GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Novembro de 2022)

Escrito por Pedro Andersson

13.11.22

}
4 min de leitura

Publicidade

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês

Os preços do gás continuam muito altos. A melhor opção de todas a larga distância é o mercado regulado, como confirmará no gráfico.

Aconselho-o fortemente a mudar o mais depressa possível para o mercado regulado (os formulários online já estão disponíveis para todas as 12 empresas que atuam em cada região).  Neste momento não há nenhuma empresa no mercado livre (liberalizado) que tenha preços mais baixos do que no mercado regulado. Veja o top 10 deste mês mais abaixo.

Há 12 empresas espalhadas de mercado regulado do gás natural pelo país. Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás Universal, Diana Gás, etc.

Pode ver qual é a sua empresa do mercado regulado neste artigo que ensina como fazer essa pesquisa.

Na página da ERSE tem uma página onde coloca o seu código postal e sabe logo qual empresa deve contactar para fazer a mudança. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada.

Feitos estes avisos, que espero que sejam úteis, vamos aos preços do gás em Novembro, que continuam bastante altos no mercado liberalizado.

As novidades de Novembro no gás

Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.

Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º). Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.

O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério único “Menor oferta do comercializador”.

Gás | O Gráfico

A principal conclusão que retiro em Novembro é que só a GoldEnergy e a Endesa estão ainda tentar manter os preços relativamente baixos (mesmo assim com quase o dobro do regulado). Mas não conseguem fazer concorrência ao mercado regulado que está à volta dos 6 cêntimos por kWh. É de facto o melhor preço de todos.

A linha azul (o preço mais baixo de todos) é a tarifa regulada que já pode subscrever desde setembro. Como pode reparar, mesmo apesar do aumento em outubro de 3,9%, continua a ser a melhor opção.

Gás | O Top 10

Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (13 de novembro de 2022) é este (os preços não incluem IVA):

Como pode ver na evolução mês a mês no quadro abaixo, a GoldEnergy e a Endesa são as empresas mais baratas do mercado livre, mas a larga distância do regulado.

Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh mas no final ter um desconto líquido maior. Mas o que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PPR | Mês #24 e #25 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Outubro e Novembro 2022)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? Neste momento, as perdas já estão mais reduzidas. Estive a "perder" 560 euros em Setembro, mas passados estes dois meses, os meus PPR já recuperaram cerca de metade. Ainda tenho a soma dos meus PPR com valores negativos, mas...

Painel solar fotovoltaico – Balanço Outubro de 2022 (Mês #71)

Balanço de Outubro de 2022 Estou a tentar recuperar os meus balanços perdidos. Segue agora o balanço de produção dos meus painéis solares em Outubro e dentro de 15 dias faço o de Novembro. E depois - espero - volto a entrar no ritmo mensal normal. Para os que chegaram...

PODCAST | #142 – Conheça a lei que obriga os bancos a renegociar o crédito à habitação

Conheça os seus direitos se precisar renegociar o seu crédito à habitação A lei que tantos esperavam já está em vigor. Foi publicada em Diário da República e agora os bancos têm até meados de Janeiro de 2023 para fazer a lista dos clientes que preenchem os requisitos...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (5 a 11 de dezembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

EURIBOR | Prestação da casa sobe entre 108 e 251 euros em Dezembro

Prestação da casa pode subir 250 euros em dezembro A prestação da casa paga pelos clientes bancários no crédito à habitação vai subir acentuadamente este mês nos contratos indexados à Euribor a 3, 6 e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da...

CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #8 a #11 – Agosto a Novembro 2022)

O meu investimento em Criptomoedas - Balanço #8 a #11 (Agosto a Novembro de 2022) Fui ver há quanto tempo não fazia este balanço de quanto estou a ganhar ou a perder com o meu "investimento" em criptomoedas e apercebi-me que já não fazia este balanço mensal desde...

