Um truque para poupar um mês e meio de aumentos no gás

Escrito por Pedro Andersson

05.09.22

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4 min de leitura

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Um truque para poupar um mês e meio de aumentos no gás

Tenho andado a matutar na melhor forma de evitar os aumentos brutais no gás em Outubro, sobretudo para quem está atualmente na EDP e na GALP. Atenção que os aumentos a que me refiro são apenas no gás, na eletricidade podem estar a continuar a fazer bons preços. Só você é que sabe o preço do kWh que tem. Aproveite para comparar com os preços para novos contratos mais baratos este mês, para avaliar se vale a pena mudar também a eletricidade. Já agora, se encontrar melhor (mais barato), mude tudo. Se pode poupar em duas categorias, porque é que só iria poupar em uma?

A minha preocupação é o tempo que vai ter para mudar o gás para o mercado regulado. Na eletricidade já o pode fazer neste instante em que está a ler este artigo. Basta ir à página SU Eletricidade e clicar em “Novo contrato”. Mas no gás, só o vai poder fazer a partir de 1 de Outubro, exatamente o dia em que começam a ser praticados os preços gigantes de várias empresas.

O problema que antevejo é que é tecnicamente impossível mudar para o regulado logo no dia 1. Porquê? Porque – pelo que li – a ERSE vai dar 45 dias a partir de 1 de Outubro para as empresas colocarem a oferta do mercado regulado nas suas páginas. Ora, isso dá uma margem até 15 de Novembro para poder começar a fazer a mudança. E depois disso, conforme a quantidade de pedidos – que prevejo que vai ser avassaladora –  poderá demorar ainda algumas semanas até o novo contrato entrar em vigor. Isso significaria estar a pagar penosamente 1 mês e meio a preços altíssimos sem conseguir sair da sua empresa para o regulado.

Estou a traçar o pior cenário possível para o alertar para o facto de ter de ser proativo se não quiser desperdiçar dezenas de euros ou até mais de 100 euros (não se esqueça de que em Novembro muitas famílias já usam aquecimento a gás), sem necessidade.

Assim, a minha dica é simples mas que lhe vai dar algum trabalho. Isto é o que eu faria se estivesse nessa situação, mas você fará o que entender. (Não vou mudar para o regulado já,  porque me interessam os descontos que tenho na minha atual empresa, que ainda não anunciou aumentos substanciais).

Para evitar um mês e meio de aumentos gigantes, eu mudaria já este mês (hoje ainda) para a empresa mais barata do mercado liberalizado. Na lista que fiz no mês passado com base no simulador da ERSE, a Goldenergy era a mais barata, mas você terá de confirmar pelos seus próprios meios. A seguir no TOP 10 tem a Usenergy e a Endesa.

O meu objetivo seria ficar na empresa mais barata possível do mercado liberalizado apenas o tempo necessário até estar disponível a tarifa regulada. Provavelmente apenas um mês ou até menos do que isso. Essa seria a minha salvaguarda para evitar os imprevistos e atrasos no processo de transição para o mercado regulado.

Eu não me sentiria bem a  verificar que estava com o preço mais alto do mercado em Portugal enquanto espero semanas a fio a pagar mais sem necessidade.

Não fica fidelizado a nenhuma empresa e não tem de pagar nada por mudar de comercializador (excepto nestas situações de novas inspeções ao gás).

É aborrecido para algumas empresas do mercado terem clientes apenas durante um mês ou 3 semanas? Sim, claro. Mas não fomos nós, consumidores, que criámos esta situação. Nós só estamos a tentar sobreviver da maneira mais inteligente possível à inflação mais alta das últimas décadas, sem aumentos nos nossos salários.  Portanto, sinto-me confortável ao sugerir esta estratégia.

Depois, assim que estiver aberta a porta do mercado regulado do gás, mude o mais depressa possível. Cada dia que deixar passar, é dinheiro que está a perder.


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50 Comentários

  1. Anabela

    Para pequenos consumidores, o valor de inspeção da instalação de gás não “engole” a hipotética poupança? Dou exemplo : consumo cerca de 5 € gás/mês já com todos os impostos e taxas aplicadas menos os descontos, vale mesmo a pena mexer? Mercado livre claro. Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem de fazer as contas… Mas olhe que a inspeção é obrigatórioa, mude ou não…

      Responder
      • António Cordeiro

        Pelos vistos, as empresas distri buidoras de gás no mercado liberalizado compram o gás mais caro. Por isso os aumentos do preço aos consumidores.
        Então as do mercado regulado, como podem distribuir mais barato? Que confusão isto me faz!

