CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #5 – Maio 2022)

Escrito por Pedro Andersson

02.06.22

}
5 min de leitura

Publicidade

O meu investimento em Criptomoedas – Balanço #5 (Maio 2022)

Se quiserem saber o que é um mês mau em termos de “investimento” é só olhar para o meu mês de Maio. Foi dos piores meses de sempre desde que comecei a investir parte do meu dinheiro. Neste momento estou a “perder” 50% do que investi. Neste balanço específico vou falar apenas das criptomoedas (e dentro delas, apenas do Ethereum que comprei).

Foi um mês em que o mundo das criptomoedas abanou com o quase desaparecimento de uma moeda (LUNA) que fez muitas pessoas perderem todo o dinheiro que tinham nessa moeda. Quando digo perder, é perder mesmo. E não têm ninguém nem nada de que se queixar. Este é um mundo de risco absoluto. Só coloca dinheiro em criptomoedas quem quer e com a consciência de que pode perder tudo o que lá colocar. É um mundo ainda muito desconhecido e sem qualquer regulação.

Dito isto, não só subscrevi como aproveitei estas quedas para reforçar um pouco mais o meu investimento (nada de extraordinário, comprei mais 250 euros). Tem o meu terrivel balanço com o respectivo gráfico mais abaixo.

O que é este balanço

Todos os meses, no final de cada mês, direi aqui como está a correr o meu “investimento” em criptomoedas (especificamente em Ethereum, que é a segunda criptomoeda mais relevante a nível mundial). Como expliquei neste primeiro artigo AQUI, a minha intenção não é ensinar-lhe com todo o detalhe como investir, comprar e vender e quais são as características técnicas de cada moeda e como saber qual é o projeto de cada uma das milhares de criptomoedas que existem.

Para isso terá de procurar fontes especializadas e tem várias páginas de facebook em português de Portugal dedicadas a essa área. Se tiver mesmo curiosidade em saber como funcionam as criptomoedas e a blockchain, a Defi, staking e por aí fora, deve investigar nessas outras fontes porque eu não sou a pessoa indicada.

O que vai poder encontrar aqui são as experiências de um cidadão que  – sem conhecimentos profundos – ganhou dinheiro no passado com bitcoin e que agora está a reinvestir parte desse dinheiro numa outra moeda simplesmente para ver o que acontece. O que lhe prometo é ser completamente realista e dar-lhe os meus valores reais de quanto estou a ganhar ou a perder com os cerca de 2 mil euros que comprei de Ethereum a 10 de janeiro de 2022. Vou mostrar-lhe os meus gráficos e as dificuldades, alegrias e “tristezas” ao longo deste percurso.

A minha intenção não é verder-lhe nenhum curso, nem recebo comissões de nenhuma plataforma nem tenho nenhum interesse em que você se meta nisto. Até pode acontecer (e isso também seria útil) que ao ler os meus relatos perceba que isto não é para si e que deve manter-se longe deste tipo de “investimentos”.

Coloquei a palavra “investimentos” entre aspas porque as criptomoedas não têm qualquer espécie de supervisão, não são reguladas e está exclusivamente por sua conta e risco.

Neste gráfico tem o desempenho da moeda Ethereum nestes últimos 6 meses.

Estou a ganhar ou a perder dinheiro?

No principio do mês (4 de abril), estive a “ganhar” 485 euros.  No último dia de Maio estava a perder 634 euros, e assim continua nestes primeiro dias de junho. 

No dia 10 de Janeiro de 2022, comprei 1 760,54 € de Ethereum. Entretanto, como as quedas foram substanciais, decidi reforçar o meu investimento no dia 24 de janeiro (comprei mais 300 euros). No dia 10 de Maio reforcei com mais 250 euros.

Como podem ver no gráfico abaixo, em abril estive sempre acima da linha de água, mas em maio esteve sempre negativo e a descer. A linha azul é o valor fixo que investi (com os reforços no dia 24 de Janeiro e 10 de Maio) e a linha vermelha é o que esse dinheiro vai variando ao longo dos dias.

Como poderá analisar no quadro seguinte, com os valores quase dia-a-dia, poderá notar pelas cores que as criptomoedas não são apenas rosas (nem qualquer investimento em bolsa). Tem de ter pulso de ferro e resistir.

Como se compram criptomoedas

NOTA MUITO IMPORTANTE: Isto não é um conselho para “investir” em criptomoedas. Pode perder TODO o seu dinheiro.

Primeiro, tem de abrir uma conta numa corretora de criptomoedas. Há várias. Abri na Binance. Também tenho conta aberta na Kraken e na Bitmex, mas a que uso mais é a Binance. É como abrir uma conta num banco normal. Tem de mandar documentos e responder a inquéritos e preencher muitos formulários para provar que você é você. Só confia neles se quiser. Não ganho comissões de ninguém.

