ELETRICIDADE | A lista das 10 empresas mais baratas este mês (Junho de 2022)

Escrito por Pedro Andersson

09.06.22

}
6 min de leitura

Publicidade

A Lista das 10 empresas mais baratas

Resumo da situação do mercado da eletricidade em Portugal em Junho:

  1. A eletricidade no mercado regulado subiu em junho (pouco, mas subiu)
  2. Não há grandes mudanças no TOP 10, apenas uma alteração na 9ª posição
  3. A eletricidade continua a baixar no mercado grossista (OMIE), embora continue muito alto.

Apenas a Goldenergy e a Endesa estão a fazer preços mais baixos do que o mercado regulado. Todas as outros estão a grande distância.

Recordo que esta lista é dos preços mais baixos para NOVOS clientes e não para os clientes atuais (se você fez um contrato com preços melhores, mantenha-os). E os preços que menciono neste artigo são preços sem qualquer desconto em talões, códigos amigo, hipermercados e gasolineiras. Essas contas podem fazer toda a diferença.

Veja os preços na sua fatura e compare com os que lhe vou mostrar a seguir. Sempre que encontrar mais barato, e confiar, mude!

– “Qual é a empresa de eletridade mais barata?”

Uma das perguntas que mais vezes me fazem é: “Qual é a empresa de eletricidade mais barata?”. Respondo sempre que a resposta não é fácil porque depende muitos dos seus gastos, potência contratada, tarifa simples ou bi-horária e descontos adicionais que possa ter.

Mas como compreendo que precise de pelo menos um ponto de referência, passei a fazer todos os meses um TOP 10 das empresas mais baratas em Portugal, usando os meus critérios e pelos quais só eu me responsabilizo.

Quero que compreenda que pode poupar bastante todos os anos, se estiver sempre atento e for cliente da empresa que lhe fornecer a eletricidade mais barata a cada momento. Não lhe estou a dizer para mudar de fornecedor todos os meses, mas sempre que descobrir uma empresa onde a poupança pode ser substancial, porque é que há-de pagar mais caro se pode ter o mesmo mais barato? 

Os preços da eletricidade na produção (OMIE) estão a começar a baixar. Apesar disso, mantêm-se bastante altos, como podem ver no gráfico abaixo. Atenção que todos os valores referidos são sem IVA.

Esta é a evolução do ranking ao longo dos últimos 6 meses. Como poderá reparar, os preços do regulado chegaram a ser os mais concorrenciais em fevereiro e março, mas desde março há duas empresas que continuam a lutar pela conquista de quota de mercado.

O Top 10 das empresas de eletricidade mais baratas 

Decidi ajudar os que têm mais dificuldade em interpretar estes dados fazendo uma lista (ranking) mensal dos 10 melhores preços que as várias empresas estão a praticar em cada mês.

Estes artigos mensais não são um conselho para mudar para nenhuma empresa. A informação que lhe estou a dar é COMPLETAMENTE ISENTA e baseia-se nos preços que estão no simulador da ERSE, escolhendo a opção “Menor preço”.

Sempre que uma empresa muda um preço é obrigada por lei a avisar a ERSE (porque é o regulador), para ela atualizar o simulador. Portanto, dados mais rigorosos e atualizados não há (a menos que as empresas tenham falhado o compromisso ou a ERSE não tenha atualizado a base de dados no tempo devido). Estes preços que vai ver são para novos contratos e não os que provavelmente tem na sua fatura.

Na lista, por exemplo, pode verificar que a empresa X (que é a sua) tem o primeiro, segundo ou terceiro preço mais barato e pensar que está bem, mas estar a pagar muito mais atualmente (porque você nunca mais se mexeu e negociou e todos os anos os tarifários mudam) do que o preço que a sua própria empresa está a fazer para novos clientes, ou o contrário.

Os critérios do Top 10

Para fazer as contas, usei a minha potência contratada (4.6 kVA) e tarifa simples. Se quiser saber quais são os preços da tarifa bi-horária ou de outras potências contratadas vai ter de pesquisar por si, seguindo os mesmos passos.

Para os gráficos só uso o preço do kWh (não levo em conta o preço da potência contratada) porque considero que embora influenciem o preço final da fatura, a grande poupança está no kWh para quem gasta mais do que 200 kWh por mês.

É o meu critério, não tem de concordar com ele. Decidi assim porque se tivesse de acrescentar a potência contratada ia complicar tanto as contas que as análises se tornariam incompreensíveis. E eu quero que percebam o que é mais importante.

Por outro lado, no ranking Top 10, a potência contratada está incluída nas contas da ERSE. Simulo 300 kWh/mês e o simulador da ERSE dá-me estes resultados que vai ver. Farei isto no início de cada mês e o resultado que der é o que partilho aqui.