        Responder
      • Nuno Faria

        Olá Pedro.
        Tenho muito gosto em seguir as “contas”.
        Quanto a este assunto, é apenas para quem tem gás natural, no meu caso, tenho gás canalizado mas é Propano (GPL) não se aplica.
        Agradecia esclarecimento de dúvida.

        Cumprimentos.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Terá de perguntar se tem ligação à rede de gás natural da empresa do mercado regulado.

          Responder
  2. Telma cunha

    No que diz respeito às bilhas esta questão do mercado regular também se aplica?
    Nunca questionei mas a bilha que recebo é sempre galp. Será que vão praticar preços mais elevados?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. As botijas tem preço fixo. Não podem aumentar.

      Responder
  3. Ernesto

    Uma outra hipótese . Se estiver com preço baixo no gás agora enviar leituras mais elevadas e quando subir mandar só 2-3 m3.
    Comprar futuros!:) Eu tenho alguns m3 á frente para esse atraso na passagem para o regulado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ok. Compreendo. Mas a minha consciência não me permite aconselhar dar conscientemente dados errados a uma empresa. Nem a ninguém :). Isso deixo ao critério de cada um, com as respectivas consequências e/ou vantagens.

      Responder
  4. Sá DANTAS Cândida

    Obrigada pelos conselhos.

    Responder
  5. Carlos Simões

    Outra estratégia, embora sujeita a possíveis críticas, é, enviar a leitura (caso seja assim que funciona a sua empresa fornecedora com mais xm3 que são os m3 que vai gastar no próximo mês e meio. Nesse mês e meio não vai ter consumo porque já foi faturado…
    Sinto-me à vontade para sugerir isto uma vez que já confirmei ser a estratégia que as empresas usam, mas ao contrário, quando há aumentos e trabalham com estimativas.

    Responder
    • Manuel Santos

      Caro Carlos, essa estratégia só é eficaz se nos meses N+1 e N+2 der 1 Kwh de consumo, caso contrário, a empresa aplica a estimativa e lá se adianta o que se queria poupar.
      Certo que no final, com uma leitura de aferição na mudança de comercializador, se reaver ia o dinheiro mas….

      Responder
    • Rui

      De notar que no caso da EDP, com descontos, avisaram que se tem 30 dias para denunciar o contrato desde o aviso de aumento de preços que aconteceu na semana passada. Caso contrário fica-se fidelizado 3 meses. É em vez de 1 ano, mas mesmo assim já entra pelo período de aumento de consumo (e de preço). Mais um motivo para mudar já para outro fornecedor liberalizado (e com atenção à fidelização).

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Não há fidelização. Veja lá isso melhor 🙂

        Responder
        • Ana Júlia Dias

          Também recebi o mesmo e percebi precisamente que se no prazo de um mês não denunciasse o contrato ele passaria para 3 meses de fidelização…

          Responder
          • Pedro Andersson

            A “fidelização” é do lado da EDP e não do cliente.

        • Rui

          Aqui está uma parte do mail que recebi da EDP Comercial a 26 de agosto:

          “2. Duração

          2.1. O Contrato tem a duração de 1 (um) ano desde a data de início de fornecimento, renovando-se automática e sucessivamente por iguais períodos, sem prejuízo da faculdade de denúncia prevista na Cláusula 12.1. das presentes Condições Gerais. No caso do fornecimento de gás natural a duração do contrato é de 3 (três) meses desde a data do início de fornecimento, renovando-se igualmente automática e sucessivamente por iguais períodos, sem prejuízo da faculdade de denúncia prevista na Cláusula 12.1. das presentes Condições Gerais.

          (…)”

          Mantêm-se em vigor as demais cláusulas contratuais das Condições Gerais e Particulares do seu Contrato de Energia.

          As novas Condições Gerais do seu contrato de energia entram em vigor a 1 de outubro de 2022.

          Caso não concorde com as novas condições propostas, poderá proceder à denúncia do seu contrato, mediante comunicação escrita, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da receção da presente comunicação, sem qualquer encargo.”

          Responder
          • Rui

            Enviei para o seu e-mail [email protected] a comunicação completa que recebi da EDP Comercial.

          • Pedro Andersson

            Isto quer dizer que vão tentar rever o preço deve em 3 meses, em vez de ficar com os preços gigantes durante um ano inteiro.

          • Rui

            Acho estranho um contrato que só cria obrigações para uma das partes… E mesmo assim eles podem alterar os preços a meio do contrato, tal como estão a fazer agora. E então quer dizer que se eu não denunciar o contrato nestes de 30 dias, posso na mesma rescindir ao 31º dia sem problema? Então os 30 dias não significam nada… Estranho, mas se é a favor do cliente, ok.

