PODCAST | # 95 – Como a guerra na Ucrânia pode afetar as minhas finanças?

Escrito por Pedro Andersson

28.02.22

}
2 min de leitura

Publicidade

O conflito na Ucrânia vai afetar as minhas finanças pessoais?

A guerra vai mexer com o meu dinheiro? Claro que sim. Ou já sentiu na pele a desvalorização de vários dos seus investimentos, ou vai sentir muito brevemente.

O que deve fazer se tem investimentos que já estão negativos ou muito desvalorizados? Devo resgatá-los ou reforçá-los? E quem tem as poupanças em ferramentas financeiras com capital garantido deve ter algum cuidado especial? E como é que esta guerra vai infuenciar os preços de quase tudo em Portugal? Posso fazer alguma coisa para proteger as minhas finanças pessoais?

Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos. Não ligue aos barulhos da viagem. É mesmo assim.

Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue

YouTube https://www.youtube.com/channel/UCP1NJYImfFMSEkQdlFlbFMA
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas.

Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.

Boa viagem e boas poupanças!

Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.

 


TOP 10 Wook

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

Publicidade

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Sylvia Magalhães

    E quanto aos fundos de investimentos imobiliários (neste caso da CCA)? Estão em risco, ou é outro caso de “deixar estar e esperar”?

    Responder
  2. Joana

    Boa tarde. Para mim um factor que me podia ajudar a decidir se reforço os fundos de investimento é a variação do fundo ao longo da última semana. Como posso consultar essa informação? Quando procuro na internet aparece-me a variação (valorização/desvalorização) do último dia ou anual mas assim períodos mais curtos não encontro. Ocasionalmente encontro a variação em valor absoluto mas gostaria de ver em percentagem para ter essa ideia que o Pedro fala de valorização ou desvalorização de 20%, p.ex.
    Muito obrigada pela atenção,
    Joana

    Responder
    • Sílvio Horta

      App Yahoo Finances tem a variação dos últimos 5 dias por exemplo…

      Responder
      • Joana

        Não estou a conseguir encontrar essa informação 🙁

        Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Joana, na Degiro tenho gráficos de tudo com 1 dia, 1 semana, 1 mês, 3, 6 meses. 1 ano, 3 anos, 5 anos e desde sempre. Depende da instituição onde procura. Se colocar o nome do fundo no Google também quase de certeza que encontra rapidamente.

      Responder
      • Joana

        Já tentei. Gráficos encontro mas a percentagem não…
        Obrigada

        Responder
        • Pedro Andersson

          Nesse caso terá de pegar em dois valores e fazer a conta manualmente.

          Responder
  3. Catia Maciel

    Boa tarde,
    Os índices são o sp500 e qual o outro que é mundial?
    Onde é que podemos acompanhar o desempenho dos índices? Algum link simples e que envie notificações?
    Finalmente, através de que plataforma investir? Aconselharam a Degiro, será boa ideia? Que alternativas e porquê?
    Obrigada

    Responder
    • Sara

      MSI world

      Responder
  4. Sara

    Desculpe, faltou um C.

    MSCI World é o nome do índice.

    Responder
  5. SANDRA

    Bom dia

    Reconheço que os podcast para si podem ser mais fáceis mas o anterior formato do seu site para mim era mais acessível já que nem todas as gerações estão familiarizadas com essas tecnologias são um classe com mais idade e vive sozinha e já nem tem telemóveis com capacidade ,nem internet móvel. o formato do blog escrito que vinha para o email explicando tudo era acessível a todos.
    Eu com o seu blog poupei muito dinheiro porque sou deficiente física, lia todas as publicações e ajudei muitos e idosos e classes desfavorecidas a pedir os apoios que ia tendo conhecimento no blog como fazer, onde os mandara ir e que impressos que tinham que preencher.
    Agradecia que o blog voltasse a ser completo em artigos como era para chegar aos mais desfavorecidos em termos de usos de tecnologia , e que só sabem usar o email e pouco mais.
    Atenciosamente

    Sandra Oliveira

    Responder
  6. Sylvia Magalhães

    Volto a perguntar. Os fundos de investimento imobiliário estão seguros ou é a altura de levantar o investimento?

    Responder
    • Sérgio

      Sylvia, os fundos de investimento são como qualquer outro produto financeiro. O que interpreta como “estar seguro”? Só você conseguirá entender quando os deve resgatar.
      Agora ninguém aqui lhe vai dizer se deve levantar ou não. Lembre-se que em tempos de crise, não fazer nada já é fazer muito.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.