Preços dos combustíveis na semana que vem
A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho semanalmente junto das minhas fontes no mercado dos combustíveis.
Relembro que apesar desta indicação do preço, cada posto de abastecimento pode fazer o preço que entender. Apenas os postos de marca própria têm de seguir as instruções da marca. Os concessionários e cada marca podem seguir ou não as indicações dos líderes de mercado. Mas pela minha experiência andam uns atrás dos outros. Esta é a tendência dos preços na semana que vem.
Semana de 27 de junho a 3 de julho
PORTUGAL continental
Gasóleo (-3 cêntimos) (ISP fica igual)
| Semanas anteriores*: (6)(13)(12)(2,5)(-2,5)(-7)(3)(-10 Descida do ISP)(6)(1)(-5)(-12,5)(16)(-18)(18)(14,5)(2,5)(1)(0,5)(2))(0,5)(3)(2)(2,5)(3)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Este gráfico é da ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético) com o preço médio nacional. A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).
Gasolina (-1,5 cêntimos)+(ISP sobe 0,4 cêntimo) = -1 cêntimo
| Semanas anteriores*: (-5)(-3)(14)(1,5)(7)(2)(4,5)(-10 Descida do ISP)(2)(0,5)(-4)(7)(-13,5)(14)(7,5)(2)(1)(2)(2)(1,5)(2)(1,5)(0,5)(4,5)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Este gráfico é da ENSE com o preço médio nacional (Entidade Nacional para o Setor Energético). A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).
GPL (Sem alteração)
| Semanas anteriores*: (-2)(1)(=)(-2)(=)(-4)(=)(=)(=)(-1)(=)(-2)(-6)(-10)(21)(=)(12)(=)(=)(1)(=)(-1)(=)(=)(2)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Tenho reparado que os postos de abastecimento não têm cumprido as descidas dos preços.
O contrário de quando é para aumentar.
Olá. Não se trata de cumprir. Ninguém é obrigado a fazer preço nenhum. Até podem subir todas as semanas e todos os dias. A previsão é em relação ao que devia ser em relação ao preço da matéria-prima nos mercados internacionais. Depois enquanto consumidores nós é que escolhemos onde abastecemos.
Acho que seria interessante ter nos gráficos, não só a margem das empresas, mas também o valor do imposto.
Parece tendencioso dizer que a culpa dos preços é apenas das gasolineiras, mostrando a margem destas, e que a % relativa aos impostos não tem impacto.
Obrigado
@PedroAndersson!Se pode subir até todos os dias ! E não cumpre a legislação está errado! Logo vai virar confusão por inconstitucionalidade!
Depois se admiram de haver greves, até um dia o povo se levantar e pegar fogo e rebentar com tudo! Como em França, Espanha ..
Olá, Uma mercearia não pode mudar o preço das batatas todos os dias se quiser? É a mesma coisa.
Olá apraz-me dizer , que todos os atos ou quase todos , mais tarde ou mais cedo , terão as suas consequências.
Será?!