          • Pedro Andersson

            Pode sair quando quiser. Não está fidelizado.

    • Pedro Andersson

      Olá. Compreendo. A minha consciência não me permite dar essa sugestão 🙂

      Responder
    • Gonçalo Gomes

      Tenho contracto de luz e gás em conjunto. Posso manter a luz como está e mudar para o gás regulado?

      Responder
      • Pedro Andersson

        Sim. Confirme junto da sua empresa. Poderá perder os descontos por ter os dois juntos.

        Responder
    • João Silva

      Carlos, será que depois não é efetuado o acerto de acordo com leituras do próprio comercializador? É isso que agora fazem todos os meses, deduzindo os valores obtidos por estimativa, de acordo com os preços praticados em cada período temporal.

      Responder
  6. João mamede serra bugalhonn

    Depois de ouvir este homem tudo aquilo que falou relativamenta aos pensionistas mais carenciados nada do que disse vai a acontecer e são cerca de três milhões de pensionistas relativamente á inflácção esqueceu aquela que foi de 29% e de 30 % CONCERTEZA EU SOU PENSIONISTA E QUANTO AO AUMENTO DOS 10 EUROS TAMBEM FOI MENTIRA EU NÃO SOU AUMENTADO TODOS OS ANOS VOMO FOI EXPLICADO TUDO VAI NESTE CAPITULA SER MENTIRA PORTANTO ARREGACAR AS MANGAS E IR PARA A TOMADA DAS RUAS. JOÃO SERRA

    Responder
  7. joão carlos

    Sr Pedro desculpe o off topic, mas hoje entrou em vigor, ou pelo menos foi anunciado que entrava em vigor, o preço tabelado para o gás engarrafado para o mês de setembro.
    no entanto fui ao site da erse e não tem lá nenhuma indicação, os meios de comunicação anunciaram quando a mediada entrou em vigor mas não vi sobre a atualização, por acaso não sabe o valor que foi fixado para este mês.

    já agora outro off topic o governo a anunciou com pompa e circunstancia o retorno do programa bilha solidaria, no entanto no site do fundo ambiental ainda lá esta apenas o programa que terminou em junho, sabe mais alguma coisas sobre as datas deste novo programa.

    Responder
    • Joao Carlos Lages

      A plataforma anunciada no post (SU ELECTRICIDADE) não é só para utilizadores de Lisboa?

      Responder
      • JRJordao

        A SU ELETRICIDADE fornece em todo o país.

        Responder
  8. Humberto Vic

    Tenho acompanhado os seus artigos.
    Um enorme obrigado por todas as dicas.

    Responder
  9. Ana Júlia Dias

    Bom dia.
    Actualmente não é possível comparar preços com o mercado regulado.

    Fiz uma simulação para gás e electricidade e encontrei a goldenergy como mais vantajosa neste momento.
    Mas tenho uma dúvida quanto ao seu post, não percebo o que é a su energi?
    Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Eu eletricidade é o mercado regulado de eletricidade.

      Responder
      • JOEL OLIVEIRA (TJ 🙂)

        Boa tarde.

        Sou cliente Endesa. A empresa, até ao momento, nada disse sobre possíveis aumentos na tarifa do gás.
        Caso haja alteração, a empresa é obrigada a informar os seus clientes, certo?
        Obrigado

        Responder
  10. Teresa Rocha Santos

    Bom dia, sou cliente da Digal e tenho gás propano canalizado (moro em Sintra), posso mudar para o mercado regulado? Pergunto isto porque só ouço falar no gàs natural.

    Muito obrigado e cumprimentos.

    Responder
  11. Manuel Oliveira

    Uma sugestão para quem como eu está na edp e não quer pagar esse aumento excessivo de um mês ou mês e meio, seria cancelar o contrato e colocar um cilindro até fazer novo contrato no mercado regulado. Penso que mesmo que tenha de comprar um cilindro por 100 ou 120 euros acabe por compensar. Eu por acaso tenho lá em casa um cilindro arrumado que é só instalar. Acha que seria uma solução?

    Responder
  12. Maria Amelia Ruas

    Dr.Pedro
    Bom dia.
    Sao sempre mt valiosas as suas informacoes.
    Agradeco imenso.
    Ajuda seguramente mtas familias.

