Como pagar menos IMI no ano que vem
Quem tem casa em Portugal sabe que (a menos que esteja isento) tem de pagar IMI. É o Imposto Municipal sobre Imóveis. É uma espécie de renda que tem de pagar ao Estado por ter casa própria.
O que muitos ainda não sabem é que podem – em alguns casos – pagar menos do que o que o Estado lhes diz para pagar, desde que façam uma coisa simples que é, imagine, pedir ao Estado para pagar menos.
De 3 em 3 anos, o Estado permite-lhe fazer esse pedido. Mas atenção! Ao pedir para reavaliar a sua casa, o valor tanto pode subir como descer. Por isso tem de ter a certeza ANTES de que vai descer. Explico-lhe como pode fazer as contas e poupar até centenas de euros. Eu estou a poupar 160 euros por ano no meu IMI e já fiz este pedido duas vezes, por isso sei do que falo.
Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos. Não ligue aos barulhos da viagem. É mesmo assim.
Veja todas as dicas de poupança em www.contaspoupanca.pt
Assine a Newsletter no blogue
Facebook facebook.com/contaspoupanca
Instagram www.instagram.com/pedroandersson_contaspoupanca/
O que é um podcast?
Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas.
Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro
Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.
Boa viagem e boas poupanças!
Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.
Parece-me que não se destacaram suficientemente alguns pormenores. Por um lado o facto de ser necessário esperar alguns anos até fazer nova avaliação. E depois o facto do “Valor de construção” (VC) ter aumentado há poucos anos de 603 para 615! Isso implica que ao se fazerem novas avaliações haja logo uma variável que faz aumentar os novos valores. Por isso é necessário que haja alguma variável a baixar para que o valor de avaliação também baixe e compense assim o aumento do VC. Normalmente será o Coeficiente de Vetustez que pode ajudar. E tenho um familiar que não pediu a avaliação em 2020 porque era preferível esperar para 2021 pois o Coeficiente de Vetustez mudava agora neste ano. Nem sempre é preferível mudar logo neste ano quando o ano seguinte traz mais vantagens. Mudando em 2020 tinha de aguardar alguns anos até aproveitar a descida do Coef. de vetustez
Gostaria de saber como faço relativamente a um terreno.
Os rústicos pagam uma taxa mais baixa e normalmente os valores estão muito desactualizados e para baixo. Penso que não se justificaria pedir a actualização.
Olá,
antes de mais muitos parabéns pela ajuda.
Estou a ler o livro que o Pedro escreveu e esta a ser bastante útil, queria-lhe colocar uma questão relativamente a este assunto.
Já fiz os cálculos ao meu imóvel e baixa cerca de 84€, se por ventura um dia quiser vender o meu imóvel este valor vai fazer diferença na venda?
Cumprimentos
Olá. Nenhuma. Felicidades!