AGOSTO – Tarifa indexada de eletricidade continua muito acima do mercado regulado

Escrito por Pedro Andersson

04.08.21

}
5 min de leitura

Publicidade

A eletricidade está ao preço mais alto dos últimos 19 anos

O preço da eletriciade no OMIE (onde Portugal e Espanha compram a eletricidade para lhe vender a si) está a preços inimagináveis. A subida ao longo dos últimos 6 meses tem sido imparável. Porque é que isto lhe interessa? Porque alguém vai ter de pagar estes aumentos daqui a uns meses e já está a imaginar quem é, certo? Tem aqui o gráfico só para ter uma ideia.

Hoje (4 de agosto de 2021) a eletricidade para Portugal está a ser vendida a 105 €/MWh. Ou seja, dividindo por mil dá 10,5 cêntimos por kWh. Se somarmos 10 cêntimos de custos obrigatórios para o Estado e afins já chegamos aos 20,5 cêntimos por kWh, mais 23% de IVA, pagaria a preços de hoje, 25 cêntimos por kWh. Se gastasse 300 kWh por mês (o meu caso) só de energia a minha fatura seria de 75 euros, mais a potência contratada, mais a Taxa Audiovisual (CAV). Mostro-lhe o gráfico da evolução do preço da eletricidade este mês mais abaixo.

O que é o tarifário SPOT

Feitas as contas, agosto é um mau mês para começar um contrato de tarifa indexada de eletricidade.

Nesta reportagem do Contas-poupança expliquei-lhe com detalhe como funciona este tarifário que lhe pode trazer poupanças excelentes se estiver disponível para arriscar um pouco.

De uma forma resumida, em vez de pagar o mesmo valor de kWh durante 12 meses (que é o normal), passa a pagar exatamente o mesmo que as empresas pagam quando vão comprar eletricidade ao mercado ibérico de eletricidade (OMIE) mais uma comissão fixa que costuma ser de meio cêntimo. A este valor acrescem os valores fixos que todas as empresas fornecedoras têm de pagar. Assim, paga sempre o preço “justo” e nunca se sentirá enganado. Mas tem de saber escolher o momento de entrada e acompanhar regularmente a evolução dos preços , como pode ver pelo exemplo acima.

Os preços do OMIE em julho

Nos dois anos anteriores (desde 2019), que este tarifário tem representado poupanças muito significativas. Vários meses chegaram aos 20% de desconto em relação ao mercado regulado, às vezes até mais. Acontece que nunca sabe qual vai ser o preço do mês seguinte.

Como sei que muitos de vocês gostam de um bom desafio de poupança, mas precisam de informação para decidir, assumi o compromisso de todos os meses vos dizer qual vai ser o preço do mês seguinte (com base na média diária do mês anterior).

Esta informação está disponível na página da OMIE, mas é de muito difícil leitura. Não consegui fazer as contas de uma forma que considero exata, por isso pedi ajuda à Luzboa (onde fiz a reportagem). Os preços da tarifa SPOT no gráfico são deles.

Como sabem, faço muita questão de ser completamente transparente e isento nas informações que partilho convosco. Não tenho qualquer relação com nenhuma empresa ou instituição. Não recebo comissões de ninguém, nem tenho nenhum interesse particular.

Por isso quero deixar aqui claro que esta informação é fornecida pela Luzboa, que é uma das empresas que tem o tarifário indexado, e que me garantiu que me dará todos os meses esta informação com “preço final”, seja bom seja mau (para eles). Os preços do gráfico são sem IVA, tal como os que tem na sua fatura. Assim pode comparar melhor.

Quando baixar o preço no OMIE, será uma boa altura para aderir a este tarifário (se for melhor do que aquele que tem neste momento). Esta empresa, tal como as outras também tem tarifários “normais”, com o preço fixo diurante um ano. Mas isso é você quem decide, pensando pela sua própria cabeça e escolhendo a empresa que entender.

Por exemplo, este mês de agosto será o pior mês de sempre para entrar neste tarifário. Continua mais caro do que no mercado regulado. Mas haverá meses no futuro em que compensará. Com esta indicação mensal, poderá aproveitar este tarifário indexado nos meses em que compensar e sair nos meses em que não compensar. Também pode assumir este tarifário e saberá sempre que na média terá os melhores meses de sempre e os piores meses de sempre. Se estes preços no OMIE continuarem altos assim, prevejo que os tarifáiros das empresas no mercado liberalizado vão aumentar bastante os preços em 2022 para compensar as perdas de lucro este ano.

É uma grande ginástica? É. Mas compensa. Obviamente, já prevejo que esta sugestão será só para uma minoria, dentro da minoria que está disposta a mudar de comercializador de eletricidade pelo menos uma vez por ano. São uma espécie de heróis. A maior parte das pessoas não quer saber se está a perder dinheiro…

No momento em que fiz a reportagem, havia 3 empresas que tinham o tarifário indexado: A Luzboa, a Audax e a Luzigás. Outras têm o tarifário spot, mas só para clientes empresariais. Entretanto podem ter surgido mais ou estas terem desistido. Isso já é trabalho que você terá de ter. Escolha a que quiser, quando quiser.

Leia também:

Podcast – Está preparado para os aumentos da eletricidade?

VÍDEO | Deve ter cuidado com os contadores inteligentes de eletricidade?


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #251 – Qual é a diferença entre os PPR normais e os Fundos PPR?

Há PPR "normais" e "não normais"? Os PPR são o tema que mais entusiasma os ouvintes deste podcast. Parece que alguém descobriu uma "pólvora" financeira, mas os PPR existem há mais de 20 anos. Porquê só agora este interesse? Porque são uma excelente ferramenta para...

Como compro lombos de salmão mais baratos do que fiambre

Como comprar lombos de salmão com 65% de "desconto" As saudades que eu tinha de escrever um artigo sobre as minhas poupanças diárias… Como sabem, a minha estratégia de poupança é ter sempre o melhor possível pelo preço mais baixo. Nunca é a poupança dos “coitadinhos”....

ATENÇÃO – Já só tem uma semana para entregar o IRS (ou para o corrigir)

Prazo acaba a 30 de junho - Evite as multas O prazo para entrega do IRS termina no dia 30 de junho. Falta uma semana. De acordo com o Portal das Finanças, até este domingo já foram entregues cerca de 5 milhões e 600 mil declarações (5 615 814). Em comparação com o...

Oficial – Parlamento aprovou o fim de portagens nas ex-SCUT

Abolição das portagens nas ex-SCUT a 1 de janeiro de 2025 É oficial. O Parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança". O...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde devo investir se já estou perto da reforma?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

PodTEXT | O que é o movimento FIRE – É possível refomar-se mais cedo?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (24 a 30 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Isenção de IMT e Imposto de selo para jovens até aos 35 anos – O que já se sabe?

Lei já foi publicada em Diário da República Foi publicada esta quinta-feira em Diário da República a Lei (está aqui) que autoriza o Governo a avançar com a isenção do IMT e do respetivo Imposto de selo para jovens com idade igual ou inferior a 35 anos, na compra da...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Sílvia

    Bom dia. Também existe a comercializadora Agoraluz. Só trabalham com indexados, não têm opção de tarifários fixos. Pois os indexados são os mais justos e transparentes, claro não nesta conjuntura nunca antes vista.

    Responder
    • Alberto

      São mais justos se não tiverem preços de potência contratada (a parte fixa da factura) a valores inflaccionados, como tenho visto!
      Atenção à parte fixa da factura, andam muitas empresas a aumentar esta parte sem justificação!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.