    Grata
    Maria Amelia Ruas

    Responder
  13. Marco Lopes

    A palhaçada do costume… 🤡🤡🤡

    Então o governo não obriga a uma oferta no mercado regulado já em setembro porquê?? Qual é a dificuldade? As empresas do mercado regulado vão construir as infraestruturas para distribuir gás??? 🤔🤔🤔

    Responder
  14. J.Carlos

    J.Carlos

    Olá boa tarde.
    Hoje dia 05/Set/2022, estou a pesquisar sem sucesso comercializadores de gás no Mercado Regulado.
    Gostaria de saber se jã estão definidos os Comercializadores de Gas Natural bem como Electricadade no Mercado Regulado.
    Neste momento sou cliente da EDP Comercial e beneficio da Tarifa Social.Já receb1 o novo Tarifário de Gas a ser iniciado em Out/2022.Tentei fazer simulações mas as informações disponibilizadas pela Comercializadora são contraditórias.Dizem-me que tenho o mês de Set/2022 para mudar sem penalizações.Por outro lado, tentei Contactos em Organismos oficiais, mas sem sucesso.Creio que todos os consumidores de energia estão neste momento á deriva sem orientações politicas/Oficiais.Gostaria se possivel de sa ber um pouco mais sobre esta matéria, pois todos nós teremos que tomar decisões.OBRIGADO

    Responder
  15. JRJordao

    No caso da Endesa e outros fornecedores que ainda não anunciaram alterações no preço do gás, assume-se que informarão os clientes com pelo menos 30 dias de antecedência, certo?

    Responder
  16. Pedro da Costa Pinto

    Caro Pedro,

    Sou cliente Goldenergy e pelo que sei esta empresa tem um tarifário igual ao mercado regulado, será possível ter as condições de mercado regulado em comercializadores externos (como a Goldenergy)?

    Responder
  17. João

    Pedro Andersson,

    Tem de ter em conta o mecanismo. Novos contratos ou renovações já podem ter o mecanismo, que basicamente pode duplicar o valor do kWh.

    Responder
  18. Alexandra Keim

    E trocar o gás por electricidade? Poderá compensar? Só tenho a placa e o esquentador. Ando atrás da Deco, sou sócia mas ninguém ajuda a perceber quantos litros e qual aparelho compensa mais, termoacumulador ou bomba de calor. Ainda aguardo informações

    Responder
  19. Alexandra Keim

    E trocar o gás por electricidade? Poderá compensar? Só tenho a placa e o esquentador. Ando atrás da Deco, sou sócia mas ninguém ajuda a perceber quantos litros e qual aparelho compensa mais, termoacumulador ou bomba de calor.

    Responder
  20. Marco Lopes

    Já é possível efectuar a passagem para o mercado regulado na EDP UNIVERSAL… acabei de receber o seguinte email:

    No seguimento do seu contacto, informamos que para dar início ao processo de contratação na EDP Gás Serviço Universal (comercializador de mercado regulado nos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo), serão necessários os seguintes documentos:

    – Formulário de contratação que deverá ser devidamente preenchido, assinado e devolvido por esta mesma via;
    – Fatura/Contrato de Fornecimento do atual comercializador (menos de 3 meses) ou Caderneta Predial/Contrato de Arrendamento que comprove que é o titular do local de consumo.

    Para mais informações também pode consultar o website da ERSE https://www.erse.pt/media/bndpnmdw/ersexplica_como-mudar-para-o-mercado-regulado-do-g%C3%A1s-natural.pdf e EDP Gás Serviço Universal https://www.edpgassu.pt/index.php?id=456

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    EDP Gás Serviço Universal, S.A.

    Responder
  21. Joao

    Boa tarde,fala-se efetivamente sobre o aumento do kw do gás.
    Alguem sabe informar qual é esse aumento?
    Obrigado.

    Responder
  22. Paula Oliveira

    Olá boa tarde.
    Gostaria de saber se por acaso tem informação de pessoas que já tenham mudado para o mercado regulado com pedidos no inicio de Setembro.
    Calculo que esse processo esteja muito atrasado e por isso estou a penderar mudar para outra entretanto, mas como já estamos quase no final do mes de Outubro…
    Muito obrigada,

    Responder
  23. Paula Oliveira

    Peço desculpa pela questão não muito clara lançada anteriormente por mim.
    Sou da Zona norte e por isso a empresa de gas no mercado regulo, para a minha zona é a EDP Gás – Serviço Universal, S.A.
    Fiz o pedido no inicio de Setembro e ainda continuo à espera e acho que continuarei pois penso que o processo vai ser demorado.
    Será que alguem da minha zona já conseguiu mudar para a EDP Gás – Serviço Universal, S.A.?
    Estou inclinada por nao esperar mais pois nao sei se vai ser mais um mês ou dois e ou mais.
    Será que alguem tem informações sobre o tempo que demorará a mudar para a EDP Gás – Serviço Universal, S.A.?

    Muito obrigada

    Responder

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