessas essa família esta em situação de pedir ajuda à Segurança social e a outras instituições. E isso nao tem nada de vergonhoso. Tem de pedir ajuda…
Muito útil e acertada, esta reflexão! Bem haja, Pedro!