Depois de abrir conta nestas corretoras virtuais, tem de transferir para lá o dinheiro que entender. Pode ser por transferência bancária, por cartão de crédito ou por outro meio disponível. Depois de transferir para lá o seu dinheiro em euros, tem de comprar a criptomoeda que quiser. É só clicar no botão “Comprar”. Há centenas ou milhares. Cada uma tem um valor diferente, podem ser cêntimos ou milhares de euros. Não precisa comprar “uma” bitcoin. Pode comprar um cêntimo (satoshi) de bitcoin. Traduzindo por miúdos, pode comprar 20 euros de bitcoin ou de Ethereum ou outra qualquer.

Comprar uma criptomoeda (e reforçar) é a mesma coisa que comprar uma ação, só que o mercado das criptomoedas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, para já, não paga (muitas) comissões a bancos e corretoras físicas, e não paga impostos. Por outro lado, não se esqueça de que não tem nenhuma regulação e que nunca terá ninguém a quem se queixar se tiver problemas. É todo um mundo novo.

O que pretendo que claro é que este “mundo” existe e está acessível a qualquer pessoa. Se conhecer os riscos e as vantagens pode ser uma boa alternativa de fazer dinheiro com o seu dinheiro. Sempre com o risco de perda total. Se tiver 100 euros que não lhe façam falta, pode aprender umas coisas muito interessantes. Eu estou a aprender.  

Sublinho que qualquer outra moeda teria resultados diferentes dos meus e o momento em que as comprei também tem influência.



Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Governo volta a cortar descida dos combustíveis

Novo agravamento da Taxa de Carbono volta a anular descida dos preços dos combustíveis na próxima semana O Governo voltou a cortar a descida dos preços dos combustíveis ao agravar a Taxa de Carbono pela segunda vez consecutiva. Apesar de estar prevista uma redução de...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (16 a 22 de setembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Tem crédito à habitação? O BCE voltou a baixar as taxas de juro

São boas notícias para quem tem crédito à habitação com taxa variável. Significa que a sua prestação da casa vai continuar a baixar nos próximos meses, no mês em que tiver a revisão da sua prestação (conforme tiver taxa Euribor a 3, 6 e 12 meses). O Banco Central...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Setembro de 2024)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês O preço do gás no mercado regulado (do Estado) está 30% mais barato do que a empresa mais barata a seguir. E é mais barato 50, 60 e 70% dos que nas restantes empresas do mercado. Portanto, a conclusão é simples: se ainda não...

TOP 10 | Qual a marca de COMBUSTÍVEIS mais barata esta semana? (9 a 15 de setembro)

Quem subiu e quem desceu os preços esta semana A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço "justo") uma subida de 1,6 cêntimos/l no gasóleo simples e uma descida de 0,8 cêntimos na gasolina simples. Abaixo tem os preços que...

PODCAST | Vamos a contas – Amortizo o crédito à habitação ou continuo a investir? (A pergunta da Cláudia)

A Cláudia e o namorado conseguem poupar 12 mil euros por ano e têm um dilema: amortizam o crédito à habitação nos próximos anos ou investem para conseguir eventualmente um valor maior mais à frente. É, mais uma vez, o que eu chamo “problemas bons”. Mesmo que agora não...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (9 a 15 de setembro)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

PODCAST | #273 – Há produtos melhores do que os Certificados de Aforro, com capital garantido?

Nos canais do Facebook e do Instagram (já aderiu?) coloquei uma sondagem a perguntar se os Certificados de Aforro eram o melhor produto de poupança com capital garantido. Para minha surpresa, a maioria respondeu que sim. Esta resposta significa que a nossa literacia...

Última hora | Governo volta a anular a descida dos combustíveis, com nova subida da taxa de carbono

Governo aproveita (outra vez) descida dos combustíveis para aumentar valor do ISP Já estamos a ficar habituados: se os combustíveis descem no mercado, o Governo descongela um pouco mais a Taxa de Carbono, que foi congelada em 2021, na altura dos preços muito altos. O...

Plataforma dos Certificados de Aforro já está a funcionar novamente

AforroNet volta a estar operacional após intervenção para proteção de dados O serviço AforroNet já está de novo operacional, depois de ter sido concluída uma "intervenção para a melhoria da proteção dos dados pessoais" durante aproximadamente duas semanas. Segundo uma...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. FREDERICO MATIAS

    Boa tarde,

    No caso do seu “investimento”, apenas comprou as moedas ou tem a função “earn” ativada que é uma espécie de empréstimo com taxas de juro?
    Eu tinha BTC com earn a 10%/ano pagos ao dia (juros consolidados)…mas entretanto baixaram para 5% juros e mudei para mesmo formato (earn) com uma stablecoin (or so they say) a BUSD a 10% taxa de juro/ano pago ao dia com juros compostos mas taxa variável mas também com possibilidade de retirar moeda em qualquer altura perdendo apenas juros do dia…

    Responder
  2. Paulo

    Olá Pedro, a “imagem” que coloca com os valores e as percentagens, coloca, por exemplo, num ficheiro excel manualmente? Há alguma possibilidade de partilhar este ficheiro? Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.