“Há um problema com a sua encomenda…”
A minha mulher acabou de receber um e-mail que por alguns instantes me deixou confuso. De vez em quando encomendamos algumas coisas pela internet e sabemos que desde 1 de julho os CTT (ou outros operadores) vão enviar uma comunicação (SMS ou e-mail) a solicitar o pagamento do IVA e da taxa de desalfandegamento.
Pode ver essa reportagem AQUI, que explica como vai ser o procedimento a partir de agora.
Como estamos à espera de algumas encomendas, disse-lhe “Isso deve ser para pagar o IVA…”, mas ela achou que o e-mail era claramente estranho e pediu-me para conferir.
O logotipo dos CTT é muito claro e quem for muito distraído pode clicar imediatamente no link para perceber o que se passa. Se o fizer, pode entrar em problemas dependendo do tipo de phishing ou malware. Atenção a estes sinais.
Como identificar uma burla
Em primeiro lugar, esteja atento ao remetente. Neste caso não é dos CTT, mas de uma Jennifer da República Checa. Basta isso para perceber que é fraude.
Em segundo lugar, o português é sofrível. Tem erros ortográficos e de concordância. Mas também sei que muitos portugueses não sabem escrever bem português, por isso dizer “estejam atentos aos erros de português” pode não ser eficaz em alguns casos. Cuidado.
Em terceiro lugar, assinam como “Correios-Support”. Isto não faz sentido.
O meu receio é quando estes “piratas” aprenderem a falar e a escrever bem português. E se conseguirem disfarçar melhor os e-mails de proveniência, creio que qualquer um de nós será muito facilmente enganado. Eu fui enganado uma vez com um e-mail em nome da Caixa Geral de Depósitos. Felizmente, caíu-me a ficha uns segundos depois e consegui alterar rapidamente os acessos a essa conta, ligando para o apoio ao cliente do banco. Mas a culpa teria sido minha, porque cedi todos os dados que eles precisavam.
Prevejo que as burlas com encomendas vindas do estrangeiro vão disparar nos próximos meses. É muito, muito simples enganar pessoas com valores relativamente pequenos de encomendas que estão de facto à espera.
Fica o aviso. Esteja atento e não caia nas armadilhas. Em caso de dúvida ligue para os CTT (ou outra empresa de transporte).
Caro Pedro Andersson,
relativamente à identificação deste tipo de burla, acrescentaria, a todas as dicas que aqui deixou, o caráter de urgência ou prazos apertados para executar a tarefa que o email nos diz para fazer. Essa urgência leva o recipiente da mensagem a agir sem pensar claramente no que está a fazer.
Para mim, as pessoas que são vitimas desta fraude, não são culpadas. Em Portugal, há uma enorme falta de literacia informática, que deveria ser combatida com políticas governamentais numa altura em que se pretende avançar para a digitalização. Por fim, uma pequena correção, o domínio de topo .ch corresponde à Suíça e o da República Checa é o .cz.
Obrigado pela correção :).