Naturalmente, a sua situação será certamente diferente da minha, e um dia depois de publicar estes valores, qualquer empresa pode mudar os seus tarifários ou fazer promoções novas, ou terminar as que tinham. Portanto, deverá sempre confirmar os preços e condições com cada empresa antes de mudar seja para qual for.

O TOP 10 não leva em conta descontos promocionais ou preços condicionados (ser sócio de um clube, aderir a um seguro, etc.). É o preço mais baixo possível de todos os tarifários de cada empresa e ponto final.

As empresas mais baratas em Junho de 2022

De acordo com os preços apresentados pelas empresas e registadas na base de dados da ERSE – as que têm os preços mais baixos (kWh + potência contratada) – são estas no dia em que fiz a análise (9 de Junho).

Na prática, verá que muitas delas têm o mesmo preço (com uma diferença de centésimas). Isto quer dizer que por vezes entre os primeiros 3 mais baratos as diferenças são praticamente ridículas. Nesses casos deve ponderar escolher aquela em que confia mais ou acredita que tem o melhor serviço.

A RETER: A GoldEnergy e a Endesa continuam a fazer os melhores preços em Junho.

A Iberdrola, GALP e a EDP Comercial continuam a praticar preços muito acima do regulado.

Este mês manteve-se tudo igual, excepto o último lugar: saiu a Nabalia e entrou a Logica Energia.

O preço da eletricidade no mercado grossista está a baixar.

No gráfico abaixo coloquei apenas as marcas principais (o anterior quase não tem leitura). Veja como eles vão alterando os preços ao longo dos meses sem nós nos apercebermos. Atenção que este é só o gráfico com o preço do kWh, não leva em conta a potência contratada.

Espero que esta informação seja útil – todos os meses – para que perceba se está a poupar ou a perder dinheiro com a sua fatura da eletricidade. E para perceber quantas vezes as diversas empresas mudam os preços ao longo do ano e se é para cima ou para baixo.

No fundo, é um pouco como os preços dos combustíveis. Esses mudam todas as semanas, na eletricidade é todos os meses, ou de dois em dois ou de 6 em 6. Mas tem de estar atento. Depois se muda ode empresa ou não, é consigo. Continue atento à sua fatura. Compare sempre o preço do kWh e da potência contratada que tem na sua fatura, com os que mostro aqui neste artigo mensal. Se encontrar mais barato, mexa-se!


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Jóni Neto

    Já sou cliente da Endesa há quase dois anos e, até ao momento, sou um cliente satisfeito. Como já tenho alguns amigos no plano Amigo da Endesa, é mais uma ajuda extra para baixar a fatura.
    Seguindo uma outra dica aqui do blog, acabei de verificar que posso baixar a potência contratada, para baixar ainda mais o valor final minha fatura de eletricidade.
    Deixo o meu código amigo, para quem afetar uma nova adesão, possa usufruir de um desconto de 1€ todos os meses: 308522125.
    Mais uma vez, obrigado Pedro pelo excelente serviço público prestado, quer através deste blogue, quer através do seu podcast.

    Responder
  2. Raquel

    Caso alguém queira aderir à Endesa o meu Código amigo é 309190177.
    Obrigada!

    Responder
  3. Antoaneta Pinto

    Pago menos na EDP Comercial. 0,152.

    Responder
  4. Carlos Manuel da Silva Caravela

    Do controlo que faço dos meus consumos e gastos de eletricidade e gás (Iberdrola), e usando o simulador da ERSE dá esta coisa curiosa:
    – conta comum de eletricidade e gás com uma diferença apreciável de, eu a “perder”, 22,06 euros. Só o 12.º preço é pior.
    – conta apenas de eletricidade e confesso a surpresa, eu a “ganhar”, 7,09 euros;
    – conta apenas de gás e não quero acreditar na surpresa, eu a “perder”, 29,14 euros.
    Ou seja, parece que o “prejuízo” para o meu lado vem do gás e não da eletricidade, embora de facto a Iberdrola não apareça, e não é só nos primeiros dez, tão pouco nos segundos dez!!!

    Responder
  5. Sara

    Boa noite, estou com duvidas em saber qual a empresa fornecedora de eletricidade +gas que seja mais enconomica. Vou fazer um novo contrato e estou em duvida na questao da potencia contratada ao dia. Entre a goldenergy e endesa. Sera que me poderia ajudar ? Obrigado

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Junho de 2022) - […] Este é o terceiro mês em que faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal.…
  2. GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Julho de 2022) - […] Este mês houve várias mudanças de preços em algumas marcas. Todos os meses faço este TOP 10 das empresas…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.