PODCAST | #117 – Os Certificados de Aforro voltaram a ser um bom produto de poupança?

Escrito por Pedro Andersson

04.07.22

}
2 min de leitura

Publicidade

Os Certificados de Aforro voltaram a valer a pena?

A resposta é sim e explico porquê neste episódio. Como sabe, os Certificados de Aforro dependem da Euribor. Se a subida da Euribor é má porque faz aumentar a prestação do seu crédito à habitação, por outro lado é boa para quem tem poupanças que quer pôr a render nos Certificados de Aforro porque vão render mais juros.

Quais são as vantagens e desvantagens dos Certificados de Aforro em comparação com os Certificados do Tesouro?

Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos.

Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue

YouTube https://www.youtube.com/channel/UCP1NJYImfFMSEkQdlFlbFMA
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas.

Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.

Boa viagem e boas poupanças!

Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #232 – Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

Porque tenho de pagar IRS se fiz retenções na fonte? Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em...

Publicidade

Artigos relacionados

35 Comentários

  1. Humberto

    Boa tarde!

    Mais um artigo muito útil (como sempre).
    Aquilo que percebi é que neste caso e dadas as circunstancias atuais, neste momento compensa mais ter um Certificado de Aforro que um Certificado do Tesouro, certo?

    Responder
    • Manuel

      Um pequeno pormaior: Compensa mais,a partir de agora, adquirir agora um CA em vez de um CT ( 0,82% vs 0,7% ). Ou seja, nos meses anteriores ,não seria o caso.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim. Estão a trocar de posições em termos de rendimento.

      Responder
      • António Terremoto

        Boa Tarde
        Mas não é previsível que as taxas de juro dos certificados do tesouro sejam atualizadas com a subida de juros nomeadamente os 50 pontos que o BCE estabeleceu?
        Obrigado

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Não. É taxa fixa. Não envolvem a Euribor.

          Responder
    • Tiago Silva

      Olá Sr Pedro,
      Se subscrever posso retirar o dinheiro ao fim de 3 meses e não tenho nenhum custo? Consigo ainda retirar o juro que acumulou nesses mesmos 3 meses?
      Obrigado 🙂

      Responder
        • Tiago Silva

          Muito obrigado, pela informação.
          Gosto muito do seu trabalho sou um seguidor muito atento ouvi o seu podcast ontem na rádio e virei novamente para os certificados de aforro.

          Tinha uma outra pergunta, gostaria de investir em ETFs e fundos imobiliários tem algum local ou plataforma que recomende para o fazer?

          Obrigado.

          Responder
  2. Ricardo

    Boa tarde, caro Pedro

    O acesso ao serviço do IGCP para subscrição de Certificados de Aforro e outros é feito através do link https://aforronet.igcp.pt/.

    A busca por aforro.net leva-nos até à página inicial do domínio aforro.net… que está no “mercado”, e assim ficará até alguém decidir comprar o mesmo 😉

    à parte isso, obrigado por mais uma valiosa dica.

    Um abraço.

    Responder
  3. Pedro Ruben Rodrigues Gomes

    Fiquei com uma duvida se a taxa de juro é calculada pela taxa base + o premio de permanência e a taxa base tem um valor máximo de 3.5% então na fase final poderei usufruir de taxa de juro 4.5% ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim. Tem razão. O máximo possível é 4.5%.

      Responder
  4. José Fernandes

    A taxa de juros permanece inalterável até ao final com os valores aquando da subscrição ou vai variando?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Varia de 3 em 3 meses, conforme a taxa Euribor a 3 meses.

      Responder
  5. Maria Marques

    Dúvida: subscrevi certificados de aforro a 14.04 com a taxa de juro em vigor naquele momento. Como a taxa de juro muda todos os meses, o rendimento também varia ou permanece na taxa de juro de subscrição?

    Obrigada

    Responder
    • Manuel Correia

      Boa tarde. Sra Maria,a taxa dos CA são atualizados trimestralmente ( período de atualização) em conformidade com a taxa Euribor.
      O mal de uns ( crédito à habitação) será o bem de outros ( CA ou CT)

      Responder
  6. JOAO LOPES

    Boa tarde, obrgiado pelo podcast, super util como sempre!.

    Uma duvida que nao consigo resposta é como consigo seguir estes produtos (CA, CT) numa app ou site de tracking de portfolios de mercado (ex: Yahoo Finance, mas ha imensos).

    Exemplo vejo la os Fundos correspondentes aos PPR populares em PT (Alves Ribeiro, STOIK) etc mas Certificados do IGCP não, provavelmente nao estou a procurar pelo nome correcto …

    Obrigado!

    Responder
    • Luis

      Também gostava de saber…

      Responder
  7. José Diogo

    Boa noite Sr. Pedro. Gostava que me informasse se as ações dos CTT, EDP e AMAZON, onde divulgam para investir 250€ se são viáveis?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não me parecem ser bom negócio. Porque pagar a intermediários se pode subscrever diretamente?

