PPR | Mês #11 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (setembro 2021)

Escrito por Pedro Andersson

02.10.21

}
12 min de leitura

Publicidade

Fazer PPR como investimento?

Este mês foi um bom exemplo do que pode esperar dos Fundos PPR. “Perdi” dinheiro em relação ao mês anterior. Ou seja, não pode esperar crescimentos constantes todos os dias e todos os meses. Não é assim que funciona. Este mês (setembro) tenho menos do que tinha no mesmo dia em agosto.

Não é nada de preocupante porque mesmo assim continuo com lucros acumulados de mais de 10% nuns e de 2 ou 3% nos outros. Só estou a lucrar um pouco menos, como poderá ver nos gráficos abaixo.

Estou a verificar também – com interesse – que já consigo perceber mais ou menos o perfil de cada um dos PPR, mesmo dos mais recentes. Este mês que passou foi um mês globalmente mau nas bolsas internacionais. No entanto, 3 cresceram e 3 desceram e um manteve-se igual (apesar da crise).

Os dois PPR mais recentes (Save&Grow) da Casa de Investimentos e Mega TT (do Bankinter) embora estejam ou negativos ou ainda quase a “zero” comportaram-se bem este mês. Ou seja, cresceram (estão a recuperar) apesar das bolsas estarem em queda. Portanto, é esperar que façam o seu caminho.

Subscrever um Fundo PPR (que não têm capital garantido) é sempre um investimento a médio/longo prazo (vários anos). Não faz sentido assustar-se ao primeiro espirro (ou segundo, terceiro, quarto…) porque isso é perfeitamente normal.

INFORMAÇÃO PERMANENTE: Muitas pessoas, ao longo de décadas, sempre pensaram que os PPR eram apenas para a reforma e que servia para ir buscar entre 300 ou 400 euros ao IRS pela dedução fiscal, ou para baixar o spread do crédito à habitação.

Foi só há cerca de 2 anos que percebi que não é (só) assim. Desde que eu não coloque este valor no IRS, posso levantá-lo quando quiser (ver as condições do banco ou corretora) sem qualquer penalização.

Foi por isso que decidi, em novembro de 2020, fazer um PPR para cada um de nós aqui em casa, incluindo para os meus filhos (de 16 e 8 anos, na altura). E mensalmente faço aqui o balanço de quanto estão a crescer (ou a perder) para partilhar convosco mais alguma literacia financeira completamente isenta de influência de bancos, marcas, publicidade, etc. É o que é, com valores absolutamente reais (os meus) e depois você tira a suas próprias conclusões.

Coloquei 1.000 € em cada um. Subscrevi os PPR em 7 instituições diferentes e têm componentes diferentes de ações e obrigações. Uns são mais arriscados do que outros. Fiz de propósito com este fim, embora possa estar a “perder” algum dinheiro (ganhar menos) com estas opções diferenciadas. Ou talvez não, porque se as bolsas caírem, talvez os que agora não crescem tanto (ou estão a perder) provavelmente se aguentem melhor. Vamos ver.

Neste artigo expliquei os meus critérios.

Quanto estou a ganhar com os meus PPR?

Tenho 7 PPR diferentes para que juntos acompanhemos quanto rendem de facto estes produtos de investimento/poupança e de que forma seguem ou não o desempenho das bolsas mundiais. Fiz estes (podiam ser outros, mas tenho por princípio ser o mais transparente possível convosco, por isso digo os nomes):

  • PPR Alves Ribeiro (Banco Invest)
  • PPR Stoik (SGF – Sociedade Gestora de Fundos)
  • PPR Optimize Agressivo (Optimize –  Sociedade Gestora de Fundos)
  • NB PPR (GNB) Pode subscrever em vários bancos (Activobank, Best, Novo Banco)
  • Save & Grow (Casa de Investimentos)
  • Mega TT PPR (Bankinter)
Neste artigo AQUI expliquei porque escolhi estes especificamente. Não estou a “vender” nenhum produto ou instituição bancária/corretora. Isso tem de ficar muito claro. Só quero que perceba como funcionam os Fundos PPR.

