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PODCAST | #111 -Comecei a pagar comissões bancárias – O que posso fazer?

Escrito por Pedro Andersson

23.05.22

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3 min de leitura

COMECEI A PAGAR COMISSÕES BANCÁRIAS – O QUE POSSO FAZER?

Depois de décadas isentos de comissões de manutenção de conta, milhares de portugueses começaram a pagar em abril comissões de manutenção de conta na Caixa Geral de Depósitos (e noutros meses em outros bancos). As dicas que lhe vou dar aplicam-se a todos os bancos em Portugal.

A minha mãe começou a pagar 5,15 € por mês (61 € por ano + 19 € de anuidade do cartão = 80 €/ano), quando sempre esteve isenta. Tem a ver com a mudança das regras de isenção da CGD. Assim que dei por isso fui à procura de alternativas e encontrei algumas.

Nesta viagem de carro, vou dizer-lhe como vou resolver a situação para ela ficar a pagar ainda menos do que pagava antes.

Por incrível que pareça, por me ter mexido depois deste aumento, ela em vez de pagar mais agora todos os meses, vai pagar ainda menos e, prevejo, talvez até deixe de pagar a anuidade do multibanco (19 euros por ano) que tem pago ao longo de anos a fio. Sempre achei normal, mas depois deste aumento abri os olhos para mais uma poupança possível. Sempre dá para mais duas caixas de medicamentos, ou metade de uma fatura de eletricidade.

Veja se isto de que lhe falo neste episódio se aplica a si.

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17 Comentários

  1. Carla Carvalho

    A conta de serviços mínimos tem de ser a única conta que a pessoa tem em seu nome.
    Se for titular de outra conta noutro banco com um filho por exemplo, já nãp pode, certo?
    Nesse caso tem de manter a saldo médio abaixo dos 5000€ ou com outro qualquer limite?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Certo. Já não pode. Se tiver mais de 65 anos o filho é que pode estar na conta dela.

      Responder
    • Filipa Sofia Ferreira Feitor de Melo Filipe

      A minha avó que tem 88 anos foi fazer o levantamento da sua reforma ao balcão e pagou €5.15 para fazer esse levantamento.

      Responder
  2. Carlos Sa

    Serviços Mínimos bancários

    Responder
  3. Vitor Duarte

    Caro amigo eu já tenho a conta de serviços minimos faz anos só porque li no jornal a lei e ao confrontar o BCP o gerente disse nada saber e só após insistência mudei a minha conta. A divulgação desta lei devia ser mencionada no TELEJORNAL para o povão saber e fazer da sua vida o que quizesse mas o poder do dinheiro é ENORME e não há HOMENS em PORTUGAL com força para enfrentar estes chulos da sociedade trabalhadora. Muito obrigado pelo seU labor em prol da VERDADE saúde .

    Responder
    • Fa

      As televisões não são do Público, ou para servir o Público, tem, Acionistas, grupos de interesse,de publicidade,investidores, para servir, os Portugueses tem a Televisão do Estado, Paga por o Povo, e Consegue ser pior que as Televisões Privadas, sem qualquer razão de existir, embora seja necessário uma televisão do Povo, mas que faça a diferença,que não se meta em partidos políticos, nem seja submissa ás corporações do sistema, como Ordens de Sindicatos de Médicos Enfermagem,Professores,etc, que garanta a veracidade, e independência de todos os grupos da sociedade.

      Responder
  4. W.

    Eu tenho conta no ActivoBank e cobram-me comissões quando faço compras fora da união europeia. Mesmo que a loja exista em Portugal, se a compra for feita on-line e o sistema de pagamento estiver fora da UE são me cobradas comissões, e não são nada baratas! Como nunca tive este problema quando tinha conta na CGD com serviços mínimos, decidi converter a conta do ActivoBank também para serviços mínimos, mas disseram-me que no ActivoBank não se aplicava!? Não sei é por fazer parte do Millennium BCP e se quiser ter conta de serviços mínimos tenho que passar para o M.BCP e se isso é legal ou não.

    Como, entretanto abri conta no BankInter para usufruir dos juros de conta-corrente não persegui mais este assunto, mas fiquei curioso se o ActivoBank pode recusar a conversão. Afinal de contas é um banco zero, e mesmo que pudesse passar a serviços mínimos não quer dizer que não pagasse comissões em pagamentos internacionais. Mas se pagasse no máximo 5€ por ano preferia, porque já paguei mais nestas comissões extravagantes.

