O e-mail da SALT Pay sobre o IVAucher NÃO é falso e tem de o aceitar para usar o saldo

Escrito por Pedro Andersson

28.09.21

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3 min de leitura

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O e-mail da SALT Pay sobre o IVAucher é verdadeiro

Estou a receber muitas mensagens de pessoas preocupadas com um e-mail que estão a receber da empresa Salt Pay (que gere o IVAucher) que parece fraudulento e que serviria para captar os vossos dados. Inclusive pedem-me para partilhar e avisar que não devem abrir o e-mail.

Ora, devo avisar que este e-mail É VERDADEIRO e que TEM DE FAZER o que ele diz para TER ACESSO AO SEU SALDO do IVAucher.

Este e-mail específico (que também recebi e ao qual respondi) é enviado às pessoas que se inscreveram logo no início do programa e que aceitaram os termos legais na altura. As condições que aceitou em agosto incluíam dar os dados do seu cartão multibanco. Agora isso já não é necessário e é preciso que autorize o seu banco a facultar o seu NIF para que possam cruzar os dados para que o dinheiro apareça na sua conta 48 horas depois.

O conteúdo do e-mail

O que mudou?

✅ Registo mais simples: apenas o NIF, nome, número de telemóvel e email, sem associação de cartão de pagamento;

✅ Saldo IVAucher: A utilização do saldo continua a ser através do seu cartão de pagamento, no entanto já não necessita de o adicionar no Portal. Se já associou o seu cartão, não se preocupe, esta informação será automaticamente removida do sistema;

✅ Para usufruir do benefício é obrigatório que seja titular do cartão utilizado;

✅ Válido apenas em cartões de pagamento de entidades aderentes ao programa (em permanente atualização) – Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco, Novo Banco Açores, Banco Best, Millennium BCP, Activo Bank, Banco Santander Totta, BPI, Banco Montepio, BBVA, Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal, Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A – Sucursal em Portugal, Caixa de Crédito Agrícola, Unicre, Banco CTT, Universo, IME, S.A, Banco Atlântico Europa;

✅ Pague a totalidade do valor da fatura e usufrua de um benefício de até 50% do valor da mesma, que será reembolsado para a sua conta num prazo máximo de dois dias úteis.

Mas não se esqueça!

Para se manter no programa IVAucher é obrigatória a aceitação dos novos Termos de Adesão e Política de Privacidade. Faça login na sua Área Pessoal e valide a aceitação.

(*) Caso já tenha aceite os novos termos não precisa de aceitar novamente.

Com os melhores cumprimentos,

A Equipa Saltpay

Como vê, se está nesta situação e não fizer o que o e-mail diz (que é ir novamente a www.ivaucher.pt, entrar e aceitar as novas condições) não poderá usar o saldo do seu IVAucher.

É normal sentir-se assustado com este tipo de e-mails. E já são tantos que deve estar sempre desconfiado. Mas neste caso, o e-mail é verdadeiro e vai ter de seguir as instruções.

Lista de bancos aderentes

– Caixa Geral de Depósitos;
– Novo Banco;
– Novo Banco Açores;
– Banco Best;
– Millennium BCP;
– Activo Bank;
– Banco Santander Totta;
– BPI;
– Banco Montepio;
– BBVA;
– Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal: Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A – Sucursal em Portugal;
– Caixa de Crédito Agrícola;
– Unicre;
– Banco CTT;
– Universo, IME, S.A;
– Banco Atlântico Europa.

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21 Comentários

  1. Sonia Pinto

    Boa tarde
    Eu recebi esse email a meio do mês de setembro e prontamente autorizei; aproveitei para confirmar se tinha as faturas pendentes (pontualmente faço isso) e não tinha nenhumas.
    Hoje entrei novamente e tinha umas quantas faturas, de meses anteriores que eu já tinha validado anteriormente, e algumas delas referentes a despesas que contam para o ivaucher; conclusão, tenho cerca de 30€ que não foram considerados para acumulação do saldo ivaucher… a minha questão é: podemos fazer reclamação?

    Responder
  2. Alfa

    E quem, em vez de email, recebe só SMS?

    Responder
  3. Luís Gomes

    Boa noite,

    É expectável poder ter acesso à listagem das empresas aderentes ao programa ivaucher ao invés de ter de andar a verificar se o estabelecimento tem o selo do programa. Essas listagens poderiam ser consultadas na página ivaucher.pt 🙂

    Cumprimentos,
    Luís Gomes

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Isso não vai acontecer, pelo que o ministério das Finanças me explicou.

      Responder
      • Luís Gomes

        Olá, é pena, não é de fácil compreensão. Não se tratava de publicitar um qualquer comerciante, mas apenas facilitar a vida a quem quer fazer uso do valor acumulado no programa. A não ser que eu vá tomando conhecimento por amigos, publicidade dos estabelecimentos, etc, não irei de iniciativa própria à caça do selo na porta 🙂. O que é certo é que tentarei usar O saldo de forma útil.