Balanço dos meus PPR – Mês #11

PPR Alves Ribeiro (Banco Invest)

O meu PPR AR manteve-se a crescer 12%. Desceu algumas décimas em relação ao mês anterior. Em Setembro continuou em terceiro lugar em termos de crescimento. Tem o gráfico com todos mais abaixo. Em 11 meses, 1.000 euros renderam 120 euros brutos. Só para ter uma ideia, precisaria de 120 mil euros num depósito a prazo para receber o mesmo valor ao fim de 1 ano.

É neste que tenho os PPR dos meus dois filhos (agora com 16 e 9 anos) e que reforço mensalmente de forma automática. A cada mês, há novas unidades de participação que entram para o “bolo” de cada um deles. Cada pedacinho de dinheiro do reforço deles é “comprado” ao preço desse respectivo dia. Logo, com o passar do tempo, e como o PPR está a crescer, cada mês compro esse “pedaço” mais caro do que o anterior. Logo está a crescer menos na média do que o “bolo” inicial. No dia (que acontecerá) em que se registar uma queda “medonha” nas bolsas, será nessa altura que reforçarei com o valor maior que puder, porque estarão em “saldos”.

Como já lhe expliquei, cada unidade de participação cresce (ou recua) em relação ao dia em que a subscreveu. Duas pessoas que subscreveram o mesmo PPR com uma semana de diferença podem estar uma com lucro e outra com prejuízo. A longo prazo, essas diferenças vão esbater-se.

Se levantasse este dinheiro antes de 1 ano, teria de pagar uma comissão de resgate de 1% ao banco. Dentro de 1 mês, já não terei de pagar nenhuma penalização caso queira resgatar o total ou parte do valor investido. Mesmo assim, compensaria bastante (em vez de ganhar 12%, ganharia ´”só” 11%. É o que está no contrato deste PPR (cada um tem as suas próprias regras). Leia sempre as condições TODAS antes de assinar/clicar “Subscrever”.

No homebanking do Banco Invest consigo ver todos os dias (se quiser) se o PPR está a ganhar ou a perder. Naturalmente, não faço isso. Basta ir lá uma vez por semana ou uma vez por mês, como estou a fazer, para escrever estes artigos.

As contas que vou partilhar convosco ao longo do tempo será sempre em relação a estes 1.000 euros originais subscritos no dia 2 de Novembro de 2020, com o valor de subscrição da unidade de participação nessa data específica. Devo sempre relembrar que rendimentos passados não garantem rendimentos futuros. As suas contas começarão no dia específico em que começar a investir.

Smart Invest Dinâmico

Este foi um PPR que subscrevi (também no banco Invest) sem saber que era um PPR. Subscrevi-o como um dos meus robôs de investimento. Tem o balanço que faço deles aqui.

Acontece que soube mais tarde que também tem as características de PPR, portanto passei a incluí-lo aqui. Está a crescer 3%, como pode ver na foto abaixo. Menos 0,7% que no mês passado.

O facto de ser PPR é importante por causa da fiscalidade mais favorável do que nos restantes tipos de investimento. No final, após 8 anos, faz toda a diferença (paga 8% de mais valias em vez de 28%).

PPR STOIK

Este mês, o PPR STOIK, da SGF (uma sociedade gestora de fundos de pensões) perdeu o primeiro lugar. Foi ultrapassado pelo PPR Optimize Agressivo, que arrecadou este mês a medalha de ouro. Mesmo assim, continua a crescer mais do que o PPR Alves Ribeiro, que é o mais famoso em Portugal. Não tenho de abrir nenhuma conta num banco (ao contrário do Alves Ribeiro e do NB PPR). Mas tenho de abrir “conta” nesta corretora e transferir dinheiro para lá.

