ELETRICIDADE | EDP Comercial aumenta 3% a partir de maio
Confesso que ainda tinha alguma esperança de que a EDP Comercial mantivesse o compromisso de não mexer nos preços durante o ano completo, mas afinal isso acabou por não acontecer. Vão mesmo todos atrás. A maior empresa de eletricidade em Portugal também vai atualizar para cima os tarifários.
É importante que perceba que desde que qualquer empresa avise um mês antes os clientes, podem aumentar para o preço que quiserem e se você não fizer nada e deixar passar esse mês é porque concorda com os novos preços. Esteja muito atento aos valores na sua fatura e compare JÁ com a concorrência e mude para o que fizer mais barato. Tenha em atenção também os descontos adicionais que pode ter em cada empresa como descontos de novo cliente, descontos em gasolineiras, hipermercados, códigos amigo, etc. É aí que provavelmente vai estar a diferença daqui para a frente.
EDP Comercial sobe preço da eletricidade
A EDP Comercial anunciou hoje que vai aumentar o preço da eletricidade aos clientes domésticos em 3%, a partir de maio, uma atualização “em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado”, apontou a empresa, citada pela LUSA.
Em janeiro, a EDP tinha já aumentado as tarifas da eletricidade, numa média de 2,4%.
“Ao longo dos últimos anos, a EDP Comercial tem procurado garantir estabilidade aos seus clientes, atualizando as tarifas apenas no início de cada ano, mesmo em períodos de flutuação dos preços nos mercados grossistas”, referiu a EDP.
No entanto, acrescentou, “o atual contexto internacional intensificou esta instabilidade e provocou uma subida no preço de aquisição de eletricidade, que é atualmente cerca de três vezes superior ao que foi registado no último trimestre do ano passado”.
Galp também aumenta
A Galp anunciou também esta semana que vai subir as tarifas aos clientes domésticos a partir de 15 de abril, com aumentos mensais de até 3 euros no gás natural, e entre 1 e 2 euros na eletricidade, confirmou fonte oficial.
Na nota enviada aos clientes, a Galp destaca que “os novos preços refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do preço no mercado internacional”, indicando os novos valores, mas sem referir a variação em causa.
Regulado também aumenta
As tarifas da eletricidade no mercado regulado, por sua vez, vão aumentar cinco euros por megawatt-hora (MWh), a partir de 1 de abril, o que representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade, divulgou esta semana a ERSE.
Em comunicado, a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos referiu então que o aumento abrange os consumidores no mercado regulado, que em janeiro eram 927 mil clientes (cerca de 6% do consumo total).
Portanto, prepare-se para ter um aumento substancial na sua fatura da luz (e também do gás). A inflação vai disparar também em Portugal. Ou seja, o seu dinheiro vai servir para comprar cada vez menos coisas. Seja muito criterioso em TODAS as despesas que fizer no seu dia a dia. O que ganha como salário acabou de baixar outra vez.
Pelas minhas contas a partir dos valores da inflação do INE, uma pessoa que ganhava 1.200 euros líquidos no ano 2000, aos preços atuais das coisas, neste momento só está a ganhar 808 euros. Dá que pensar.
ELETRICIDADE | A lista das 10 empresas mais baratas este mês (Março de 2022)
0 comentários