        Responder
          • João Lima

            Boa Noite!

            Já fiz pelo menos 2 compras num estabelecimento que aderiu ao IVAucher, e que inclusive tem “o selo à porta”, compras essas efetuadas a 1 de Outubro e 2 de Outubro.

            Contudo ainda nada me foi reembolsado. Estranho…

            Passa-se isso com mais alguém? Ou alguém já foi reembolsado?
            Obrigado

  4. FG

    2 perguntas:
    – cartões pré-pagos de um dos bancos aderentes, são aceites?

    – cartão Moey é aceite? (Não sei se é um banco ou uma divisão da Caixa Agrícola)

    Obrigado

    Responder
    • Manuel Jose da Torre Carvalho

      Boa Tarde,
      Aconteceu-me o mesmo. Fiz pagamentos num hotel e restaurante em que tinham o selo no balcão, pedi a fatura com o NIF e paguei com o respetivo cartão que está associado ao Ivaucher, isto nos dias 1, 2 e 3 de outubro e até agora não recebi o reembolso dos 50%. Pedi ajuda à SALP Pay e até hoje não recebi qualquer resposta.
      Alguém sabe como proceder?
      Cumprimentos,
      Manuel Carvalho

      Responder
      • José Manuel Esteves da Cruz

        Também estou à espera do reembolso, relativamente a compra feita a 2/10. Enviei mensagem à Saltpay, responderam-me ao fim de alguns dias. No pagamento efectuado usei um cartão de débito da CGD. A Saltpay disse-me que o atraso se deve ao facto de estarem a aguardar uma qualquer resposta da CGD, recebida tal resposta, o reembolso seria imediato. Até hoje: nada.
        Também enviei mail, a dar conta da situação, ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, nem a recepção da mensagem foi acusada.
        Amplamente divulgado na comunicação social que o reembolso seria feito no prazo máximo de 2 dias úteis. Parece-me que não será assim.
        Não teria interesse a comunicação social fazer um ponto da situação?

        Responder
  5. Diana

    Olá! Para gastar o saldo tenho de utilizar um cartão multibanco em meu nome ou posso utilizar outro?
    Muito obrigada.
    Diana Carvalho

    Responder
  6. Pedro Rufino

    Caro Pedro,
    Antes de mais, agradecer-lhe os ensinamentos que me tem proporcionado desde que sigo as suas publicações, e as opiniões / reflexões / dicas… sobre gestão financeira.
    Quando faço a tradução dos montantes que vou poupando, em pacotes de leite, toda a poupança ganha uma dimensão mais palpável. Dá trabalho, é um facto, mas vale a pena.
    Hoje gostaria também de lhe colocar algumas questões breves,, a propósito do IVaucher:
    – além da App e-fatura, temos alguma outra forma de controlar o valor remanescente, à medida que vamos utilizando o montante acumulado?
    – existe alguma plataforma onde possamos conhecer os estabelecimentos aderentes?
    – as 48h úteis, para reembolso, serão mesmo cumpridas? É que fiz um pagamento no dia 1 de Outubro, mas ainda não recebi qq reembolso, e utilizei um cartão de um banco aderente…
    Obrigado, desde já.
    Pedro Rufino

    Responder
  7. Armando Santos

    Sr Pedro, tenho estado atento aos seus programas e agora particularmente a esta situação, só que acontece que, quando tento aceder (através do link “Aceite aqui” que consta do mail) o sistema não me permite entrar dando a seguinte mensagem: “Cliente não encontrado ou palavra-passe inválida.” Eu anotei a password e o mail utilizados no registo e tenho a certeza que estão correctos. Também já reclamei para “[email protected]” a pedir ajuda para esta anomalia mas nada me dizem. Inclusivamente, tentei usar a opção de “esquecimento da password” o sistema disse que iria receber um mail, mas… nada me é enviado. Será que me pode ajudar?
    Cumprimentos
    Armando Santos

    Responder
  8. José Cruz

    Caro Pedro Andersen
    Muitos parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar. É serviço público.
    Estou na mesma situação de Pedro Rufino e João Lima.
    Aderi ao Ivavaucher. Encontra-se consignado no site do IVAvaucher que tenho um crédito de € 210. Em 2/10/2017, fiz uma compra numa livraria aderente ao programa (Bertrand). Paguei com cartão de débito da Caixa Geral de Depósitos, banco aderente ao sistema. Pedi factura com NIF. Até hoje (7/10), ainda nada me foi creditado na conta bancária.
    Cumprimentos
    José Cruz

