GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Novembro de 2022)

Escrito por Pedro Andersson

13.11.22

}
4 min de leitura

Publicidade

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês

Os preços do gás continuam muito altos. A melhor opção de todas a larga distância é o mercado regulado, como confirmará no gráfico.

Aconselho-o fortemente a mudar o mais depressa possível para o mercado regulado (os formulários online já estão disponíveis para todas as 12 empresas que atuam em cada região).  Neste momento não há nenhuma empresa no mercado livre (liberalizado) que tenha preços mais baixos do que no mercado regulado. Veja o top 10 deste mês mais abaixo.

Há 12 empresas espalhadas de mercado regulado do gás natural pelo país. Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás Universal, Diana Gás, etc.

Pode ver qual é a sua empresa do mercado regulado neste artigo que ensina como fazer essa pesquisa.

Na página da ERSE tem uma página onde coloca o seu código postal e sabe logo qual empresa deve contactar para fazer a mudança. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada.

Feitos estes avisos, que espero que sejam úteis, vamos aos preços do gás em Novembro, que continuam bastante altos no mercado liberalizado.

As novidades de Novembro no gás

Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.

Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º). Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.

O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério único “Menor oferta do comercializador”.

Gás | O Gráfico

A principal conclusão que retiro em Novembro é que só a GoldEnergy e a Endesa estão ainda tentar manter os preços relativamente baixos (mesmo assim com quase o dobro do regulado). Mas não conseguem fazer concorrência ao mercado regulado que está à volta dos 6 cêntimos por kWh. É de facto o melhor preço de todos.

A linha azul (o preço mais baixo de todos) é a tarifa regulada que já pode subscrever desde setembro. Como pode reparar, mesmo apesar do aumento em outubro de 3,9%, continua a ser a melhor opção.

Gás | O Top 10

Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (13 de novembro de 2022) é este (os preços não incluem IVA):

Como pode ver na evolução mês a mês no quadro abaixo, a GoldEnergy e a Endesa são as empresas mais baratas do mercado livre, mas a larga distância do regulado.

Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh mas no final ter um desconto líquido maior. Mas o que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. António Pereira

    Boa tarde.
    Parece-me ter havido uma gralha (ou troca de posição na grelha) dos valores do Mercado Regulado em Gás – O Top 10, em que os valores de KW/h e de Termo fixo estão trocados, na 1ª linha. Corrijam, p.f. E obrigado pelo vosso trabalho!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. São aqueles valores. Refere-se a quê números especificamente?

      Responder
      • Carlos Marques

        Pelos valores que estão na tabela, a gold energy é mais barata que o mercado regulado.

        https://i.imgur.com/VNX1Zff.png

        A soma dos valores kWh+termo fixo no mercado regulado dá 0.1647, na gold energy dá 0.1612.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Não pode fazer a conta pela soma dos dois valores. O termo fixo multiplica por 30 dias e não passa daí, o kWh multiplica por centenas ao infinito.

          Responder
          • Carlos Marques

            Entendido 🙂

            Obrigado.

            Mas para um consumo de por ex 20 kWh, não ficava mais barato a Gold Energy?

            O Regulado está em 1º, mas é só para alguns consumos certo?

          • Pedro Andersson

            Sim. Este ranking é feito com 300 kWh mês.

  2. António Silva

    Efetuei a alteração para o mercado regulado de gás no dia 30 de setembro de 2022. Após o preenchimento do formulário on-line apenas recebi um SMS da EDP Gas SU: “Informamos que recebemos o seu pedido com sucesso. Atenciosamente EDP GAS SU”.
    Até hoje, 19/11/2022 não recebi mais nenhuma comunicação, pelo que não sei se o contrato da EDP comercial para a EDP Gas Su já foi transferido e em que data? Agradeço o favor de esclarecer. Muito Obrigado-

    Responder
  3. Cláudio Pereira

    Caro Pedro, desde já agradeço pelo seu trabalho, tal como o António Silva, já efetuei o pedido de mudança da EDP comercial para a EDP GAS SU em 13-09-2022, recebi o email automático a dizer que receberam o pedido, entretanto já liguei 2 vezes para o apoio ao cliente da EDP GAS SU a resposta foi a mesma o seu pedido está a ser tratado houve muitas adesões tem de aguardar, hoje já faz 2 meses e 10 dias e continuo “agarrado” á tarifa da EDP Comercial que triplicou, era importante que denunciassem esta situação porque tal como eu milhares de portugueses se encontram nesta situação e não tem resolução á vista o governo criou a lei mas depois aplicar é mais dificil salve-se quem puder

    Responder
  4. Rui Silva

    Boa noite,
    Qual é a forma mais barata de aquecer a minha casa este inverno?
    Eu tenho aquecimento a Gás Natural. Alguma sugestão para reduzir o consumo, mas sem morrer ao frio?

    Responder
  5. João Dias

    Boa tarde!
    Na Iberdrola disseram que em janeiro o preço do regulado de gás iria triplicar. Mas não encontro nenhuma evidência disso. Tem alguma informação, ou é apenas conversa de vendedor?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.