      Responder
  8. Homero Pinto

    Boa tarde
    Tenho dois certificados de tesouro que terminam em AGOSTO DE 2028. Poderei resgatar em Agosto de 2022, e transferir para certificados de Aforro, tenho vantagens ou não. Agradeço informação. E já agora tenho outro certificado de tesouro que termina em junho de 2026, também é vantajoso resgata-lo para certificados de aforro.
    Cumprimentos

    Homero pinto

    Responder
    • Jorge Silvestre

      Bom dia
      Continuando a saga de abrir uma “conta aforro” desloquei-me ao balção dos CTT (atenção não é banco CTT) e entreguei toda a documentação necessária, qual o meu espanto quando a funcionária me informa que a abertura da conta aforro é feita pelo serviços centrais e não de imediato e que seguidamente logo me contacta para ir subscrever os Certificados de Aforro… No Sec. XXI, para facilitar e promover a poupança, não deveria este processo de abertura estar disponível online? ou na pior das hipóteses o processo ser efetuado?
      Fica o desabafo….
      Cumprimentos

      Responder
  9. João

    Boa tarde Sr. Pedro, investir em certificados de aforro é seguro? Pergunto porque estou a pensar nisso mesmo.

    Responder
    • Nuno Lima

      Boa tarde João!

      Os certificados de aforro são dos produtos mais seguros no mercado uma vez que só existe a possibilidade de perder o seu dinheiro caso o Estado português entre em falência.

      É um produto de capital garantido com garantia dada pelo Estado.

      Responder
  10. Luna Barreto

    Boa noite,

    Estive a fazer uma simulação a 10 anos para certificados de aforro no site dos CTT e surgiu-me uma dúvida: qual é a conta que se faz para calcular o juro líquido sobre o dinheiro colocado?

    Por exemplo, se eu subscrever 1000€ e a taxa base (E3+1%) for 2,492%, eu estaria à espera de receber, como juro ilíquido, ao fim dos 3 primeiros meses, 24,92€, que é 2,492% de 1000€.

    Mas na simulação aparece como juro líquido €4,486… Esta diferença entre o juro ilíquido que eu calculei (24,92€) e o juro líquido que aparece na simulação (4,486€) parece-me demasiado grande… Não percebo como são feitos os cálculos, é possível esclarecer-me?

    Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O juro é por ano. Como só passaram 3 meses, tem de dividir por 4 :). 12/4=3 meses

      Responder
  11. Mário Costa

    Boa tarde.
    Pretendo fazer subscrever uma poupança para todos cá de casa. (somos 4, pais com 53 e 52 anos, e filhos com 25 e 21).
    Pensei em PPR’s, mas também certificados de aforro.
    Qual será o mais vantajoso?
    Obrigado.
    Mário Costa

    Responder
  12. Fmam

    Boa tarde sr Pedro
    Pessoas com atestado médico multiusos, tem também que pagar os 28% de imposto ou estão isentos
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O atestado não tem influência nesse aspecto.

      Responder
  13. José Alberto da Costa Martins

    Boa tarde Srº. Pedro Andersson é de louvar todo o seu desempenho para dar toda a informação útil e ainda as respostas a muitas dúvidas, desde já muito grato por tudo que tem feito.
    José Martins.

    Responder
  14. Nuno Aldeias

    É tudo verdade sr. Pedro, e se me permite, as suas dicas já me fizeram poupar alguns milhares de euros (crédito à habitação), porém neste caso parece-me que omite parte de informação importante, sendo que apenas compara com os 2 primeiros anos dos certificados do tesouro. Pois a partir do terceiro ano os certificados do tesouro pagam também um prémio indexado ao PIB, que este ano superou o 6,5%, logo pagou mais que os certificados de aforro estão a pagar. Isto se não me falham as contas 🙂 Bem haja e obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Certo. Estou a falar de novas subscrições 🙂

      Responder
  15. Maria Helena Dias Pereira Mota

    Boa tarde Dr Pedro Anderson
    Há uns tempos venho seguindo os seus artigos que acho muito esclarecedores. No entanto há uma questão que gostaria de ver respondida: tenho algumas poupanças (PPR) com a taxa de 0,40% para o ano em curso e outras a 0,15% e ao fim do ano tenho pago mais de serviços de manutenção do que recebo de juros.
    Desejava aplicar esse dinheiro em Certificados Aforro e sei que se for ao banco para levantá-lo vão-me colocar mil e uma dificuldades. O que devo fazer? Eu penso que o dinheiro terá que ir para a Conta à Ordem e só depois poderei movimentá-lo. Será assim?
    Devo dizer que sou viúva e gostaria de saber se os Certificados podem ficar também em nome dos meus filhos que são maiores de idade.
    Ficaria muito grata se me respondesse.

    Responder
  16. Maria Helena Dias Pereira Mota

    PS. Esqueci de mencionar no comentário acima que sou viúva aposentada. Não sei se existe uma idade-limite para subscrever os Certificados de Aforro.
    Muito Obrigada.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dinheiro nos depósitos a prazo está com rentabilidade real negativa de -7,9% - […] PODCAST | #117 – Os Certificados de Aforro voltaram a ser um bom produto de poupança? […]
  2. VÍDEO | Como ganhar dinheiro com os Certificados de Aforro - […] https://contaspoupanca.pt/2022/07/04/podcast-117-os-certificados-de-aforro-voltaram-a-ser-um-bom-pro… […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.