    Responder
  9. Cristina Alexandra Cordeiro Ventura

    Caro Pedro Andersson,
    Gostaria de lhe agradecer a partilha de informação tão diversificada e tão útil para os consumidores, e toda a atenção dada às questões e comentários que vai recebendo. Tornei-me uma seguidora atenta, não só dos programas de TV mas também do site.
    Relativamente à temática do Ivaucher, gostaria de partilhar a situação que tenho em mãos e que, após a exposição e envio de vários emails para a saltpay, me vejo obrigada a aceitar, sem qualquer possibilidade de alternativa ou solução: tentei inscrever a minha mãe no programa, criei um email exclusivo para ela para o efeito, mas não consigo terminar o registo pois exige um numero de telemóvel único. Considero este requisito discriminatório e imagino que não serei a única nesta situação pois acredito que muitos contribuintes, principalmente séniores, não tenham telemóvel. Irei insistir com o registo de reclamações nas várias plataformas para o efeito pois não compreendo que seja criado um programa para o limitar a um conjunto de cidadãos. Desde já agradeço a atenção dispensada. Cump. Cristina

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Cristina. Obrigado. Compreendo. Talvez mudem as regras numa segunda fase. Para já são estas as condições, pelo que tenho conhecimento.

      Responder
  10. Jorge Eduardo Mendonça Rodrigues

    Boa tarde.
    É necessário “dar” o nif na compra em que desejamos ser reembolsados ?
    Obrigado

    Responder
  11. Rui

    Tenho diversas compras desde o dia 1 de outubro. Cliente cgd. Ate hoje não recebi nada. Contactei a saltpay e dizem que há um problema com a cgd. Contactei a CGD, não respondem. Alguém que seja cliente cgd já recebeu? Pedro pode PF tentar saber o que se passa com a cgd e o ivaucher? Obrigado

    Responder
    • João

      Recebi hoje uma compra de dia 1 da Cgd. Devem estar a repor os atrasos. Da Uber eats é que ainda não recebi nada.

      Responder
  12. Diana

    Para dizer a verdade este sistema nunca me fez muito sentido e parecer-me desde sempre ser muito falível e pelos vistos eu estava certa desde o início.

    Contextualizando então. No início fiz logo a minha adesão normalmente e pronto, fiquei sempre à espera que a magia acontecesse. Acerta altura também recebi o email que aqui referiram e também questionei o meu companheiro porque o email não me pareceu muito legítimo, e o meu companheiro não recebeu nada. E por isso e porque nunca mais tive tempo para pesquisar sobre o assunto, nunca mais entrei na plataforma mal feita do ivaucher.

    (Desculpem lá mas aquela plataforma está realmente muito mal feita. Parece que foi feita por uma turma do ensino profissional.)

    No mês passado fui confirmar as faturas para o IRS e no e-faturas constavam uns valores do ivaucher que eu estranhei porque nunca recebi reembolsos nenhuns. Então submeti um pedido de ajuda na plataforma do ivaucher com as seguintes questões:

    1 – eu tinha aderido no ano passado e agora entrei no site e apareceu-me um formulário como se eu nunca tivesse aderido. O que se passou? Isto é muito estranho.
    2 – no site do e-faturas diz que ” 16,26 € Este é o montante disponível que poderá utilizar nas compras que fizer entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro se aderir ao IVAucher”. Mas aqui no site do Ivaucher não me aparece montante nenhum nem movimentos nenhuns. O que se passa? Não era suposto aparecerem essas informações?
    3 – O saldo expira? No site do e-faturas, por exemplo diz que no dia 13-07-2021 eu tinha um montante de 36,5€ e no dia 21-08-2021 diz que o meu saldo era de 3,4€. Para onde foi o saldo?
    4 – Se percebi pela informação da vossa plataforma, depois de fazermos um pagamento somos reembolsados com 50% de valor (ou será 50% do valor do IVA?, provavelmente é), e esse reembolso é enviado para a nossa conta do banco (a conta do cartão com que foi feito o pagamento). Mas eu já andei à procura na minha conta do banco e nunca recebi nada. Não era suposto ter recebido?
    Não estou a perceber nada disto, francamente.

    E até agora ainda estou à espera de resposta de alguém do ivaucher. Também não tenho bem a certeza se eles chegaram a ver a minha mensagem porque surgia-me sempre uma mensagem de erro depois de a mensagem ser enviada. Enfim…

    Em todo o caso, alguém me sabe responder às minhas questões? Suponho que não tenha qualquer saldo devido a este email aqui referido, mas o que me fazia sentido é que eles tivessem cruzado os dados depois da minha “re-adesão” e que me surgisse o histórico das minhas transações/montantes.
    Atualmente continuo com saldo 0, o que também não me faz qualquer sentido.

    Responder

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