COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (29 de agosto a 4 de setembro)

Escrito por Pedro Andersson

26.08.22

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3 min de leitura

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Preços dos combustíveis na semana que vem

A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho semanalmente junto das minhas fontes no mercado dos combustíveis.

Relembro que apesar desta indicação do preço, cada posto de abastecimento pode fazer o preço que entender. Apenas os postos de marca própria têm de seguir as instruções da marca. Os concessionários e cada marca podem seguir ou não as indicações dos líderes de mercado. Mas pela minha experiência andam uns atrás dos outros. Esta é a tendência dos preços na semana que vem.

Semana de 29 de agosto a 4 de setembro

PORTUGAL continental

Gasóleo (+11 cêntimos)

| Semanas anteriores*: (5)(-2)(-9)(-1)(-6)(-7)(-9)(-3)(6)(13)(12)(2,5)(-2,5)(-7)(3)(-10 Descida do ISP)(6)(1)(-5)(-12,5)(16)(-18)(18)(14,5)(2,5)(1)(0,5)(2))(0,5)(3)(2)(2,5)(3)2022

*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.

Este gráfico é da ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético) com o preço médio nacional. A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).

Gasolina (+0,5 cêntimo)

| Semanas anteriores*: (-1)(-1)(-9)(0,5)(-5)(-5)(-8)(-1,5)(-1)(-5)(-3)(14)(1,5)(7)(2)(4,5)(-10 Descida do ISP)(2)(0,5)(-4)(7)(-13,5)(14)(7,5)(2)(1)(2)(2)(1,5)(2)(1,5)(0,5)(4,5)2022

*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.

Este gráfico é da ENSE com o preço médio nacional (Entidade Nacional para o Setor Energético). A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).

GPL (Sem alteração)

| Semanas anteriores*: (=)(=)(-1)(=)(-1)(=)(=)(=)(1)(=)(-2)(1)(=)(-2)(=)(-4)(=)(=)(=)(-1)(=)(-2)(-6)(-10)(21)(=)(12)(=)(=)(1)(=)(-1)(=)(=)(2)2022

*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.

Este gráfico é da ENSE com o preço médio (Entidade Nacional para o Setor Energético). A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro):

MADEIRA

Pode consultar os preços atuais e da próxima semana AQUI na página da Direção-Geral de Economia e Transportes da Madeira

Para receberem esta informação todas as sextas-feiras deverão fazer “Gosto” na página do Contas-poupança.


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5 Comentários

  1. Fernando

    Curiosidade em comparar o preço do grude versus combustível actual com o de anos atrás.

    Responder
  2. Grunho

    É bom lembrar quem tem carro a gasóleo que os consumidores de gasolina estão a pagar quase 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para eles o terem mai barato, caso contrário pagariam muito mais. Isto apesar de um litro de gasóleo produzir 2,64 kgs de co2, contra 2,31 kgs para a gasolina, fora os poluentes tóxicos e cancerígenos, em que o diesel é uma catástrofe. Pagar menos para poluir mais é inadmissível, e o portugueses têm de se mobilizar para por cobro a isto. Ou anular a meio a diferença de imposto, ou indexá-lo ao teor de csrbono de cada litro. Tantos cêntimos por cada kg de co2 que saia pelo escape, assim é que é.

    Responder
    • José Paiva

      Esta semana aconteceu algo raro para o qual ainda não encontrei explicação. Para além da habitual diferença de preços Portugal/Espanha, por norma as variações semanais são parecidas, por isso não entendo como é que em Espanha está semana o Gasóleo só aumentou um cêntimo e por cá foram 11 😡

      Responder
  3. Grunho

    Saiba quem tem carro a gasóleo que os consumidores de gasolina estão a pagar quase 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para eles o terem mai barato, caso contrário pagariam muito mais. Apesar de um litro de gasóleo produzir 2,64 kgs de co2, contra 2,31 kgs para a gasolina, fora os poluentes tóxicos e cancerígenos, em que o diesel é uma catástrofe. Pagar menos para poluir mais é inadmissível e tem de acabar. De preferência ontem.

    Responder
  4. Nina

    Obrigada Pedro, pelas suas partilhas. Sempre muito interessantes. Gosto muito. Bem haja.

    Responder

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