REFORMAS | Quem se reformar antecipadamente em 2023 vai ter uma corte de “apenas” 13,8%

Corte nas pensões pelo fator de sustentabilidade recua para 13,8% em 2023 O corte das pensões por via do fator de sustentabilidade, aplicado a algumas reformas antecipadas, vai ser de 13,8% em 2023, recuando face aos 14,06% deste ano, segundo cálculos com base em...

EURIBOR | Lei da renegociação do crédito à habitação já está em vigor – Como funciona?

Conheça as regras para a renegociação dos créditos à habitação A lei acaba de ser publicada (na sexta-feira) e entrou em vigor no sábado passado (dia 26 de Novembro). É a famosa lei que vai “obrigar” os bancos a renegociar os créditos à habitação sempre que a taxa de...

EURIBOR | Taxas sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos de 14 anos (2009)

Taxas Euribor sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos de 14 anos As taxas Euribor subiram hoje para novos máximos desde o início de 2009 a três, seis e 12 meses. A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação avançou hoje para 2,436%,...

PODCAST | #141 – Se baixar o spread, o banco pode subir a minha prestação da casa? (A pergunta do Bruno)

O BANCO PODE AUMENTAR A MINHA PRESTAÇÃO SE EU PEDIR PARA BAIXAR O SPREAD? Esta foi a pergunta do Bruno, à qual respondo neste episódio do podcast. A esta pergunta juntam-se muitas outras, porque os bancos estão a receber uma verdadeira enxurrada de pedidos de...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. António Pereira

    Boa tarde.
    Parece-me ter havido uma gralha (ou troca de posição na grelha) dos valores do Mercado Regulado em Gás – O Top 10, em que os valores de KW/h e de Termo fixo estão trocados, na 1ª linha. Corrijam, p.f. E obrigado pelo vosso trabalho!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. São aqueles valores. Refere-se a quê números especificamente?

      Responder
      • Carlos Marques

        Pelos valores que estão na tabela, a gold energy é mais barata que o mercado regulado.

        https://i.imgur.com/VNX1Zff.png

        A soma dos valores kWh+termo fixo no mercado regulado dá 0.1647, na gold energy dá 0.1612.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Não pode fazer a conta pela soma dos dois valores. O termo fixo multiplica por 30 dias e não passa daí, o kWh multiplica por centenas ao infinito.

          Responder
          • Carlos Marques

            Entendido 🙂

            Obrigado.

            Mas para um consumo de por ex 20 kWh, não ficava mais barato a Gold Energy?

            O Regulado está em 1º, mas é só para alguns consumos certo?

          • Pedro Andersson

            Sim. Este ranking é feito com 300 kWh mês.

  2. António Silva

    Efetuei a alteração para o mercado regulado de gás no dia 30 de setembro de 2022. Após o preenchimento do formulário on-line apenas recebi um SMS da EDP Gas SU: “Informamos que recebemos o seu pedido com sucesso. Atenciosamente EDP GAS SU”.
    Até hoje, 19/11/2022 não recebi mais nenhuma comunicação, pelo que não sei se o contrato da EDP comercial para a EDP Gas Su já foi transferido e em que data? Agradeço o favor de esclarecer. Muito Obrigado-

    Responder
  3. Cláudio Pereira

    Caro Pedro, desde já agradeço pelo seu trabalho, tal como o António Silva, já efetuei o pedido de mudança da EDP comercial para a EDP GAS SU em 13-09-2022, recebi o email automático a dizer que receberam o pedido, entretanto já liguei 2 vezes para o apoio ao cliente da EDP GAS SU a resposta foi a mesma o seu pedido está a ser tratado houve muitas adesões tem de aguardar, hoje já faz 2 meses e 10 dias e continuo “agarrado” á tarifa da EDP Comercial que triplicou, era importante que denunciassem esta situação porque tal como eu milhares de portugueses se encontram nesta situação e não tem resolução á vista o governo criou a lei mas depois aplicar é mais dificil salve-se quem puder

    Responder
  4. Rui Silva

    Boa noite,
    Qual é a forma mais barata de aquecer a minha casa este inverno?
    Eu tenho aquecimento a Gás Natural. Alguma sugestão para reduzir o consumo, mas sem morrer ao frio?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.