Foi subscrito exatamente no mesmo dia do Alves Ribeiro, e perdeu 3 pontos percentuais este mês, para 15% (estava aganhar 18% no último balanço).

A forma como estão constituídos é diferente. Este tem uma percentagem maior de ações do que o AR PPR. A minha expectativa era que a longo prazo crescesse mais do que o AR PPR. Isso tem estado a acontecer.

Reparem no gráfico como foi um mau mês para este PPR. Teoricamente, agora seria um bom momento para reforçar este PPR. Se agora em Outubro recuperasse esses 3% que perdeu, já levaria 3% de avanço nessas unidades que subscreveria agora. Registaria agora um breve momento de “saldos”.

Se resgatasse o PPR Stoik hoje, teria um “lucro” de 152 € brutos.

PPR Optimize Agressivo

Este mês ficou com a medalha de ouro. O PPR Optimize Agressivo foi o mais rentável, apesar da queda nas bolsas. Está a crescer desde o início cerca de 13%%. Valeu-lhe os crescimentos nos meses anteriores.

Este é um PPR com uma enorme percentagem de ações no cabaz (cerca de 90%). Daí o nome “Agressivo” na descrição. Esta corretora também tem PPR menos arriscados. Depende do seu perfil.

NB PPR

O meu quarto PPR é o NB PPR. Este mês desceu de 4% para 3%. Subscrevi 1.000 euros e se os resgatasse hoje ganharia cerca de 37 euros brutos. Perceber esta diferença grande serve para compreender que o momento em que subscreve um PPR faz diferença, bem como o tipo de ações, obrigações e outros produtos que ele tem lá dentro.

Os PPR não são todos iguais. Tem de os escolher muito bem e se não estiver satisfeito com o seu, transfira-o para outro que considere melhor, depois de pesquisar muito. Não o mantenha, só porque sim. Não perde os benefícios que ganhou entretanto. Se trocar de um fundo PPR para outro Fundo PPR não paga rigorosamente nada. Se mudar de um seguro PPR para um fundo PPR tem de pagar uma penalização de 0,5%. Muitas corretoras suportam essa despesa por si. Informe-se.

Este é o PPR em que deposito menos expectativas de crescimento, mas por outro lado se no futuro precisar deste dinheiro numa altura de grave crise financeira (nas bolsas) este será o mais defensivo. Portanto, se precisar de levantar dinheiro em “stress”, será este que perderá menos. Logo, será o primeiro a resgatar com menos prejuízo. É uma espécie de rede nos meus investimentos em PPR. Só saberei se tenho razão quando acontecer.

Save & Grow (Casa de Investimentos)

O Save & Grow é muito recente. Subscrevi-o num momento em que estava a crescer bastante, daí que agora esteja a sofrer com este mês de quedas nas Bolsas.

Assim que as bolsas recuperarem desta pequena queda, verei os valores subirem. Este PPR tem quase 100% de ações. Passa a ser o meu PPR mais arriscado. Estou curioso para ver o desempenho dele, em comparação com os outros PPR e com os ETF que podem ser comparáveis (uma vez que são ETF também com 100% de ações). De acordo com o valor indicado no “homebanking” estou a perder cerca de 35 euros face ao que investi. Iso assustaria muito o Pedro Andersson ignorante de há 5 anos. Hoje não me assusta nada. É deixar andar.

Bankinter MEGA TT

O do Bankinter “Mega TT” também está negativo. Ou seja, se regatasse hoje, voltava para a conta à ordem menos do que o valor que investi (1.000 euros). Só receberia 989,27 €, como pode ver abaixo. É esperar também que recupere e comece a crescer. É muito cedo para fazer avaliações. É apenas um ligeiro movimento nos mercados.