    Quando fizer 2 anos no BankInter volto a analisar a situação. Já agora a regra de só poder ter conta num banco inclui corretoras? Por exemplo 1 conta de serviços minimos e 1 conta na Degiro ou Xtb seria legivel?

    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro

      W. todos os bancos em Portugal são obrigados a ter conta de serviços mínimos bancários(CSMB), sejam bancos tradicionais ou online e todos são obrigados a aceitar que o cliente mude a sua conta para uma CSMB se reunir as condições para isso. Se o ActivoBank recusou faça queixa no livro reclamações e verá que a resposta deles muda logo, uma vez que tem conta no Bankinter e se quiser manter-se nesse banco também pode pedir para passar a sua conta para CSMB se estiverem reunidas todas as condições para isso.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Atenção que só pode ter um ou outro. Os dois ao mesmo tempo não.

        Responder
        • W.

          Sim, como agora tenho os dois, não posso fazer nada em relação a isso. Quando terminar os 2 anos no BankInter logo tento fica só com 1 em CSMB. As contas em corretoras, além da conta bancária, não invalida a possibilidade de a conta bancária ser de SMB, certo?

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá. Certo. Corretoras não são contas à ordem.

  5. Carlos Machado

    Para evitar pagar a comissão mensal que a maioria dos bancos cobra, pretendo optar por aqueles que não cobram, mas a mudança de banco é-me dificultada pelos débitos directos entretanto afetos a determinada conta. Há muitos anos atrás essa transferência de débitos directos era praticamente automática (a pedido do cliente o banco novo tratava disso com o banco velho), mas actualmente, penso que por causa do regulamento SEPA, esse processo é empurrado para o cliente, que o tem de processar um a um.
    Considero que actualmente este se transformou no principal obstáculo a mudar de banco.
    O que recomenda fazer?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Carlos. Não percebo a dificuldade. Faz a mudança um de cada vez e mais nada. É só contactar a sua atual empresa e dar o novo IBAN. Só isso… Depois de verificar que todos os débitos diretos já estão a cobrar na nova conta, fecha a antiga.

      Responder
  6. ARLINDO GARCIA

    Olá, sou cliente CGD e tenho conta serviços mínimos bancários praticamente desde o inicio da lei, mas o banco dificultou ao máximo a mudança só com muita insistência da minha parte lá consegui, mas essa dificuldade de mudança continua bem presente dentro de todas as instituições bancarias , tenho ouvido vario relatos de pessoas amigas, por isso o que eu recomendo é que o Sr. Pedro alerte as pessoas nas suas reportagens para essas dificuldades, a ideia dos bancos é fazer nos desistir pelo “cansaço”.Obrigado por tudo porque tenho ganho bastante dinheiro com a sua valiosa ajuda. MUITO OBRIGADO.

    Responder
  7. Vitor Nicolau

    Boa tarde. Primeiro que tudo parabéns pelo excelente programa. A minha sogra tem conta no Bankinter, e foi recusado o CSMB porque a filha que faz parte da conta ou seja cotitular, tem conta noutro banco. Sendo ela uma pessoa já com 82 anos tem que ser a única titular da conta? A filha que tem outra conta(s) noutro banco(s) é impeditivo de a conta passar para CSMB?. Penso que o que está definido é que o titular da conta não pode ter mais nenhuma noutro banco. Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Claro que pode. Peça o livro de reclamações.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Aqui vai a resposta do Banco de Portugal relativamente às tuas questões:

       

      ·         De acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 4.º-B do Decreto-Lei n.º 27-C/2000, de 10 de março, na redação em vigor, a pessoa singular que tenha outras contas de depósito à ordem pode ser titular de uma conta de SMB juntamente com pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60%. Trata-se, conforme referido na lei, da possibilidade de ser titular da conta e não apenas autorizado.

       

      ·         No que se refere às dificuldades na abertura de conta por parte de pessoas que, nomeadamente por razões de saúde, não conseguem deslocar-se aos balcões das instituições, assinala-se que as instituições não estão obrigadas disponibilizar a abertura de contas, de SMB ou outras, através de meios de comunicação à distância. Os clientes que se encontram na referida situação poderão fazer uso dos mecanismos de representação previstos na lei civil.

      Responder

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