Preços dos combustíveis na semana que vem
A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho semanalmente junto das minhas fontes no mercado dos combustíveis.
Relembro que apesar desta indicação do preço, cada posto de abastecimento pode fazer o preço que entender. Apenas os postos de marca própria têm de seguir as instruções da marca. Os concessionários e cada marca podem seguir ou não as indicações dos líderes de mercado. Mas pela minha experiência andam uns atrás dos outros. Esta é a tendência dos preços na semana que vem.
Semana de 30 de maio a 5 de junho
PORTUGAL continental
Gasóleo (+2,5 cêntimos) (ISP fica igual)
| Semanas anteriores*: (-2,5)(-7)(3)(-10 Descida do ISP)(6)(1)(-5)(-12,5)(16)(-18)(18)(14,5)(2,5)(1)(0,5)(2))(0,5)(3)(2)(2,5)(3)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Este gráfico é da ENSE com o preço médio nacional (Entidade Nacional para o Setor Energético). A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro):
Gasolina (+2 cêntimos) (ISP -0,5 cêntimo) = +1,5 cêntimos
| Semanas anteriores*: (7)(2)(4,5)(-10 Descida do ISP)(2)(0,5)(-4)(7)(-13,5)(14)(7,5)(2)(1)(2)(2)(1,5)(2)(1,5)(0,5)(4,5)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Este gráfico é da ENSE com o preço médio nacional (Entidade Nacional para o Setor Energético). A linha de baixo é o valor que devia ter o combustível sem o lucro das empresas. A parte cinzenta é a margem que estão a ter (que terá de dar para os custos que têm + o lucro).
GPL (- 2 cêntimos)
| Semanas anteriores*: (=)(-4)(=)(=)(=)(-1)(=)(-2)(-6)(-10)(21)(=)(12)(=)(=)(1)(=)(-1)(=)(=)(2)2022
*A ordem das alterações é da mais recente para a mais antiga.
Era frequente todas as semanas,a partir das 5ªs feiras,permanentes e constantes avisos e críticas na TVI,SIC,CMTV,RTPs, analistas sábios, em complô, nos aumentos de combustível, sempre, precionando o Governo para abrir mão dos impostos, que na opinião destas televisões era a razão dos preços elevados dos combustíveis, o Governo deixou cair os tais impostos,e o resultado foi este, 1ª Perda, o Estado (todos nós) ficou sem essa receita que podia ir para saúde,ensino,etc,
2ª Perda, acabou o auto Boucher seguindo para os lucros dos comerciantes.
3ª Perda Em minha casa deixou de entrar 150€ do auto Boucher que muito ajudava a moderar a despesa,
4ª Perda, Passei a pagar o Combustível muito mais caro que não mais parou de subir,além da perda do Ivoucher.
E a verdade é que, prejudicados os Portugueses,Prejudicado o Estado , beneficiados os Acionistas, organizações Financeiras das Televisões, o combustível deixou de ser problema e notícia, pagamos ás RTPs para fazer a diferença,ser séria e servir os Portugueses que a pagam, mas consegue ser Pior que as Televisões que dependem do Capital Privado e organizações de interesses,sem necessidade de respeito pelo telespectadores.
Sr. Anderson é possível desfazer o mal que fizeram com a campanha para pôr o Estado mais teso, os consumidores mais tesos, o combustível mais caro, os consumidores voltarem a ter o auto Boucher, e as petrolíferas engordar menos.