O gráfico

Acredito que visualizar o crescimento dos PPR com estas linhas vai ajudar a perceber como cada um deles se comporta quando os mercados (bolsas) estão em alta e em queda. O Optimize Agressivo, o STOIK e o PPR AR estão taco-a-taco. Veja como os PPR que têm mais percentagem de ações crescem mais do que os outros. No futuro será o contrário. Mas assim, quando acontecer consigo já sabe que é normal e não se assusta, como os “maçaricos financeiros”. Aqui estamos todos a aprender uns com os outros a fazer dinheiro com o nosso dinheiro. Conhecendo os riscos, as vantagens e desvantagens de cada produto.

Feitas as contas, com 7.000 € (7 PPR de 1.000 € cada um) ganharia em 11 meses cerca de 533 € brutos, se os regatasse esta semana. Haverá semanas (ou meses) no futuro em que poderei estar a perder dinheiro (caso resgatasse). Nessas situações é esperar que passe a “tempestade”. Caso fossem 70 mil euros, estaria a ganhar neste momento 5.330 € para além do que investi (em 10 meses). Agora imagine isto a crescer (não a este ritmo e com quedas temporárias) durante 10 ou 20 anos… A ideia dos PPR é justamente essa: Investir, reforçar regularmente e não mexer até que precise do dinheiro (muito lá para a frente).

Já lhe expliquei que não me interessam os Seguros PPR com capital garantido. Quero arriscar ter ganhos maiores em vez de simplesmente garantir o que tenho, com ganhos mínimos. Quando chegar aos 60 anos (ou quando atingir o valor que tenho como objetivo) será altura de transferir para um PPR com capital garantido.

Mas respeito muito quem opta por produtos com capital garantido. É uma decisão pessoal. Cada um tem o perfil que tem. Mas ganha historicamente muito menos. A diferença é que não perde nunca nada do que lá tem. Mas também nunca ganhará nada de muito significante e que faça diferença na sua vida. É a diferença que faz pôr o dinheiro a trabalhar para si.

Se quer largar as amarras dos produtos com capital garantido, sugiro estes passos:

  1. Fazer um bom Fundo PPR (veja rendimentos e comissões, e defina o seu perfil – defensivo, moderado ou agressivo)
  2. Subscrever ETF
  3. Subscrever Fundos de Investimento
  4. Investir em ações (em plataformas com baixas comissões)
  5. Arriscar em plataformas de crowdfunding
  6. Investir em imobiliário (quando perceber no que se está a meter)
  7. Reinvestir os ganhos em novos investimentos

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Investimento em Certificados de Aforro voltou a cair em março

Aposta em Certificados de Aforro caiu pela quinta vez consecutiva O Banco de Portugal (BdP) lançou os últimos dados sobre o investimento em certificados de aforro no mês de março, que revelam que voltou a recuar pela quinta vez consecutiva. É a primeira vez desde...

Painel solar fotovoltaico – Balanço março de 2024 (Mês #88)

Balanço de Março de 2024 Como era de prever, à medida que nos aproximamos do Verão, a produção dos painéis volta a aumentar progressivamente todos os meses. Em março, os meus 5 painéis produziram cerca de 150 kWh. É relevante. É praticamente metade da eletricidade que...

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Patrícia Pereira

    Boa noite, antes de mais muito obrigada pelo serviço público que faz com estes artigos. Comecei este ano a estudar um pouco mais como “por o dinheiro a trabalhar por mim” e a informação de que dispõe no contas poupança tem sido uma óptima ajuda.

    Tenho neste momento um fundo PPR que não pretendo declarar em IRS para que o possa levantar ao fim de 8 anos. No fundo é um investimento e não uma reforma.
    No entanto estou a considerar criar um outro PPR e declara-lo em IRS, dado que tenho poucas despesas e tendo um PPR conseguiria ir buscar mais retorno de IRS, usando este de facto para a reforma.

    Ao declarar um PPR tenho de declarar todos os que tiver? E aqueles que declarar, tenho de declarar todos os anos?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Só declara os que quiser. Aparecem automaticamente todos. Apaga os que não quer no IRS. Todos os anos pode escolher os que entram ou não. Mas eu não misturaria. Pode colocar o algoritmo das Finanças. Abraço

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.